Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cala boca galvão: anatomia de um trote no Twitter

14 de junho de 2010 39
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Na sexta-feira, algum usuário de internet descontente com a narração de Galvão Bueno na abertura da copa mandou para o seu perfil do twitter a tag #CALABOCAGALVAO. A expressão rapidamente se popularizou.


No meio das postagens, algum americano resolveu tuitar a explicação do termo – daí que o #CALABOCAGALVAO virou um pedido de socorro pelo pássaro (Galvão), inclusive com instituto próprio e cartaz de campanha ambientalista.

Então, Paulo Coelho sugeriu o remédio SILENTIUM GALVANUS.


O próximo passo foi do publicitário paulista Nando Pax, que acrescentou o Frey Galvão e imagens do filme sobre Chico Xavier em um vídeo. Tudo isso ajudou a perpetuar, por três dias, um dos maiores trotes da twittosfera: o locutor Galvão Bueno passou por uma ave ameaçada de extinção.

Confira, abaixo, a entrevista com Nando Pax sobre o vídeo.

Infosfera: A ideia do vídeo veio antes ou depois do CALA BOCA GALVÃO nos TTs?

Nando Pax: Na sexta-feira, depois da Copa do Mundo, eu vi um tweet de um gringo falando que o Galvão era um pássaro. Depois eu vi aquela imagem no twitter também, com o pássaro e decidi criar um vídeo para o Instituto Galvão. Eu vi também o remédio que o Paulo Coelho falou, ou silentium galvanis, e resolvi que este seria o nome da espécie do pássaro e, depois, o Frey Galvão, que eu precisava de alguma coisa para dar credibilidade ao vídeo.

Infosfera: E o vídeo é só para sacanear o Galvão?

NP: Na verdade o vídeo tem uma mensagem. Por mais que seja uma brincadeira, a gente tem que olhar pela Amazônia, pelos pássaros e tudo mais. Ele (o vídeo) tem uma mensagem subliminar positiva ali.

Infosfera: Mas também dá uma cutucada no narrador, não?

NP: A mensagem do vídeo é que, se as pessoas estão tão insatisfeitas com o Galvão, o mínimo que ele devia fazer é ouvir as críticas como críticas construtivas.

Infosfera: E o que você pensa sobre o Galvão?

NP: Eu gosto do Galvão. Ele é o melhor narrador que a gente tem, mas ele podia melhorar.

Comentários

comentários

Comentários (39)

  • luiz diz: 14 de junho de 2010

    Cala boca galvão!

  • Daniel Duarte diz: 14 de junho de 2010

    Só mesmo quem escreveu essa matéria não sabe que ninguém suporta mais as narrações do Galvão. Esse é o realmotivo dessa tag se espalhar tão rapidamente. Achar que “algum usuário de internet descontente com a narração de Galvão Bueno” postou foi responsável por contaminhar a internet é bobagem… Ninguém aguenta o Galvão Bueno”

  • decio diz: 14 de junho de 2010

    olha isso era tudo que eu e mais 190 milhoes de brasileiros queremos, pois ninguem aguenta mais o seachando galvão em narrativas de qualquer especie , já devia ter se aposentado a muitos e muitos anos, como diz o velho deitado, o que é ruim não se acaba nunca, CALABOCAGALVAO, vê sê enxerga e vai viver na Tanzania , talvez assim vc faça algo de bom para a humanidade..

  • matheus_157vsj@hotimail.com diz: 14 de junho de 2010

    galvao nos brasileiros. naõ estamos más suportando sua narraçaõ voce é imsuportavel narrando ´/ estamós mudando de canal para naõ ouvir sia voz

  • rudnei diz: 15 de junho de 2010

    Gostei, muiro interessante.Galvão tem que melhorar a sua narração, ele fala muita besteira durante a narração.

  • anderson diz: 15 de junho de 2010

    O Galvão melhorar?
    Tem décadas que ele fala M… atras de M.
    Lembra aquela vez que as cameras pegaram ele reclamando do Pelé para o diretor do programa?
    Esse cara é um mala e já deveria estar no “armario” há tempos.

  • Ronaldo diz: 15 de junho de 2010

    Na noite de segunda-feira 14/06 CALA BOCA GALVAO, Raul Gil, Controle Universal,Reporte Inesperiente estavão no TT do twitter ..lol
    ai minutos depois o twitter deu pau ….hehehe

  • gilmar soares diz: 15 de junho de 2010

    um só dizendo “cala boca galvão” é um infeliz…
    o mundo dizendo “cala boca galvão” acho que ele deveria repensar o que esta errado :)

  • leonardo diz: 15 de junho de 2010

    acho o galvao bueno um otimo narrador, tao bom, e confiável, que estavam todos o assistindo, embora varias outras emissoras abertas ou fechadas, estivessem transmitindo o mesmo evento naquele momento, é foda ser foda!!!

  • Maurício Chavenco diz: 15 de junho de 2010

    Sem fazer qualquer tipo de juízo de valor sobre o Galvão Bueno, é dose, não se vê mobilização como essa para protestar/manifestar/opinar sobre aborto de feto anencéfalo, corrupção, apoio do Brasil ao Irã, etc, etc, mas para sacanear o cara, tudo bem.

    E esse argumento de que há no vídeo uma “mensagem subliminar positiva”? Por favor, está óbvio que não há intenção alguma de passar qualquer tipo de mensagem. Ficaria mais bonito – por ser honesto -admitir isso.

  • Ademir diz: 15 de junho de 2010

    Quando eu não estou afim de ouvir a narração do Galvão eu troco de canal… Por que as pessoas que usam o tal twiter não fazem o mesmo.
    Na verdade o twiter é uma maneira fácil de virar celebridade, mesmo que por alguns segundos, não importa a quem se desrespeite, o importante é aparecer, nem que seja falando merda !!!
    E eu também nem curto a narração do Galvão.

  • DAVI MARTINS diz: 15 de junho de 2010

    Não tenho receio de dizer: Odeio o Bobão Bueno! Odeio com todas as forças da minha alma…

  • Tiago Schell diz: 15 de junho de 2010

    Quem escreveu esta matéria se considera jornalista?

  • Fredison diz: 15 de junho de 2010

    O Galvão é nojento, fala muita besteira, é chato…
    Más duvído que alguém me mostre um narrador melhor que ele na tv aberta do Brasil.
    Tá ai o desafio!!!!

  • James Masi diz: 15 de junho de 2010

    Não vejo diferença alguma entre ele e os demais narradores. O único problema é que ele é da Globo, e aí vem aquele ranço contra o “imperialismo” (da competência), como há contra qualquer empresa que domine o mercado. É bem simples, troquem de canal, assistam outro. Mas não dá, né? Os outros narradores são tão bons ou piores que ele, então se continua na Globo mas se mete pau no coitado que está com o microfone na mão no momento. Fosse outro narrador, meteriam pau nele igual.

  • Edgar diz: 15 de junho de 2010

    Imagina hj a tarde na hora do jogo ter que escutar ele 90min ou mais, falando sem parar, as corridas de formula 1, prq só ele narra?, ele se acha o bam bam bam da globo, nem o Neto da band é tão chato como ele…kkkk

    flws…

  • joao bosco gomes de castro diz: 15 de junho de 2010

    O Galvao Bueno ja passou da hora de aposentar como narrador, aquela voz irritante, aqueles comentarios infelizes e aquele grito de gol com voz de galinha choca é de doer, so mesmo os lacaios Casa Grande e seus puchas saco é que acham ele o maximo. Chega galvao.

  • thiago diz: 15 de junho de 2010

    quem nao gosta do galvao é so mudar de canal.

  • World Wide News Flash diz: 15 de junho de 2010

    Infosfera » Blog Archive » Cala boca galvão: anatomia de um trote ……

    I found your entry interesting do I’ve added a Trackback to it on my weblog :)…

  • lucas diz: 15 de junho de 2010

    “Eu gosto do Galvão. Ele é o melhor narrador que a gente tem, mas ele podia melhorar.”
    kkkkkkkkkkkkkkk

  • josy diz: 15 de junho de 2010

    Isso! GALVÃO é insuportável ele deixa de narrar o jogo para falar potoca, e o jogo fica sem narrador, não tem respeito com telespectador, deixa os comentarios para o intervalo.

  • Waldir Moreira Jr diz: 15 de junho de 2010

    Sobre os milhões de tuit do ‘calabocaGalvão’, referentes ao falatório do locutor nº1 da Globo, penso que a questão não é a qualidade do Galvão Bueno e sim, sua falta de educação nas transmissões. Basta ouvir os narradores da Bandeirantes, a outra emissora a cobrir a Copa, que respeitosamente calam-se nos momentos em que devem (hinos, apresentações musicais – como na Abertura da Copa etc). E, a mania do nº1 da Globo em querer comentar. Então, pra que contratar comentarista? Ele, Galvão, discute e faz pouco dos especialistas, portanto, já deixei de há muito as transmissões da Vênus Platinada. Por enfado! Não creio que se odeiem o dito, mas, o carinho que Luciano do Valle tem de boa parte da população, o Galvão jamais terá. Respeito é algo fantástico e vem de berço.

  • Oswaldo diz: 15 de junho de 2010

    Acho o Luciano do Valle muito melhor do que ele.
    Os comentários do Neto tb. são muito pertinentes.
    O Galvão “tá de brincadeira”!

  • marianinha diz: 15 de junho de 2010

    Bom dia, seu Chavenco calma, nem tudo no mundo precisa ser tão levado a sério…
    Claro que há a necessidade de preocupar-se prioritariamente com os problemas mais sérios, mas uma brincadeira como essa relacionada à um locutor de futebol é interessante, obviamente quando não se falta com o respeito, utilizando expressões mais fortes e ofensivas.
    Realmente, todos sabemos que as vzes a narração de galvão bueno é irritante, heheh, é sério e este fato vem à tona na medida em que chega a copa do mundo e a população brasileira sabe que terá que assistir aos jogos ao som da voz dele.
    Creio que se o senhor quer mobilizar as pessoas junto às causas sérias que afetam o planeta, é só utilizar da mesma ferramenta que os demais usam para brincadeiras, que tal ser o primeiro?

    Abraços!

    ^^

  • talita solidade diz: 15 de junho de 2010

    calabocagalvão esta no top twitter, são muitos ao mesmo tempo, milhares de pessoas escrevendo calabocagalvão, ñ tem algo mais interresante a respeito pra falar, humm acho que ñ
    http://twitter.com/talitasolidade

  • DJÁLVARO VITAL diz: 15 de junho de 2010

    CALABOCA GALVÃO foi a brincadeira mais oportuna e tem muito a ver com a época da copa do mundo. Parabéns ao criador dessa espetacularl campanha.

  • Evandro diz: 15 de junho de 2010

    Os brasileiros são muito atrasados. Há 15, 20 anos eu já não aguentava as babaquices do Galvão: “só os brasileiros são bons! só os brasileiros são abilidosos! só os brasileiros são isso, são aquilo. Para com isso. Tenho amigos que torcem pela Argentina apenas por oposiçao ao Galvão.

  • Rafael, Belo Horizonte MG diz: 15 de junho de 2010

    galvao é o maior sucesso no el pais da espanha, o 1º dos mais comentados e o 2º do mais enviados. galvão é chato mas é o melhor locutor e fim de papo mas, reconheço é uma mala sem alça. E já veio o outro misturando o galvão com m suposto apoio ao Irã e não sei o quê, ora filho o Brasil não apoia o Irã apoia a si mesmo e a seu programa nuclear, de outros países abelhudos quererem meter o focinho no futuro, quem não entende isso é pq nunca comandou nada nem ninguém além de si mesmo, ainda bem q é o Lula que nos governa e não um ingenuozinhos que acreditam em jornalistas oposicionistas q sabem menos ainda sobre o assunto

  • larsan44 diz: 15 de junho de 2010

    O cara mais chato e pedante da televisão brasileira. Assistir toda a temporada de formula 1 com esse “mala” comentando é uma tortura. CALA A BOCA GALVÃO!!!

  • André Terra diz: 15 de junho de 2010

    Galvão é tudo , exceto narrador ou locutor ! Patético !!!

  • lia diz: 16 de junho de 2010

    marianinha,

    Concordo cm vc!!!!!!!!!!!!!

    boa noite
    e silencius galvanis

  • Zilma Neves/Montes Claros-MG diz: 16 de junho de 2010

    Galvão é tão chato que da caimbra em perna de mesa, ninguem merece.
    Portanto: CALA A BOCA GALVÃO!!!

  • Infosfera » Blog Archive » Facebook passa o Twitter no Brasil pela primeira vez em maio diz: 17 de junho de 2010

    [...] … Qualquer pessoa que acompanhe o Twitter sabe que o site tem muitos usuários no Brasil. Volta e meia um dos assuntos mais falados na rede é brasileiro. Mas como o microblog acabou sendo buscado pelo Facebook, que já tem no Orkut um poderoso rival? [...]

  • gabriel diz: 20 de junho de 2010

    eu não gosto do galvão , ele fala muito e bla bla bla …..!

    intaum por favor galvão cala a boca meu , bla bla bla ….!

  • Infosfera » Blog Archive » Depois de Galvão, Tadeu Schmidt e Geisy Arruda viram trends no Twitter diz: 21 de junho de 2010

    [...] nova campanha emplacou na internet. Depois do esforço pela salvação do pássaro silentium galvanis, o Twitter virou espaço para a preservação da baleia Geisy Arruda, ex-aluna da Uniban, famosa [...]

  • Vinícius diz: 21 de junho de 2010

    Só que grande parte das pessoas nem sabe porque não gosta do Galvão.

  • Infosfera » Blog Archive » Após Brasil e Portugal todos os TTs no Twitter são em português diz: 25 de junho de 2010

    [...] ou tópicos emergentes) no Twitter eram portugueses e relacionados ao jogo. Além do já clássico CALA BOCA GALVÃO, Dunga, Felipe Melo, Michel Bastos e Daniel Alves faziam parte dos assuntos mais debatidos. [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Reforço gaúcho no CALA BOCA GALVÃO diz: 30 de junho de 2010

    [...] para o Instituto Galvão, no início do trote, também serviu para impulsionar a produtora NerdsKamikaze, de Nando Pax, que editou e montou a produção usando elementos surgidos no próprio Twitter e [...]

  • [Backup tecnológico 2010] Adeus, ano velho | Infosfera diz: 22 de junho de 2011

    [...] e deixou de ser coisa só de geek. Muitas campanhas iniciadas por brasileiros – como o “CALABOCAGALVAO” – viraram trending topics internacionais, e personalidades brasileiras figuraram nas [...]

Envie seu Comentário