Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Spam nosso de cada dia

30 de abril de 2010 4
The following two tabs change content below.

Vi esses dias que, segundo um relatório da Symantec, os spams correspondem a 88% dos e-mails enviados em todo mundo – sendo o Brasil o segundo país que mais gera esse tipo de mensagem. Sobre o assunto, vem a calhar um texto que li no blog “La même chose“, da minha amiga Cláudia Flores:
 
********
 
De vez em quando eu entro no setor “Spam” da minha caixa de e-mails para deletar as indesejáveis mensagens eletrônicas que por lá aparecem, como um saquinho de lixo tóxico daqueles que ninguém permite que a gente toque, a não ser para jogá-lo fora. Na lixeira normal tudo bem, pode-se mexer à vontade, mas na seção Spam tudo é muito perigoso da gente se contaminar. Não convém arriscar.
 
No entanto, sempre que eu adentro a seção Spam, dou uma olhada antes de deletar as mensagens. Vai que, sei lá, recebi algum e-mail importante (algo cada vez mais raro na internet), como deletar tudo sem sequer checar a lista de mensagens?
 
Pois hoje eu resolvi que era o dia de limpar a caixa de Spam. Numa rápida olhadela já vejo que cerca de 50% do total é composto por ofertas de Viagra. Estranhamente não havia as tradicionais “enlarge your penis”, mas fiquei atenta para a promoção de um MP15 com WiFi por 199 (não sei se reais, dólares ou o quê). No entanto, apesar de alguns anúncios de venda de medicamentos sem prescrição e um slogan bem criativo (“eat her than take her”), a mensagem que me persuadiu a clicar foi a seguinte: “VOCE FOI INDICADO PARA CONCORRER A UMA VIAGEN P/ COPA2010,PREENCHA SEU FORMULARIO.” Exatamente isso. Uma viagen.
 
Cliquei, e surgiu o conteúdo da mensagen: “PARTICIPE DESTA PROMOÇAO, VA P/ COPA-2010 COM TUDO PAGO, MAIS INFORMAÇOES NO FORMULARIO, VALIDA ATÉ 25/05/2010: anexo: FORMULARIO“
 
É óbvio que o link do formulário era suspeito demais para que eu clicasse. Mas o puro amadorismo da pessoa que enviou isso me comoveu. Sua ingenuidade em pensar que convenceria alguém colocando o endereço PROMOCAO-FIFA@FIFA.COM como remetente, e endereçando o e-mail para uma tal de Tatiana, ou seja, nem era para mim o tal prêmio. Se eu clicasse, seria o supra-sumo da ância. Ignorância e ganância.
 
Eu queria que até os Spam fossem mais inteligentes.
 
P.S.: (atualizado em 23/4, às 11:55)
 
Depois de ler novamente o meu post, percebi que, apesar do Spam da falsa premiação não ter nenhuma identificação ou selo da Fifa, e sim erros crassos de português e um link que levaria no mínimo a um vírus na minha máquina, pessoas poderiam sim ficar na dúvida se aquilo era ou não verdade. sim, isso pode acontecer, nem todo mundo é nerd como eu e fica lendo spam, as pessoas têm mais o que fazer na vida.
 
Algumas pessoas que receberam esse mesmo spam puseram o título do e-mail e o endereço suspeitos no gúgol e – surpresa – caíram neste blog. Bom, pelo menos para isso serviu o post. GENTE, NÃO CLIQUE, É VIRUS SIM!!!!
 
Sem mais.


Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Camillo diz: 30 de abril de 2010

    Caros,

    Tenho que admitir que, por muitas vezes fiquei tentado em abrir estes e-mails, não por Ganancia ou Ingenuidade, sei que todos eles são maliciosos; mas adoro ver até onde um leigo poderia chegar sem se infectar, minha máquina não se infectaria pois a seguranca dela (Anti-Virus, FireWall e leitura atenta das mensagens) não permitira, mas o mais ousado de todos foi um que recebi com um arquivo Excel muito interessante, aqueles que calculam tempo para a sua morte, joguinhos de reciocinio, etc… O Trojan estava oculto dentro da macro, sim, dentro da macro; só descobri pois o Excel pediu autorização para acesso a WEB para baixar um arquivo *.exe. Este com certeza deve ter infectado muitos computadore.

    Abraços
    Camillo

  • vitcobr diz: 30 de abril de 2010

    ânsia
    [Do lat. tard. anxia.] Substantivo feminino. Aflição, angústia:

    (Aurélio)

    :)

  • André diz: 30 de abril de 2010

    Recebi um muito bem feito esses dias.

    Como a minha universidade tem o costume de repassar informes gerrias por email, recebi um alerta sobre a gripe A (H1N1), com o logo do Min. da Saúde, bem apresentável, explicando corretamente como funcionava,o porquê e tal. Mas para verificar o calendário de vacinação, havia um link para acessar. Como eu queria ver quando iniciava, cliquei. Daí pediu para baixar um exe, foi onde eu percebi que era um vírus.

    Sou muito atento com esses spans, mas dessa fez eu fui obrigado a tirar o chapéu.

  • Cláudia Flores diz: 3 de maio de 2010

    Gracias por publicar o post, Andrecito. Só pra deixar claro ao leitor. “Ância” foi escrito propositalmente, ok? Não faria sentido escrever ânsia, se eu me referia a terminação das palavras “ignorância” e “ganância”.

    Sou obrigada a concordar com o André, há alguns spam que se superam porque se relacionam a assuntos bem atuais e que podem realmente nos ludibriar. Eu desconfio de absolutamente tudo, até dos e-mails dos meus amigos.

    Camillo, eu tiro o meu chapéu pra vc, pq eu não iria tão longe assim apesar de ser bem curiosa. Qual o nome do seu antivirus? Chuck Norris? Abraços a todos : )

    Publiquei um segundo texto sobre SPAM no blog, desta vez relacionado com uma promoção que realmente existe. Tá lá claudiaflores.wordpress.com

Envie seu Comentário