Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Multitouch entra nos planos da Canonical para o Ubuntu

18 de agosto de 2010 0
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


Gestos táteis e interações complexas estão nos projetos da Canonica, desenvolvedora da distribuição Linux Ubuntu – que para quem não sabe é um sistema operacional. O multitouch (recurso popularizado no iPhone) deverá fazer parte das próximas versões do software de código aberto.

Quem sinalizou com a possibilidade foi o próprio Mark Shuttleworth, fundador da Canonical.

A plataforma está sendo desenvolvida com o objetivo de permitir a criação de aplicações por desenvolvedores incluindo os recursos de toque na tela.

Os usuários poderão meter o dedão na tela – e comvontade – a partir da versão 10.10.10 do SO. Segundo o blog de Shuttleworth, o Ubuntu multitoque exigirá dispositivos com suporte a quatro dedos (me pergunto porque não colocaram já a mão inteira logo.

Testes estariam em andamento usando um Dell XT2 como plataforma de desenvolvimento. O objetivo é inserir esta funcionalidade em grandes aplicativos a partir da edição 11.04.

Ótima ideia. Com o surgimento dos tablets, o Ubuntu multigesture daria mais uma alternativa Linux no mundo dos computadores prancheta. Além do Android, uma distribuição que está se popularizando cada vez mais poderia ser instalada, e fazer frente às versões proprietárias. Não se trata de ser contra Windows ou Apple, mas sim à favor do usuário para quem, convenhamos, quanto mais opções houver, melhor. Quem sabe um talbet com a cara desse aqui da foto não pinta no mercado até o final do ano? O que você acha da ideia?

Envie TECNO para 46956 e receba as últimas novidades do mundo tecnológico. O custo por mensagem recebida é R$ 0,31 para todas as operadoras.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário