Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nos vemos no Fórum do Software Livre

20 de julho de 2010 3
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Começa amanhã a 11ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl11). Nós estaremos lá, acompanhando palestras e o clima do que vai rolar na PUCRS até sábado. Você, estará lá? Caso não, fique ligado no Infosfera e no ZH Dinheiro. Além de posts sobre o ambiente do centro de eventos e o live blogging (ao vivo em texto e fotos) de algumas apresentações, estaremos de olho nas suas sugestões, que podem ser enviadas acessando o mural lincado aqui.

A história do Infosfera com o fisl não remonta aos primórdios do evento, em 2000, mas também não é de ontem.

Em 2008, meu primeiro fisl de verdade, entrevistei um dos organizadores que, na época, me resumiu o espírito do evento: “Judeu vai para Jerusalém, muçulmano vai pra Meca e maluco do Software Livre vem para Porto Alegre”. Naquele ano, foram 7,4 mil malucos presentes. A grande atração era a cúpula da Mozilla, representada por diretores e evangelistas. Um ano depois, o hall de estrelas do mundo livre foi ampliado.

Além de Richard Stallman (o pai do movimento), Peter Sunde (do Pirate Bay) e Lula também deram as caras, sem mencionar desenvolvedores do Kernel, Pau Milá, do WebOS (sistema operacional na nuvem) e outros. O total foi de 8,2 mil presentes

Dando uma olhada na grade de programação, não se vê os nomes ilustres conhecidos do público sem vínculo direto com o mundo técnico. Isso não significa, porém, que o viés político do fisl será abandonado.

No nosso plano de cobertura, por exemplo, as palestras de Sergio Amadeu, sobre liberdade na rede e o marco regulatório da internet no Brasil, são obrigatórias. Não esqueça de sugerir outras, quando possível, atenderemos aos pedidos. Só peguem leve, como Crespani de férias, vou abraçar a causa solito no más.

Bom fisl11 para todos.

Comentários

comentários

Comentários (3)

  • Joatan Fontoura diz: 20 de julho de 2010

    Sacanagem o Crespani entrar em férias bem agora, hein…

    x D

    Mas, nós que estamos aqui, vamos ao #FISL!

  • Julien diz: 20 de julho de 2010

    É livre até certo ponto…. pô, pagar 200 paus pra ter acesso ao FISL, isso é um absurdo ! E vem falar da Microsoft….

  • Ismael diz: 21 de julho de 2010

    @Julien

    Aproveita as palestras e o evento para se informar e aprender que Livre não é tudo grátis, principalmente quanto a serviços, que é o caso do Forum que oferece infra-estrutura e tem outros custos.

    Sobre o post… divertido ter cobertura de “ZH dinheiro”, para irritar os que tem certeza que software livre é coisa de comunista, hehe.

Envie seu Comentário