Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Twitter exige mudança de nome do blog Twitter Brasil

29 de julho de 2010 4
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Ainda não é tópico emergente (trend topic) no Twitter, mas tem tudo para se tornar um. A tag (como são identificados os assuntos debatidos no microblog #freetwitterbrasil está rodando a twitosfera em apoio ao site Twitter Brasil. Criado para dedicar-se ao debate, e até à promoção, do uso da ferramenta, o site mantido por um trio de blogueiros brasileiros recebeu um e-mail de uma funcionária do Twitter exigindo um mudança de nome.

O Twitter exige mudança no nome, no layout e entrega do domínio, segundo informações divulgadas por Raquel Camargo, ma das editoras do blog. Raquel se diz surpresa pela mensagem, já que em 2008 o Twitter considerou o blog uma ótima ideia. Agora, ameaça de processo se sua vontade não se cumprir. Abaixo, confira o design que levou ao pedido.


A seguir você confere a entrevista que Gabriela Zago, 23 anos, de Porto Alegre, concedeu por e-mail. Ela é uma das blogueiras do Twitter Brasil.

Infosfera – Qual o sentimento para com o Twitter depois do pedido de mudança do nome do blog?

Gabriela Zago – O pedido nos deixou um pouco frustrados. Inicialmente estávamos concordando com a mudança gradual de nome, mas o pessoal do Twitter começou a colocar entraves e a exigir mudanças imediatas.

Infosfera – Vocês vão mudar? Já têm um novo nome em mente?

Gabriela – Mudamos hoje o nome para Blog Twit Brasil, e pretendemos mudar o domínio. Estão complicando com esse nome também, porque parece muito com Twitter.

Infosfera – Vocês suspeitam do que pode ter motivado o pedido?

Gabriela – A ferramenta cresceu mais do que o esperado, a empresa começou a se preocupar com a sua imagem. Eles estão estabelecendo presença no Brasil, então perceberam que o blog poderia causar confusão.

Infosfera – Existe algo mais que gostarias de acrescentar?

Gabriela – Recentemente o blog passou realmente a ser confundido com o próprio Twitter, principalmente por paraquedistas que chegam via Google e não têm ainda a mínima ideia do que seja Twitter, então o nome do blog pode ser confuso nesse sentido. Por outro lado, não precisavam ter esperado tanto tempo para nos dizer isso e ainda por cima exigir o domínio.

Gabriela tem razão no que deve ter motivado o pedio. Quem pesquisa por Twitter no Google, por exemplo, vê no topo da lista o twitter.com. Na sequência, vem o twitter.com.br (que redireciona para o Twitter.com) e depois o Rubinho Barrichello. Twitter Brasil aparece depois do verbete em português da Wikipedia.

Quem digita Twitter Brasil, aí sim, vê o blog no topo dos resultados. Aliás, o Twitter.com não aparece na primeira página. Está aí um bom motivo para querer a mudança – só não entendo a estratégia. Você é um produto em inglês que se incomoda por um site que ajuda pessoas que não falam inglês a usar o seu produto.

Se o Twitter Inc. pensa que o Twitter Brasil é o inimigo, engana-se. Por hora, o site tem recebido várias mensagens de solidariedade, pedindo para o Twitter acordar, dizendo que se trata de um engano. Quer dar uma força para o pessoal também? Tuite #freetwitterbrasil.

Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Altair – SC diz: 30 de julho de 2010

    Olá, bom dia!
    Na verdade, entendi a preocupação do Twitter inc, mas não vejo que isso não venha a ser um problema.
    Viva a democracia de opiniões!!!!
    Parabéns Blog Twit Brasil!!!!
    Abços!

  • Raphael diz: 30 de julho de 2010

    Se não fosse pelo Blog Brasileiro, muita gente não saberia usar o Twitter aqui no Brasil. Entendo que o nome foi registrado por eles por primeiro, mas acredito que não deveriam ser tão radicais assim, há lendo mais os mesmos poderiam montar uma parceria com o Blog Brasileiro. O que eles deveriam se preocupar mesmo seria em disponibilizar o Twitter na língua portuguesa e não com coisas tão poucas.

  • Filipe diz: 30 de julho de 2010

    Este Twitter é uma baita de uma bobagem.

  • Laryukov diz: 30 de julho de 2010

    Não muda e pronto, deixa eles gastarem primeiro com advogados pra exigir a retirada e depois sim se você está cometendo alguma irregularidade retira o nome e a imagem o que for. mas até lá dá um cansaço neles para aprenderem, pelo menos a gastar uma grana com advogado.

    As pessoas tão ficando muito acuadas perante estas empresas, as leis tem de começar a favorecer melhor o cidadão, leis não só brasileiras, mas de todos os países, terminar com esta palhaçada de que software é “obra literária ou semelhante”, tem de ser patente.

    E a lei de patentes também tem de ser mudada, parar de aceitar suposições e achismos pra quando o cara constrói algo descobrir que logo depois já existia uma “IDÉIA” daquilo patenteada por uma grande empresa Americana, Japonesa ou similares e acabar detonando os pequenos sempre.

    Ou as empresas tem a idéia e executam ela ou não tem patente.

    Pessoal do BLOG, eu se fosse vocês dava um jeito de atrapalhar nem que seja um pouco a vida deles para aprenderem a não ser mal agradecidos ou no minimo chatos.

Envie seu Comentário