Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Recall do iPhone 4 poderia custar US$ 1,5 bilhão à Apple, diz site

14 de julho de 2010 6
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Publicamos ontem a informação sobre os efeitos que o relatório da organização não governamental Consumer Reports teve sobre as ações da Apple. A ONG disse que não recomendaria a compra do iPhone 4, que chegou às lojas no mês passado, acompanhado de reclamações dos consumidores sobre a recepção do sinal da nova antena do smartphone Apple.

Hoje, foi divulgada ingrata a cifra de um possível recall, já tido como inevitável por alguns analistas mais pessimistas. Toni Sacconaghi, consultor da Bernstein Research citado pelo site CNet, diz que a empresa de Steve Jobs poderia gastar US$ 1,5 bilhão com os reparos.

O próprio CNet aponta uma alternativa mais barata, e já pensada pela Apple: dar de brinde, na venda de cada iPhone, um case de borracha, que evitaria o contato da antena externa com a mão dos usuários – a razão do problema.

A Apple tentou imputar o problema da antena ao software, mas a ideia não colou. A empresa chegou a sugerir que se segurasse o aparelho de um jeito diferente, evitando contato com as áreas mais problemáticas. Segundo a Consumer Report, é balela. Testes realizados em laboratório pela empresa indicam que os problemas “não são ilusórios”. Quando um dos dedos ou parte da mão toca um na lateral da base inferior esquerda do iPhone, o sinal cai o suficiente para derrubar uma ligação.

Além do iPhone 4, foram testados o Pal Pre e o iPhone 3GS, ambos sem problemas. É como eu sempre digo: pelo menos tem uma boa desculpa se uma ligação cair “acidentalmente” – eu toquei no dodói do iPhone.

Na prática, se o case funciona, vale mais dar uma emborrachada no celular até saber se o recall vai ou não sair. Me pergunto como ficará a situação de quem já trouxe o seu iPhone do Exterior.

Cabe dizer que o iPhone não se resume a esse bug (seja ele de hardware ou de software). O último modelo do aparelho que revolucionou não só os smartphones, mas acabou mostrando que o touchscreen tem uma aplicação prática e elegante, hoje aos poucos popularizada em outros gadgets, coloca o celular da Apple num patamar em que “não deve nada para ninguém”. Recursos como a vídeo-chamada, por exemplo, ganham agora a cara da Apple – sabe-se lá o que se fará com a câmera frontal em aplicações. Problemas à parte, ainda é uma excelente plataforma, assim como outros aparelhos móveis.

Comentários

comentários

Comentários (6)

  • geovanna bianchi perin diz: 14 de julho de 2010

    muito massa esse blog super interativo!!!!

  • Fernando diz: 14 de julho de 2010

    Decepcionante é que um case de borracha obviamente deixará o aparelho sem todo o apelo do belo acabamento metálico das laterais… ou seja, o que se ganhou de design, se perderá na gambiarra para mitigar o óbvio defeito do produto.

    Nessas horas me pergunto: será que a Apple não aplicou um mísero teste de usabilidade no seu mais badalado produto?

  • Daniel Barbosa diz: 14 de julho de 2010

    Fernando

    Existem tantas funções neste aparelho que eles esquecem que é um telefone celular.

  • Luiz Carlos diz: 15 de julho de 2010

    Hoje em dia a corrida por novos lançamentos está fazendo que o fabricante esqueça-se de produzir um protótipo para teste.
    São casos de carros, telefones etc.

  • Infosfera » Blog Archive » #88 – Problemas no iPhone, suporte do Windows XP e fisl11 diz: 16 de julho de 2010

    [...] 88 está publicado, trazendo as novidades da semana. Os problemas do iPhone estão na pauta, com o recall que custaria uma fortuna para a Apple. Na área de software, o fim do suporte ao service pack 2 do Windows [...]

  • Apple não vai mais dar capinha para resolver problema na antena do iPhone 4 | Infosfera diz: 14 de setembro de 2010

    [...] Apple vai cancelar a distribuição gratuita de capinhas para resolver o problema de recepção de sinal pela antena do iPhone 4. A medida, adotada em julho, visava reduzir o grande número de reclamações de usuários que [...]

Envie seu Comentário