Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Máquina transforma sobremesas em vapor e evita ingestão de calorias

28 de janeiro de 2011 0

Você já pensou em comer doces sem sentir aquela culpa? O professor de Harvard David Edwards do Le Laboratoire, em Paris, especializado em pesquisas que mesclam a área gastronômica à ciência e à arte, desenvolveu uma máquina que transforma sobremesas em vapores que podem ser aspirados com um canudo, reduzindo o consumo de calorias.

O aparelho, chamado Le Whaf, é um recipiente de vidro em forma oval com uma torneira, lembrando um filtro de água. Através de ondas de ultrassom por cristais que se polarizam eletricamente ou se deformam em um campo elétrico, minúsculas partículas se formam e ficam suspensas.

Quando o líquido é colocado dentro da máquina, uma “nuvem” se forma. Por isso, o próprio criador a chamou de “nuvem de sabores”.

A máquina, desenhada pelo designer culinário Marc Bretillot, foi criada no final de 2009, para a inalação de coquetéis. Com a evolução do projeto, sobremesas foram incluídas no cardápio. As receitas, tortas de limão e a tarte tatin (torta de maçã invertida) contam com o chef Thierry Marx, renomado especialista na França da chamada cozinha molecular, quando o conhecimento científico é aplicado na arte gastronômica.

Até o final deste ano, o Whaf deve ser comercializado na França e posteriormente em outros países.


Comentários

comentários

Envie seu Comentário