Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

PlayStation 3 vai interromper o suporte ao Linux

29 de março de 2010 19
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


Na próxima quinta-feira estará disponível uma atualização para o sistema do PlayStaion 3 que removerá o suporte à instalação de sistemas operacionais Linux. o recurso permitia utilizar os consoles fat como se fossem um computador, para editar textos e executar outras tarefas com a máquina.

A intenção da Sony é garantir a segurança do console e coibir a pirataria no videogame.

O núnmero de atualização é 3.21, e a função que desaparecerá é a “Install Other OS”.

Selecionando a Install Other OS, o usuário criaria uma partição no disco rígido onde seria instalado o sistema operacional Linux. A Sony recomenda que os usuários que já possuem a plataforma Linux instalada no PS3 não atualizem o sistema. Seguir a recomendação, no entanto, significa não poder assistir a filmes em Blu-ray e acessar a PlayStation Network pelo sistema operacional.

Caso atualizem, a companhia recomenda que seja feito o backup do sistema para evitar a perda de dados. Após a atualização, o Linux não poderá mais ser utilizado.

Comentários

comentários

Comentários (19)

  • Guilherme Mac diz: 29 de março de 2010

    Garantir segurança nada. Eles estão fazendo isso pq o PS3 é subsidiado pela Sony. Cada vez que alguém compra eles tem um prejuízo. O retorno é a venda de jogos. Mas como muitas empresas e centros de pesquisas (UNICAMP por exemplo comprou dezenas) usam PS3 com Linux pra fazer grandes processamentos a preço baixo, sem retorno para a Sony e causando prejuízo, talvez seja esse o motivo da retirada.

  • PlayStation 3 vai interromper o suporte ao Linux | Notícias Segundo a Segundo diz: 29 de março de 2010

    [...] Leia mais aqui…. [...]

  • Dumbguy diz: 29 de março de 2010

    Um retrocesso!

  • lobotralin diz: 29 de março de 2010

    Eu acho isso uma tremenda palhaçada da sony porque nao pensou desde o começo que isso iria acontecer ? ae entra na cena o GEORGE HOTZ ( o famoso desbloqueador de iphone ) hackeia o systema e a sony fica se borrando toda! tb nao sou a favor da pirataria mas tirar uma coisa que é de direito nossa e ainda por cima fazer essa chantagem de quem nao fizer a atualização nao podera ter acesso à PSN e nem a ver filmes é D + ne SONY ! virou uma MS da VIDA porque nao mudam o nome do PS3 pra XBOX??? :/

  • Nauer diz: 30 de março de 2010

    Tem que ser a sony mesmo..
    A Microsoft faz suas cagadas mas ao menos não deixa ninguém de mãos abanandos.

  • Victor Hugo P.C. diz: 30 de março de 2010

    Isso é piada de primeiro de abril, né?

  • Victor Hugo P.C. diz: 30 de março de 2010

    Piada de mau gosto, deixou muita gente irada no site original, mas só pode ser piada…

  • Canal dos Games » Arquivo » Adeus Linux no PlayStation 3. Segurança ou retrocesso? diz: 30 de março de 2010

    [...] o blog Infosfera publicou, na próxima quinta-feira estará disponível uma atualização para o sistema do [...]

  • Andreas Zaia diz: 30 de março de 2010

    Mas q vergonha!

  • Café diz: 30 de março de 2010

    A Sony mostrou um retrocesso com essa ação…lamentável.

  • **** T diz: 30 de março de 2010

    [...] o que acabou de sair aqui… pra mim n

  • George Bentovich diz: 30 de março de 2010

    Parabéns Sony por estar sempre um passo a frente da concorrência no quesito de segurança e privacidade. Sabemos que certos softwares que não passam pelo rigoroso controle de qualidade e engenharia de produto de empresas sérias podem causar mais danos do que benefícios ao usuário final. Uma empresa do porte da Sony, que sempre nos traz as últimas inovações tecnológicas, certamente tomou uma decisão que impactará positivamente os usuários. Nada mais justo do que o CEO da sony, Sir Howard Stringer, ser milionário, afinal sua empresa é um verdadeiro arauto da confiabilidade e segurança. Estas medidas tomadas pela Sony certamente se baseiam em conceitos aplicados ao XBox, produzido pela Microsoft, que é uma empresa séria na qual software e hardware passam por rigorosa engenharia de produto. Afinal, nada mais justo que Bill Gates ser bilionário, pois desenvolveu o melhor console disponível no mercado.

  • Victor Hugo P.C. diz: 30 de março de 2010

    E esse George Bentovich tá de gozação com a nossa cara, né? Zuador…

  • George Bentovich diz: 30 de março de 2010

    Prezado Sr. Victor Hugo P. C., não estou “zuando” como o senhor mesmo disse, apenas estou trazendo o que é consenso no departamento de TI de empresas sérias: software livre tem custo de suporte elevadíssimo, uma vez que o que existe é um verdadeiro caos de “padrões” e deficiência de interoperabilidade inerente a sistemas livres.

  • Ana Claudia Cruz diz: 4 de abril de 2010

    `Seu George`: não venha com esse discurso `anti software livre`, pois argumentos de custos elevados já estão bem atrasados e antiquados. As distribuições já estão há tempos com interfaces mais fáceis (até muitas vezes mais fáceis que Windows, conforme a necessidade ou complexidade), compatibilidade com hardwares diversos muito maior, segurança muito superior a plataforma MS (mesmo tendo compatibilidades diversas com outros softwares MS), há mais gente especializada no mercado para trabalhar na área etc etc etc…

  • Marlon Tolksdorf diz: 5 de abril de 2010

    Porcaria de Linux… Sempre dando prejuízo pras empresas!

  • Daniel diz: 8 de abril de 2010

    O George trabalha na Sony ou na Microsoft

    Caos de padrões, isso acontece com o office 2000 e office 2007, onde o office 2000 não abre os arquivos do office 2007
    a microsoft em cada sistema muda o menu iniciar, sistema de busca …

    Sou usuário de windows e gosto da idéia de ter outra alternativa como o linux
    Já operei sistemas como slackware, redhat, fedora, debian, suse, e apesar das “distros” terem suas distinções, não chega a ser tão preocpante, pois quem usa linux normalmente tem um conhecimento do sistema que ele opera.

    Mas enfim, voltando ao foco do playstation, eu acho que o equipamento tem um propósito, jogar, se é para usar como computador, o melhor seria comprar um equipamento apropriado que lhe de liberadade para instalar o que quiser, mas concordo que se a própria sony deixou a possibilidade instalar outros sistemas nas versões anteriores, deveria manter

    este papo de segurança, isso é história para boi dormir

  • Infosfera » Blog Archive » [Vídeo] Hacker dribla restrição ao uso do Linux no PlayStation 3 diz: 15 de abril de 2010

    [...] o procedimento.   Oficialmente, usuários que utilizavam o PlayStation 3 como computador com Linux perderiam a funcionalidade ao atualizar o software do console da Sony para a versão [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Sony é processada por retirar suporte ao Linux no PlayStation 3 diz: 3 de maio de 2010

    [...] Linux no PlayStation 3. A função que permitia utilizar o videogame como computador pessoal foi removida por uma atualização obrigatória recente no software do console.   Quando debatemos o assunto em uma edição do podcast Backup, levantei a hipótese de que a [...]

Envie seu Comentário