Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Universidade dará um iPad para cada estudante nos EUA

31 de março de 2010 4
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

A universidade de Seton Hill, em Greensburg, Pennsylvania (Estados Unidos), faz planos para dar um iPad a cada um de seus estudantes até o final de 2010. Os usos do gadget que justificam a medida: baixar livros (óbvio), compartilhamento de arquivos e comunicação entre estudantes e professores.

Segundo o site Tuaw, o aparelho será entregue aos estudantes que permanecem na instituição por tempo integral.

Esta não é a primeira vez que a universidade usa a Apple para fins educativos. Os felizardos matriculados na Seton Hill já tiveram direito a um MacBook de 13 polegadas no passado. Aliás, dar Macs para os alunos se manterem em dia com os estudos já foi notícia aqui no Infosfera.

Mesmo sendo uma ótima ideia, certas precauções precisam ser tomadas. Basta lembrar do caso dos estudantes que eram espionados pelos professores pela ativação remota (à distância) das webcams.

Enfim… iPads na escola podem ser uma ótima ideia. O próprio Steve Wozniack, em recente entrevista para a Newsweek declarou que o mercado educacional seria uma ótima oportunidade de crescimento para o iPad.

Lembro de quando entrevistei o professor Eduardo Pellanda, da PUCRS, por ocasião do lançamento do iPad. Além de ser Mac-fã, Pellanda é um educador e disse:

– O iPad tem uma vantagem social. Atualmente, a gente numa sala de aula com computadores fica todo mundo escondido atrás do monitor. Com o iPad, é como ter uma revista nas mãos.

Concordo. Só acho pouco provável ver um projeto semelhante aqui no Brasil.

Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Universidade dará um iPad para cada estudante nos EUA | Notícias Segundo a Segundo diz: 31 de março de 2010

    [...] Leia mais aqui…. [...]

  • Deise diz: 31 de março de 2010

    Concordo com a reportagem “Só acho pouco provável ver um projeto semelhante aqui no Brasil”…. com certeza não…

  • Rodrigo diz: 1 de abril de 2010

    No Brasil??? qual é!!!! Vivemos em tempos de mensalao, panetones, cuecas recheadas, etc e tal. Educacao? que nada… e assim comemoramos.. viva a nação Brasileira.

  • Infosfera » Blog Archive » Universidades proíbem uso do iPad nos Estados Unidos diz: 20 de abril de 2010

    [...] Os propósitos “educacionais” do iPad estão ameaçados. Duas das principais universidades norte-americanas – George Washington e a Princeton – proibiram o aparelho em seus campi devido ao elevado consumo de banda e problemas de conectividade. Uma terceira instituição, a Cornell, também está encontrando dificuldades com dispositivo.   Conforme o “The Wall Street Journal“, o banimento do gadget das entidades de Ensino Superior poderia ser um duro golpe para a proposta de mercado da Apple, que anunciou o iPad também como uma ferramenta para estudos. De acordo com o jornal, além de haver pouco conteúdo educacional disponível através da iBookstore que substitua o livro físico, os estudantes podem não estar dispostos a pagar US$ 499 pelo iPad (preço nos Estados Unidos) se ainda precisarem de um notebook ou desktop.   Em comunicado em seu site, a Princeton diz estar trabalhando com a Apple para resolver o problema. Todas as demais universidades também estão tentando encontrar soluções para o uso do iPad.   >>Leia também: “Universidade dará um iPad para cada estudante nos EUA” [...]

Envie seu Comentário