Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira novos recursos para fazer um social na geolocalização

14 de julho de 2010 0
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Geolocalização serve para que? Pelo menos para duas coisas: se achar no mapa, e encontrar os amigos. Os recursos, cada vez mais presentes em celulares, permitem encontrar os contatos mais próximos no Foursquare, saber como chegar naquele restaurante distante (pelo Hagah ou no Google Maps).

Sites como Twitter, YouTube, Flickr e Picasa também oferecem os recursos, mas por onde mais encontramos? Dê uma conferida nas dicas abaixo.

Gowalla


A proposta é similar ao do Foursquare. Na verdade, tendo surgido antes da rede de sociogeolocalização mais popular da atualidade, pode-se de dizer que o Foursquare é que imita o Gowalla. No site, ou nos apps (para iPhone, iPad, Android, BlackBerry e Palm), o site dá acesso a dicas publicadas pelos próprios usuários.

• Google Maps no celular

Está perdido na rua e não sabe como se achar? O aplicativo do Google Maps, disponível para Andrid, iPhone, Windows Mobile e outras plataformas, é uma boa dica. Nele, os recursos da versão acessada via browser estão disponíveis e integradas com o aparelho. Em “Meu Local”, o app acha a posição do usuário, usando-a como base para o início do deslocamento, por exemplo.

• Música mais próxima

Streamings, coordenadas geográficas e perfis em redes sociais se misturam no Soundtrckr. Com foco musical, o projeto localiza os usuários que estão ouvindo música nas proximidades. A intenção é compartilhar estações de rádio (online e reais), eventos e artistas nas proximidades. Há quem diga quem diga, no entanto, que o melhor radar pra música na vizinhança já é o ouvido.

O serviço localiza bem quem acessa o site no Brasil, só não acha os artistas brasileiros. Mas a ideia é boa. Além da versão online (para acessar no browser), há apps para iPhone e iPad.

• É frio onde vive este

Para provar que os recursos de geolocalização podem ser divertidos, temos o site StarWars Weather, desenvolvido por Tom Scott. Com base nas informações do IP da máquina, a página oferece um um boletim meteorológico inspirado na saga de Guerra nas Estrelas.

O mesmo recurso pode ser aproveitado por vários outros sites, de notícias, de e-mail, de qualquer coisa, para exibir informações de interesse do usuário, com base na sua posição no planeta.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário