Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saiba como tirar maior proveito dos recursos do browser

09 de junho de 2010 2
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Seu browser é capaz de muitas coisas. Tanto que o sistema operacional do Google, que deve chegar neste ano ao mercado, terá o foco no uso do navegador da internet. Através dele é possível acessar serviços na nuvem que substituem aplicações instaladas no computador, sem falar na turbinada através de extensões.

Abaixo, confira alguns dos recursos básicos com dicas de add-ons (complementos ou extensões) e sites de serviços da cloud computing (nuvem computacional).

Criação e edição de documentos

Quem tem uma conta no Google se beneficia de muitos serviços. Além do Gmail online, com armazenamento na internet das mensagens e arquivos, usando os mesmos nome de usuário e senha se tem acesso ao Docs & Spreadsheets. São serviços que simulam as funções de softwares como Word e Excel, sem a necessidade de instalação no computador.


Outra alternativa é o Zoho, com uma interface mais avançada, o programa oferece um número maior de recursos, sem a necessidade da criação de uma nova conta – basta usar os mesmos dados do Gmail.

Pelos serviços na nuvem você pode:
- criar e editar planilhas e documentos sem um software instalado na máquina
- acessar os documentos de qualquer computador ou dispositivo portátil conectado
- salvar os arquivos em formatos para serem armazenados no desktop, como PDF ou .doc
- converter arquivos de outros formatos
- compartilhar os arquivos para edição online ou embedados em outras páginas

Músicas e vídeos

Muitos sites ajudam hoje quem gosta de ouvir música enquanto trabalha. Para controlá-los, quem usa o Firefox pode utilizar a extensão FoxyTunes, ao lado, (para Firefox, IE e Chrome). O Add-on administra, além dos players recorrentes no Windows, alguns serviços online de streaming – players do Linux e Mac também entram na lista.

Via de regra, se você recortar o endereço na máquina de um arquivo de música e colar na barra de endereços, ele toca, mas não com os mesmos recursos de organização de um software dedicado, com listas de músicas e informações sobre os álbuns. O Omusic (para Firefox) é a dica. Ele permite tocar listas inteiras de músicas que estejam instaladas no computador com alguns cliques. Muito prático.

Abaixo, alguns sites para ouvir música online.

- YouTube Disco
- Seeqpod
- Last.fm
- Musicovery
- Songza

No caso de vídeos, vale a mesma dica de colar o endereço na máquina no campo de buscas do browser. Alguns sites que podem ser de ajuda são o YouTube, Vimeo, Metaface e VideoSift. Você pode encontrar mais deles aqui.

Você também pode tuitar do browser. Confira as dicas já postadas aqui no Infosfera.

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Júlio diz: 9 de junho de 2010

    Tentei acessar o Zoho com os mesmos dados do gmail e não entrou…alguma dica?

    Oi, Julio. Tudo bem? Logo abaixo do campo de Sign In, tem um botão com os logos dos serviços terceiros que permitem utilização do Zoho. O G, para Google, o Y para o Yahoo, e por aí vai. É só clicar ali e dar autorização. Espero ter ajudad. Um abraço (Guilherme Neves – redator)

  • jose maria diz: 9 de junho de 2010

    Por favor, não cometam a heresia de comparar Google Docs com Office (qualquer arquivo com meia customização abre todo torto no Gdocs).
    A propósito, não vale dizer que “não uso nem 10%” dos recursos, etc, etc. Isto é um outro problema.
    Quero ver vcs mostrando o office web apps! Isto sim que é ferramenta!

Envie seu Comentário