Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Palavra tweet é banida pelo jornal norte-americano New York Times

14 de junho de 2010 0
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Uma das discussões da rede nesta segunda-feira é a respeito da proibição do uso da palavra tweet no jornal New York Times (NYT). A justificativa para o banimento da expressão, segundo o site The Guardian, é que a publicação evita neologismos e jargões. Assim, tweet será usado, somente, no contexto ornitológico.

Como?

Ornitologia é o ramo da biologia  que se dedica ao estudo das aves. Em inglês, a palavra tweet significa o pio de um pássaro pequeno (oh). Assim, o que o editor do NYT quer dizer é que, amenos que se trate de um pio, não se usa o tweet por lá.

O espanto é que a história toda pode soar como uma proibição, ou boicote, a um produto extremamente popular na internet. Mas a questão não é proibir matérias sobre o Twitter, por exemplo, apenas regrar o uso. Enquanto jornalista, digo: dificulta não ter um sinônimo desses na mão na hora de se escrever, especialmente em seções de informática, onde o público já deve estar mais acostumado com a expressão.

Só para relembrar, o tweet tão abominado no NYT foi eleita a palavra do ano em 2009 na língua inglesa pela American Dialect Society (ADS), e não foi porque eles gostam de passarinhos.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário