

Latest posts by André Crespani (see all)
- Para comemorar o Dia das Bruxas, uma coletânea com as cenas do sofá dos Simpsons no Halloween - outubro 31, 2014
- Se você é fã das Tartarugas Ninja, está obrigado a ver esse filme que junta diferentes versões dos heróis - outubro 30, 2014
- Escoop abre inscrições do Vestibular - outubro 29, 2014
Na hora de organizar fotos ou imagens, é útil um programa que permita renomear os arquivos em conjunto. O Rename all Files é extremamente leve, simples e serve para diversos formatos, como JPG, BMP, PNG e GIF. Clique aqui para baixar.
Da coluna impressa no caderno ZH Digital, da Zero Hora
Faz no próprio Windows Explorer. Seleciona ao mesmo tempo todos arquivos que quer renomear. Clica em “renomear” no primeiro arquivo, sem desmarcar os outros. Põe o nome do arquivo e (1).xxx no final, ex: “foto viagem (1).jpg” e clica em enter. Vai ficar “foto viagem (1).jpg”, “foto viagem (2).jpg”, “foto viagem (3).jpg” e assim sucessivamente Se quiser nao precisa começar do (1), pode começar do (8) por exemplo. Tem que ser entre aspas o numero.
Mas não é necessário um programa, se você selecionar o conjunto de arquivos e teclar F2 (Renomear) ele vai renomear todos os arquivos e colocar numeração neles:
- foto (1).jpg
- foto (2).jpg
- foto (3).jpg
- foto (4).jpg
- foto (5).jpg
- etc
A dica fica em qual seria a sequencia, tamanho de arquivo, data de criação, etc.
Obs.: este método funciona pelo menos no vista e no sete, não me recordo no windows XP
Resposta: Funciona no XP também, Fábio. Eu mesmo usava. O problema é que cria esse “parêntese”, além de renomear como 1, 10, 100. Isso bagunça o ordem das fotos depois. O ideal é renomear como 001, 010, 100, sempre usando o mesmo número de casas. Mas para poucos arquivos, esse jeito também funciona. Valeu.