Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

[Perspectivas tecnológicas 2011] Como será o amanhã?

05 de janeiro de 2011 2
The following two tabs change content below.

O Ano Novo chegou. Mesmo sem certezas, sempre é possível dar alguns “chutes” sobre o que a temporada reserva para a área de tecnologia. Na coluna impressa do caderno ZH Digital, da Zero Hora, alguns pitacos já foram lançados. Como prometido na retrospectiva publicada na última semana, aprofundo aqui as perspectivas para 2011.

Assim como 2010, imagino que o ano vindouro será mais uma temporada favorável aos tablets. De um lado, é grande a expectativa sobre o iPad 2, que pode sair no final de janeiro, e deve incluir melhorias apresentadas em gadgets da concorrência; de outro lado, o Galaxy Tab, da Samsung, deverá ter um sistema operacional Android projetado para a própria plataforma – o que deve resultar em um adversário ainda mais forte para o produto da Apple.

Ainda na linha dos tablets, outras empresas devem também lançar os seus, aquecendo a briga. E não se pode esquecer que a Microsoft promete entrar com tudo na disputa, trazendo um Windows desenvolvido para os dispositivos prancheta. O mesmo embate do mercado de tablets – Apple versus concorrentes com Android, e Microsoft correndo por fora em busca de espaço – deve se repetir no setor dos smartphones.

Já no mundo dos sistemas operacionais, destaque para o aguardado Chrome OS, da Google. Com o lançamento previsto para 2010 adiado, o software segue envolto em mistério. Irá o Chrome OS reerguer a popularidade dos netbooks - plataforma para o qual é pensado? Ou vai sepultá-los de vez?

Também existem dúvidas sobre um possível novo sistema operacional da Microsoft. O Windows 8 manterá a boa aceitação do Seven, ou será uma continuação decepcionante, como foi a sucessão do XP pelo Vista?

Na internet, a consolidação das compras coletivas online é uma boa aposta. A modalidade deve crescer, com o aumento do interesse pelo grande público e o surgimento de mais ofertas vinculadas a redes conhecidas.

O ano terá mais um capítulo da “guerra dos browsers“. Chrome crescendo, Firefox mordendo a orelha do Internet Explorer – qual navegador levará a melhor? E o Facebook vai, enfim, ultrapassar o Orkut no Brasil?

Essas são questões que 2011 responderá. Ou talvez não.

Podcast Backup: ouça nesta sexta-feira, no episódio 102 do programa, o debate sobre a retrospectiva 2010 e as perspectivas 2011 no setor de tecnologia.

Aí estão os meus chutes para os próximos 365 dias. Pode dar algum gol, mas também existe o risco de bater na trave ou mesmo mandar a bola para fora do estádio. Colaborem e deixem também seus palpites para o ano nos comentários.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Basta preencher as quatro letrinhas do “captcha”. Deixe sua opinião!

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Luiza diz: 5 de janeiro de 2011

    Tomara que o Facebook não supere o Orkut! Daí teríamos a criação de um “Pérolas do Facebook” e, oh my eyes!, ninguém merece mais uma rede social de atrocidades!

  • Angelo diz: 5 de janeiro de 2011

    O facebook terminou de acabar com o orkut…o orkut ficou dominado pelos recados de spans, aee jah eraa!!

Envie seu Comentário