Guilherme Neves
Latest posts by Guilherme Neves (see all)
- Twitter reconhece ataque e diz que problema está solucionado - setembro 21, 2010
- Bug no Twitter pode contaminar computadores - setembro 21, 2010
- [Vídeo] Confira algumas das novidades do iPhone 4 - setembro 16, 2010
Eu digo ligações do computador para telefones. Você diz… Skype? Provavelmente. A marca imbatível, que já despertou inveja e investidas judiciais em outros sites, agora está na mira do Google. O gigante de buscas – e grande franco atirador em produtos de internet – anunciou nesta quarta-feira o recurso de VoIP no Gmail.
A ideia é boa. Ligações para números no Brasil custarão US$ 0,04 por minuto, segundo a lista divulgada, e o funcionamento será similar ao do Skype, com a cobrança feita pelo Google Voice. No Skype, as chamadas ilimitadas são a partir de R$ 2,59 por mês com uma assinatura mensal (não achei o desconto por minuto, mas vocês podem colaborar nos comentários abaixo, com os devidos puxões de orelha ao redator, por favor). Na sequência, a interface da novidade.
Se o recurso ainda não aparecer na sua conta, não se assuste. Assim como os grupos no Orkut, anunciados na última terça-feira, as chamadas do Gmail serão incorporadas aos poucos nas contas dos novos usuários – no caso do VoIP, começando pelos Estados Unidos.
Abaixo, o vídeo de divulgação do recurso. Notem que eles sutilmente ignoram todo um caminho trilhado pela telefonia. Coisas do mercado (tisc-tisc).
Quem quiser testar, quando estiver habilitado na sua conta, pode conferir a lista completa de tarifas das chamadas no site do próprio Google.
Agora, a pergunta: dá para competir? Em 2009, segundo a TeleGeography, o Skype mordeu 12% do mercado de ligações internacionais, com uma base de usuários de 521 milhões – no ano passado. E o Gmail? Dado difícil de se encontrar. Mas, segundo o ranking da Hitwise para sites mais acessados nos Estados Unidos, o Gmail (11º no ranking geral) estava abaixo de Yahoo!Mail (4º) e Windows Live Mail (7º). Enquanto isso, o Skype compete com a telefonia como um todo. Apesar dos “alhos e bugalhos” dessas comparações, parece claro – o Google lançou mais um recurso, e não um novo concorrente.
Vocês concordam?
Mas tem previsão para uso no Brasil ? Não vi nada a respeito, imaginei que nem para esse ano, ou próximo.
Para mim a pergunta verdadeira é qual vai ser a reação das teles. Aposto que as orelhas dos Lobistas em Brasília estão queimando. Não duvido, infelizmente, até de legislação mudando para barrar esse uso. Afinal a Anatel, na real, parece servir mesmo é para os interesses das Teles, não do povo.
Quanto a concorrer com o Skype, quanto a números frios de marketshare, pode ser válida comparação. Mas acredito muito mais no Google. É que só se está citando o recurso inicial, de ligar mesmo. Mas é bom vocês lerem a respeito do Google Voice. Que é o que vai ser integrado em um segundo momento, provavelmente.
Aquilo sim, tem muito recurso, é bem legal, e isso sim eu acho que as Teles vão brigar para barrar.
E quanto a mercado mesmo, vocês tem de lembrar que a janelinha de chat do gmail está igualzinha embutida no Orkut. E isso aqui no patropi deve valer muito.
Axo muito bom esse modo de conversa,
pois gosto muito de fala com os outros via
skype um otimo programa e espero q nao
deixe o gmail muito pesado pois jah o orkut
fico uma porcaria trava td vive bugando
espero q nao á isso com o gmail!!!
“Quem quiser testar, quando estiver habilitado na sua conta…” Você está de brincadeira, né?! Essa questão ainda vai dar muito pano pra manga, antes que esteja habilitado na sua conta. Só pra lembrar, aqui é Brasil. Pergunte pra Anatel o que eles acham disso tudo? E, sinceramente, eu não espero utilizar os serviços do Google Voice muito cedo. Se é que um dia iremos utilizar aqui no Brasil… Infelizmente, tenho minhas dúvidas, e é sério.
Particularmente, acho que cada macaco no seu galho. Google como ferramenta de mail e busca é OK.
De resto, um monte de coisa inútil. Eles lançam, não dá certo, e depois some do mercado e ficamos com o pincel na mão.
Doce ilusão do gratuito. Isto, logo, logo, vai acabar.
Paulo, será que lá quando não existia o Gmail, tu não pensava tipo
“Google só para busca, o resto não presta” ?
Eles erraram ultimamente é no marketing. O Buzz, eu acho até melhor que o tal twitter. Só que deve morrer porque fica isolado no gmail e twitter é modinha estabelecida.
O Wave é excelente, mas mal anunciado. Devia ter sido feito como mail mesmo, programa separado, não um site simplesmente.
O Reader é show, e muito usado, mas claro, galera mais povão lê tudo via twitter, o que é um nojo.
Isso sem nem falar nos sites para público mais técnico: Code e Grupos. Esses são show, mas sei que público em geral nem sabe que existe.