Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Brasil é cada vez mais o reduto solitário do Orkut no mundo social

26 de agosto de 2010 19
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Sabe quem mais usava o Orkut no mundo, além dos brasileiros? A Índia. Escrevo usava porque, segundo dados da consultoria comScore divulgados nesta quarta-feira, o Facebook, com 179% de crescimento em um ano, passou o site de relacionamentos do Google entre os indianos.

De 7, 4 milhões de usuários únicos, o Facebook passou para 20,8 milhões entre os meses de julho de 2009 e de 2010. E o Orkut? Foi de 17 milhões para quase 20 milhões.

Eu sei, não é uma senhora margem de vantagem. Mas, mesmo assim, 179% de crescimento é digno de nota.

No Brasil, segundo o Ibope, a movimentação tem sido a mesma. Há um ano o Orkut mantém cerca de 70% de acessos de usuários únicos. O Facebook? Mais que dobrou sua participação desde então – também na comparação entre os “julhos” (2009 e 2010) – saindo dos 12% para os 30%.

Se depender do que os nossos leitores disseram sobre as mudanças recentes do Orkut, o site de relacionamentos do Google deve seguir estagnado. Dê uma conferida nos comentários do post sobre as alterações: parece que o pessoal não se agradou muito não.

Comentários

comentários

Comentários (19)

  • Flávia diz: 26 de agosto de 2010

    Eu odieiiiii as mudanças do orkut. Continuo usando o antigo, aliás…

  • Gabriel diz: 26 de agosto de 2010

    Eu sou um que troquei o #orkut pelo Facebook e Twitter, pois ambos são melhores para fins educacionais.

    @gabriel_flores_

  • Alex Abreu diz: 26 de agosto de 2010

    O Orkut é muito famoso no Brasil por causa do que se falava a muito tempo atrás, lembro muito bem a fama que era ter uma conta no orkut, antes que era coisa de poucos, o povo sempre desejava, hoje é comum ter orkut, perdeu-se a graça, o que mais tem nessas comunidades é brazucas pirateando coisas, não demora muito tempo tu acha tudo.

    Conheço gente que só tem orkut por causa das gurias que tem aos montes e ficam babando em fotos que elas postam, tem gente que não sabe o que é internet sem orkut, e digo mais não sabem o que estão perdendo

  • Harrison Carlos diz: 26 de agosto de 2010

    Eu gostei das mudanças!
    Foi muito inteligente a ideia de criar uma maneira de poder enviar recados a várias pessoas e a grupos ao mesmo tempo!
    Parabéns ao Google e a todos que fazem o Orkut!

  • Tyler Durden diz: 26 de agosto de 2010

    O Orkut piora a cada dia que passa. Fato.
    O Facebook é tão ruim quanto.
    Na verdade, esses sites de relacionamento são uma tremenda idiotice e só tem alguma utilidade pra pessoas imbecis afim de se auto-promover de maneira fácil, rápida e barata. Ou como campo de caça pra pedófilos. Ou um peep show virtual. Enfim.
    Tem gente que mal sabe escrever mas sabe publicar fotos e disseminar porcarias.
    Viva o Brasil.

  • Luiz Augusto diz: 26 de agosto de 2010

    Concordo que as últimas mudanças no orkut não agradaram, mas continuo achando que é bem melhor que o Facebook.

  • Ismael diz: 26 de agosto de 2010

    Pessoal pegou raiva do orkut mesmo. Ahaha

    A principio o Facebook parece mais cool, clean, modernoso. Mas sempre acho tão sem graça aquilo, parece que realmente comunidades nele são mero acessório.

    Mas redes sociais em geral sempre parecem ser uma “Internet for Dummies” . A porta de entrada dos iniciantes.

    Mesmo o facebook que é mais metido a sofisticado é isso. Uma camada facilitadora para internet.

  • Madalena diz: 26 de agosto de 2010

    Esse tipo de site é tão somente um reduto de semi-alfabetizados! Se fosse possível instalar uma espécie de “filtro” para erros de gramática (entenda-se erros de grafia, concordância, etc), os usuários liberados seriam poucos. Quanto menor o índice de alfabetização e inteligência de um país, maior o número de acessos a esse tipo de site.

  • Alexandre diz: 26 de agosto de 2010

    Madalena, sabe a Teoria do Macaco Infinito? É um argumento de estatística da matemática que diz que se um macaco ficar infinitamente teclando letras ao acaso ele poderá escrever a obra de Shakespeare. É isso o que fazem os usuários “anarfa” do orkut. Querem escrever um livro.

  • Mário Junior diz: 26 de agosto de 2010

    Eu me suicidei do orkut desde fevereiro de 2007, e nunca senti falta!! A gente sabe que tem vida pós-orkut hehehe

  • Bruno Cisco diz: 26 de agosto de 2010

    Tyler Durden:

    Não consigo validar uma crítica vinda de alguém que se identifica na internet como um personagem de filme. IUHEAUIEHAIUE
    foi mal, velho.

    O Orkut tem piorado bastante. Na verdade, o approach deles é o design exagerado, bom pra pessoas que relevam isso. Aos usuários fervorosos da internet, é normal achar esse novo design um lixo.
    E o Facebook é legal. Tirando o fato de ele ser meio ‘poluído’, o que convenhamos, bem menos poluído que o atual Orkut.

  • Rodrigo diz: 26 de agosto de 2010

    Com a imensidão de coisas interessantes que existem na internet, o povão brasileiro se presta a usar essas redes inúteis… quanta ignorancia…

  • Brasil é o quinto país do mundo no acesso a redes sociais | Infosfera diz: 26 de agosto de 2010

    [...] acordo com o mesmo levantamento, o Facebook apresentou acentuado crescimento na Índia, deixando o Brasil como último reduto no mundo de uso do Orkut como rede social [...]

  • Alini Poczardowski diz: 26 de agosto de 2010

    desde o inicio do orkut.. tenho minha conta lá..
    axo ele muitoo legal pra quem sabe usa-lo e aproveita-lo.
    fiz várias amizades lá de diferentes partes do Brasil.
    aliás.. não vejo nenhuma graça no facebook, prefiro o orkut sempre!
    porém concordo que as ultimas mudanças foram péssimas!! ¬¬

  • Rodrigo diz: 26 de agosto de 2010

    Vejo com certa graça e ironia essas críticas às redes sociais. Se eu acabasse de chegar de outro planeta e não tivesse nem ideia do que se tratassem essas redes, logo acreditaria que muitos aqui estivessem falando da maior chaga do ambiente virtual, quando não o é…

    (Bah! Tem gente apelando com críticas voltadas ao uso (correto?) da língua nas redes sociais. Muita apelação. A língua não é um ente estagnado, mutatis mutandis!)

    Para quem sabe usar (as redes sociais), elas são muito úteis. Encontrei muitas pessoas, no orkut, com as quais havia perdido o contato, por exemplo. Troco muitas informações sobre cinema, música, games etc. em várias comunidades.

    É que há um exagero de auto exposição, isso sim, e se dá em grande incidência por parte dos adolescentes e crianças, que nem deveriam ter orkut (afinal, para que uma rede social serve para um individuozinho que mal sabe se limpar ainda?!).

    Nojento, pra mim, é o twiiter, que tem por principal utilidade promover briguinhas entre pseudo-intelectuaólides e celebridades decadentes.

  • Jonathan diz: 27 de agosto de 2010

    Acho que as coisas não podem ser generalizadas. Certamente, cada um tem motivos pessoais para possuir qualquer coisa que desejarem. Eu, por exemplo, tenho nível superior e possuo conta no orkut, que me ajuda a manter contato com pessoas que já não vejo com tanta frequência. Mas é claro que muitas pessoas usam o orkut com a finalidade de poluir ainda mais a internet.
    No final, cada um deve cuidar do seu próprio “orkut”, e parar de ficar julgando as escolhas de pessoas que muitas vezes nem conhecem.

  • Roberto Monteiro diz: 27 de agosto de 2010

    Parabéns a todos os descolados da internet!!!!!

    Não sou usuário do Orkut, mas não sou preconceituoso ao ponto que chegam ilustres “colegas” deste blog. Humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Conheço um monte de gente com boa formação que usa essas redes sociais e nem por isso se sentem inferiorizadas ou rebaixadas.

  • Roberto diz: 27 de agosto de 2010

    Concordo com todo mundo que detona essas redes sociais. Muita coisa inútil. Mas é aquilo: cada um com seus gostos e que consigamos respeitar, que é sempre o mais difícil… trabalhei num provedor de internet para empresas e em alguns casos a pessoa pedia para ver porque o orkut não entrava! Rs! Viva tudo!

  • Bruna diz: 28 de agosto de 2010

    Que horror, esse novo orkut!
    Além de melhorar tá piorando cada vez mais.

Envie seu Comentário