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[Q&A] 10 perguntas (e respostas) sobre o Microsoft Office 2010

29 de julho de 2010 5
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Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


A Microsoft anunciou nesta quarta-feira o lançamento nas lojas do seu novo pacote de programas de trabalho. O Office 2010 está em 5 mil pontos de vendas do país, segundo a empresa, e deve ter uma adesão mais rápida que o anterior, já que as mudanças de interface não são tão significativas, avalia o presidente da empresa no Brasil, Michel Levy.

Na foto acima, vocês conferem as caixinhas empilhadas no lançamento de ontem, em São Paulo, onde parceiros da gigante de softwares colocaram PCs à disposição dos jornalistas e convidados para um breve test-drive (foto abaixo). Em Porto Alegre, sei que a Compujob também permite a “degustação” da suite de produtividade. Vamos às questões.

1. Quando custa o Office 2010 e quais são as versões disponíveis?
O Office 2010 vem em três versões, ao contrário da versão 2007, que tinha cinco. As versões atuais são Home and Student (voltada para o usuário doméstico); Home and Business (voltada para pequenos empresários e profissionais liberais) e o Professional (que mira no mercado corporativo). Cada caixinha dá, respectivamente, direito a três, duas e duas instalações na mesma resiência ou empresa. Os custos são R$ 199 (Home), R$ 499 (Business) e R$ 1.399 (professional).

2. Como fica quem comprou o Office 2007 neste ano, vai ter a chance de fazer a atualização sem custo?
Sim. Clientes que adquiriram o Office 2007 a partir do 5 de março e ativá-lo até 30 de setembro terá direito ao download gratuito do Office 2010. Acesse o site do produto, clicanco aqui, para mais informações.

3. Quem baixou o beta, tem direito ao update gratuito?
Não. Segundo a Microsoft, 260 mil downloads da versão de testes, disponível desde novembro de 2009, foram feitos no Brasil. Todos terão que decidir se compram ou não o pacote até outubro, quando o beta expira.

4. O que aconteceu com os pacotes Small Business e Standard?
Foram descontinuados. Os clientes que compraram um destes pacotes entre 5 de março e 30 de setembro na versão 2007 serão migrados diretamente para o Office 2010 Professional.

5. Que programas estão incluídos em cada um dos pacotes?
No total, o Office 2010 tem sete programas diferentes. Cada uma das opções inclui mais ou menos programas. No Home and Student estão inclusos Word, Excel, PowerPoint e OneNove. No Home and Business, é incluído também o Outlook. O Professional soma o Access e o Publisher aos softwares dos pacotes anterior.


6. Para que serve cada um dos programas?
Word: edição de textos.
Excel: edição de planilhas.
PowerPoint: edição de apresentações (slides).
OneNote: programa para anotações diversas.
Access: gerenciamento de bancos de dados e cadastros.
Publisher: edição de material de marketing (folders e cartazes).

7. É possível comprar apenas um desses programas?
Segundo a Microsoft, sim. Porém, na coletiva dada ontem não foi explicado como isso ocorre. Mas não deixa de ser uma opção de personalização interessante.

8. O pacote Office 2010 vai ganhar uma versão para Macs?
Sim. Segundo a Microsoft, deve estar à disposição até o final do ano.

9. O que é o Web Apps?
É a versão online dos programas da Microsoft. Nela é possível editar textos, planilhas e apresentações diretamente no browser. Ela funciona, segundo a MS, em qualquer um dos principais navegadores de internet – Internet Explorer, da própria MS, Firefox, da Mozilla, Chrome, do Google, e Safari, da Apple. Pelo site, além da edição é possível compartilhar arquivos. O Web Apps estará disponível até o final do ano.

10. Quais são os requisistos de sistema para rodar o Office 2010?
Uma máquina que rode o Windows 7 será capaz de rodar o Office 2010 sem problemas. O programa é compatível, também, com as versões Vista e XP do sistema operacional da Microsoft. No site oficial, os requisitos são:
> Computador e processador: Processador de 500 MHz ou mais rápido
> Memória: 256 MB de RAM; 512 MB recomendável para recursos gráficos e certas funcionalidades avançadas.
> Disco rígido: 3 GB de espaço disponível em disco
Confira o site oficial para mais detalhes.

Comentários

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Comentários (5)

  • Vinícius diz: 29 de julho de 2010

    .docx continua sendo o formato padrão do Word?

    Sim, Vinicius. Mas o Office tem integração com vários formatos, inclusive os abertos (.ods, .odt, etc). (Guilherme Neves)

  • pedro paulo bramont diz: 29 de julho de 2010

    Tenho usado o OpenOffice, sem problemas.
    É verdade que só uso o feijão com arroz (Word e PPT básicos), mas acredito que eles suprem a necessidade de quem não quer comprar o Office.

  • Ismael diz: 29 de julho de 2010

    Será que agora a Microsoft conseguiu implementar os docx( e equivalentes de outros programas) de verdade ?

    Sim, porque antes, ela mesmo não seguia o padrão que apressou(só apressou?) a ISO para aprovar.

    Impressionante, quis um segundo padrão que nem mesmo ela conseguia implementar a tempo :)

    Boa pergunta, Ismael. Só para esclarecer, quando falei que ele é compatível, quis dizer que abre arquivos nestes formatos, pessoal. (Guilherme Neves)

  • Ismael diz: 30 de julho de 2010

    “Sim, Vinicius. Mas o Office tem integração com vários formatos, inclusive os abertos (.ods, .odt, etc). (Guilherme Neves)”

    Faz algum tempo descobriram que a MS deliberadamente implementou diferente a forma de gravar os arquivos do padrão ODF (odt, ods.. ) .

    Resultado ? Você criava algo em OpenOffice, abria e mudava em Office, ao voltar a tentar abrir em OpenOffice? Erro!

    Em quem o usuário atribui a culpa ? “Esses tais de software livres que não funcionam”.

    Verdade que esse comportamento se dava porque havia uma certa indefinição no padrão que estava. Mas aquela coisa, achou uma brecha…

    Espero que ambos lados, padrão e implementação, dessa história já tenham sido corrigidos,

  • Infosfera » Blog Archive » [Q&A] Mais cinco perguntas (e respostas) sobre o Office 2010 diz: 30 de julho de 2010

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