Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Entenda como funciona o WikiLeaks

07 de dezembro de 2010 0
The following two tabs change content below.

WikiLeaks é o nome que está em alta no momento quando se fala em jornalismo investigativo. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que reúne e disponibiliza ao público documentos secretos e confidenciais, verificados e interpretados por uma equipe de jornalistas.

O objetivo, conforme o site, é trazer novidades e informações importantes para o público, defendendo a transparência e a liberdade de imprensa e revelando injustiças. Lançado oficialmente em 2007 pelo australiano Julian Assange (detido nessa terça-feira em Londres na Inglaterra, sob suspeita de estupro), o WikiLeaks tem dentre seus mais populares casos a divulgação de documentos sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.

Entenda como o site funciona:

Envio de material
O material enviado ao WikiLeaks precisa ser restrito ou censurado. Não são aceitos rumores ou opiniões, nem conteúdo que já tenha sido tornado público anteriormente.

Recebimento de material
O WikiLeaks recebe documentos de todas as partes do mundo. Eles podem ser enviados pela rede ou por meio físico – como CDs, DVDs, disquetes, pendrives – através dos correios. O site fornece diversas dicas para garantir o anonimato, e em caso de uso dos correios, afirma que o pacote é destruído após o recebimento.

Anonimato do remetente
A garantia, segundo o WikiLeaks, é de total anonimato para quem envia um documento. A tecnologia do site é projetada para assegurar que nem mesmo a organização tenha conhecimento do remetente. Caso o WikiLeaks seja solicitado a identificar uma fonte, não poderá fazê-lo, porque não tem essa informação.

Veracidade dos documentos
O site assegura que além de técnicas tradicionais de jornalismo investigativo, o material é submetido a procedimentos específicos para identificar falsificações. Averiguação em campo também pode ser realizada.

Publicação de conteúdos
Uma equipe independente, que inclui jornalistas, programadores e especialistas em informática, avalia o material. Os jornalistas publicam notícias com base nos documentos, juntamente com a disponibilização do próprio documento para conferência pública.

Documentos na íntegra
Além da notícia sobre o documento, o próprio documento é disponibilizado ao público. No entanto, o WikiLeaks pode omitir alguns trechos, caso sua divulgação possa colocar a vida de pessoas inocentes em risco. Em outros casos, a publicação de determinados documentos pode ser atrasada, também com objetivo de manter a segurança.

Funciona como a Wikipédia?
Apesar do nome, o WikiLeaks não funciona como a Wikipédia. Qualquer pessoa pode enviar material, mas apenas os responsáveis pelo site podem publicar notícias e divulgar conteúdo.

Endereço e mirrors
Após ser tirado do ar pelo seu provedor norte-americano, o WikiLeaks está funcionando em um endereço hospedado na Suíça (wikileaks.ch). No entanto, para evitar novas investidas, a página está espalhada em diversos “mirrors” pela internet.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário