Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dia do Orgulho Nerd - assuma-se nerd você também

25 de maio de 2011 38
The following two tabs change content below.


Clique na imagem para ampliar

Hoje é o Dia do Orgulho Nerd. A data, 25 de maio, foi escolhida em função do lançamento do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), em 1977, e é comemorada oficialmente desde 2006. Também é referência ao “Dia da Toalha“, quando os fãs de Douglas Adams – autor da série de livro que começa com o “Guia do Mochileiro das Galáxias” – fazem uma homenagem ao escritor, falecido em 11 de maio de 2001. Nesse post a proposta é tentar explicar o que (somos) é um nerd e – em seguida – convidar aqueles que se identificarem a assumir essa posição.

Então, como se define um nerd? Embora usada no país há décadas, a palavra só foi incorporada oficialmente à língua portuguesa, com verbete em dicionário, na edição mais recente do Aurélio. O significa ali é: “pessoa muito estudiosa, ger. apaixonada por tecnologia, mas socialmente inepta.“.

De fato os nerds são uma espécie com hábitos solitários, ou que convivem em bandos específicos. Para eles, se aplica bem o princípio do “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Nerds são identificáveis porque, em geral, quando não andam sozinhos, andam com outros nerds.

Todavia, não se pode concordar com a definição gramatical do vocábulo observando os nerds atuais. Longe de reclusos sociais, alguns dos quatro-olhos comedores de cola e similares são hoje figuras bilionárias – como Bill Gates e Mark Zuckerberg. Nerds estão em alta, basta lembrarmos séries como “The Big Bang Theory” e filmes como “Homem-Aranha“.

Vítimas em potencial de preconceito e até bullying em ambientes como a escola, alguns nerds hoje tem negado o rótulo e preferido serem chamados por outro nome: geek. A palavra, que não está no dicionário, em muitos casos funciona como um quase sinônimo.

O entendimento aqui, no entanto, é que geek e nerd não são a mesma coisa. O primeiro, quando não é um nerd “enrustido”, é um sujeito que usa bastante seu smartphone, gosta de fazer check-in na balada e curte um videogame. Já o nerd vai além; abarca não apenas a tecnologia, mas toda uma cultura que envolve literatura, bonecos, RPG de tabuleiro (ou até sem tabuleiro!), quadrinhos, seriados…

Finalizando, o convite é para que, quem se sentir um nerd de carteirinha, assuma agora essa condição. Não tenha vergonha, você estará no seleto grupo da imagem acima. Aproveite o espaço dos comentários e declare seu orgulho em ser nerd!

LEIA TAMBÉM

>>>Manifesto dos direitos e deveres de um nerd

>>>Dia do Orgulho Geek: gatos no meio das lebres

>>>Super-heróis nerds: Robin (Tim Drake)

>>>Super-heróis nerds: Homem-Aranha

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (38)

  • Eradis, o halfling incendiário diz: 25 de maio de 2011

    Boa matéria, principalmente por estar na capa do site e divulgar um pouco mais para quem não nos conhece, mas só achei que tem duas caneladas (se tu conhece esse termo, sabe do que tô falando):
    - Não citar o principal site de assuntos nerds hoje: http://www.jovemnerd.com.br
    - Além da questão do lançamento do Star Wars, hoje é o dia da Toalha (vide: http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/eventos-nerds/participe-do-dia-da-toalha-jovem-nerd-2011/), que também marca o dia 25/05!

    No mais é isso ae, go nerds, go!!!

    Resposta: O enfoque do dia da toalha já foi dado em posts sobre o assunto em outros anos, não quis repetir. Mas valeu o lembrete, acrescentei no post ; )

  • Jerônimo Sperb Antonello diz: 25 de maio de 2011

    Viva! Por anos foi realmente motivo de vergonha, ser nerd, mas finalmente somos reconhecidos como diferentes apenas, até interessantes. EU SOU NERD, SEMPRE FUI! VIVA!

  • Henery diz: 25 de maio de 2011

    Não é dia do orgulho nerd! É apenas O Dia da Toalha!!

    25 de maio foi o dia escolhido pelos fãs de Douglas Adams (escritor da “trilogia de cinco”, “O Mochileiro das Galáxias”, cujo primeiro livro se chama “O Guia do Mochileiro das Galáxias)” para homenagear o autor, falecido no dia 11 de maio de 2001. O dia 25 de maio é o dia que os fãs de Douglas Adams (coincidentemente todos nerds) escolheram para prestar essa homenagem.

    Não tem nada a ver com o lançamento de Star Wars. A data é pura coincidência, visto que foi escolhida de forma aleatória (talvez utilizando o Gerador de Improbabilidade Infinita?).

    A homenagem a Douglas Adams é prestada neste dia, com todos os fãs saindo na rua carregando consigo uma toalha, que é o item mais importante na vida de um Mochileiro (segue trecho do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias):

    “O Guia do Mochileiro das Galáxias descreve uma toalha (do tipo usado para se enxugar) como uma das coisas mais úteis para um Mochileiro das Galáxias. Pode ser usada para se proteger do frio, da chuva, ser amarrada na forma de venda nos olhos no caso de precisar evitar olhar para algo, como uma grande altura ou uma Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); pode também ser usada para evitar contato com o chão durante a noite, caso queira ou precise dormir ao relento e pode ser usada para se secar após um banho se estiver seca e limpa o suficiente.”

    Não existe um dia para o orgulho nerd. Os nerds (como eu) são orgulhosos de sua condição de nerd todos os dias. E se um(a) “nerd” não sabe que hoje é o Dia da Toalha, então ele(a) não tem do que se orgulhar.

    Feliz dia da Toalha a todos! E se algo der errado, NÃO ENTRE EM PÂNICO!

    Até logo, e obrigado pelos peixes!

    Resposta: É dia do orgulho nerd sim! Data para cooptarmos mais seguidores, hehehe. Sobre o dia da toalha, sim, sabemos essas informações sobre a data também, até está em um post mais antigo aqui do blog. Só não repetimos o enfoque de anos anteriores. De toda forma, incluí agora no texto, obrigado.

  • Gian Fachini diz: 25 de maio de 2011

    Para ser nerd você só precisar nascer com uma pré-disposição a ser, geek além da pré-disposição você precisa ter acesso aos últimos lançamentos tecnológicos etc.

    Mas indiferente a isso hoje é nosso dia (nerds&geeks). AEEEEEEEEEEE Parabéns a todos e may the force be with you.

  • RED THRASHER diz: 25 de maio de 2011

    Tem tem cooler tem medo. Melhor teclar sozinho que em chat mal acompanhado.

    Adoro quadrinhos, seriados, games e claro, computadores. Não quero nem lembrar da vida sem internet.

  • possoli diz: 25 de maio de 2011

    pois eh, geek eh modinha hj em dia…
    muito animal o html huauhauhauh

  • Giovanni diz: 25 de maio de 2011

    I love girls who love nerds!

  • Bacci diz: 25 de maio de 2011

    Tá bom, eu sou nerd… além de viciado em tecnologia e feliz da vida com mau Android 2.2, mas posso me definir nerd por ter experimentado no mínimo duas versões de linux… hehe
    VIVA OS NERDS DELES É O MUNDO ! … vide Piratas do Vale do Silício.

  • Pedro Henrique Flores diz: 25 de maio de 2011

    Aeee!
    Muito boa a matéria. E quem difere Geek de Nerd é porque é Nerd. HAHAHA.
    Hoje em dia ser chamado de Nerd não é mais uma ofensa e coisas do tipo porém isso é muito bom porque tem muito Nerd fazendo bonito por onde passa.

    VIVA! \o/
    ORGULHO NERD.

  • Arawn diz: 25 de maio de 2011

    Nós HERDAREMOS a Terra (quem for nerd mesmo captou o trocadilho)

  • Elton Padilha diz: 25 de maio de 2011

    Saudaçoes,
    Sou feliz em ser Nerd, sou feliz em poder falar sobre codigos, seriados e desenhos que ninguem mais assiste, games e piadas infames, Vruummm… venha para o lado negro da força, como dizia o caro chubaka”Urrrrrrrarrrr!!!!”.
    Que a força esteja com voces!!!!!
    Muitas noites comendo pizza, coca cola, oculos sujos, jogando ate amanhecer, coisa boa.

    Snarrrrfffff!!!!!

  • Ezequiel Barazetti diz: 25 de maio de 2011

    Isso ai, os nerds vao dominar o mundo, haha
    viva o orgulho nerd.

  • Rodrigo Flores diz: 25 de maio de 2011

    Mas para lembrar, a definição nerd surgiu através do filme “A Vingança dos Nerds” e sua sequência, quando um grupo de rapazes bobalhões e sem estilo, vence um torneio entre universidades eu creio.

  • Rafael Ice diz: 25 de maio de 2011

    Aeew, já a muito assumi e mantenho firme minhas tendências Nerds =]

  • João A. diz: 25 de maio de 2011

    Infelizmente ainda não consegui ser um nerd.

    Resposta: Mas ainda há tempo!

  • Carlos Ardenghi diz: 25 de maio de 2011

    poots, olha essa morena, que delicia…

  • nerd diz: 25 de maio de 2011

    O nerd de hoje vai bancar a gostosa de amanhã…

  • Christian Mendes diz: 25 de maio de 2011

    Atenção a todos, especialmente os que assim como eu, são: fã de Star Trek, jogador de RPG, leitor de Tolkien, fã de Wolverine, jogador de WoW, fã de Star Wars, técnico em eletrônica, jogador de Hero Quest, fã de Senhor dos Anéis, jogador de Mario Kart, fã de The Big Bang Theory, fã de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

    Hoje é dia de ter orgulho de ser Nerd!

    Vida longa e próspera!

    :)

  • andre diz: 25 de maio de 2011

    pagaram bem pra essa gostosa tirar essa foto… o ultimo cara que ela vai pega é um nerd

  • Alexandre diz: 25 de maio de 2011

    Nós ainda vamos dominar o mundo! Hehehe

  • George diz: 25 de maio de 2011

    Lambda lambda lambda! NERDS!

  • Giovani diz: 25 de maio de 2011

    Mídia gosta mesmo é de rotular, de estereotipar.

  • luiz diz: 25 de maio de 2011

    Tem muito NERD poser e NERD hipster por ae. Cuidado!

  • Tchuli diz: 25 de maio de 2011

    Nerd que é nerd morre virgem

  • Rafael diz: 25 de maio de 2011

    Hoje não é dia do orgulho nerd porcaria nenhuma.
    Se tivesse algum dia pra ser dia do orgulho nerd, deveria ser o dia do nascimento de Eistein.

    Entendam de uma vez por todas:

    Nerd – estudioso. Ligado às n formas de ciências existentes na nosa vida. Pode ter gosto por tecnologia, mas não é um tecnofilo.
    Geek – Tecnofilo ao extremo. Sempre tenta ter o melhor computador, melhor celular, melhor videogame, melhor programa pra codificação, melhor casemod, melhor placa mãe e por aí vai.

    Viciado em seriados, que é mais pra serieholic, que deveria falar que tem orgulho do dia de hoje por causa do Star Wars. Mas como já tem Star Wars Day -4 da maio- o dia de hoje não faz sentido algum. No máximo algum respeito ao criador do Guia do Mochileiro das Galáxias.

  • André diz: 25 de maio de 2011

    Os NERDS de hoje serão os ricos de amanhã.

  • ENIO diz: 25 de maio de 2011

    MAS BAH TCHÊ!!!

  • Luís Abrianos diz: 25 de maio de 2011

    Boa tarde Crespani!
    Meu filho um dia me perguntou se eu conhecia o seriado Jornada nas Estrelas, sim respondi, ele foi além… perguntou qual era a saudação dita pelo Mr. Spock? “Vida longa e Próspera” (Live Long And Prosper). Mais algumas perguntas e ele me disse que eu era um NERD.
    Engraçado é descobrir que gostar e cultuar livros, revistas de heróis, seriados de ficção e, principalmente de tecnologia é ser nerd. Tenho muito orgulho de estar no grupo de nerds(independente da minha idade), pelo menos posso acompanhar meu filho. Tenho ouvido os Nerdcasts, (Jovem Nerd). Ah, muito bom o Guia do Mochileiro das Galáxias, quem não leu ou não viu o filme que faça, recomendo.
    Parabéns Nerds jovens!

    Resposta: Mazá “garoto”! Mas parem de fazer propaganda dos posdcast alheios por aqui, ouçam o Backup, que é da casa, eheheh. Tô brincando, o nerdcast é muito bom.
    Mazzzzá Crespani, viu só? “véio gaudério é cultura!”

  • Márcio diz: 25 de maio de 2011

    42, e tenho dito.

  • Gongow diz: 25 de maio de 2011

    Concordo com o Tchuli é um orgulho ser um nerd. Muito boa matéria!

  • Anatroll diz: 25 de maio de 2011

    ADORO Nerds!! :D:D:D:D Pena que nerd que é nerd morre virgem né?! :(

  • F.Winterlord diz: 25 de maio de 2011

    Quanta besteira escrita junta. Era melhor pesquisar primeiro não é? Mas fazer o que não é? Hoje em dia no brasil qualquer um pode intitular-se jornalista.

    Resposta: Qual o teu problema? Não ficou claro, para mim.

  • Carlos Eduardo diz: 25 de maio de 2011

    Na minha faixa etária (29), nerd que é nerd, autêntico, e não mero poser, já leu o Guia do Mochileiro das Galáxias, sabe o que são AT-ATs, teve(tem) um Super Nintendo (ou Megadrive; nesse caso, nerd não tão sortudo!), sabe pronunciar a palavra mágica da Bruxa Baratuxa do Chapolin, teve(tem) uma camiseta com o escudo dos Thundercats, do Demolidor, do Super-Homem, do Lanterna Verde, do Homem-Aranha ou do Batman, conhece e aprecia o trabalho da Sylvia Saint e já usou o ARJ para, em trinta ou quarenta disquetes de 1.44MB, copiar um único jogo! Entre outras coisas… Mas, se o cara fez isso, e tem entre 25 e 30 anos, é nerd sim, e honra o posto. Abraço! And may the force be with you!

  • Blizzard libera 10 dias de World of Warcraft de graça | Canal dos Games diz: 26 de maio de 2011

    [...] Entertainment liberou gratuitamente o game World of WarCraft: Cataclysm em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd. Basta criar sua conta, seguir as orientações no site e jogar o MMORPG de [...]

  • Milla TRICOLOR diz: 27 de maio de 2011

    Meu namorado é nerd e eu acho suuuuuper fofo!!!

  • Podcast Backup 109 – nuvem Apple, geeks, nerds, você e o Wii U | Infosfera diz: 17 de junho de 2011

    [...] André Crespani recebe a colaboradora Natália Cagnani e o leitor Rodrigo Tolio para falar sobre as diferenças entre geek e nerd. O trio reflete ainda se vale ou não trocar um iPad da primeira geração por um iPad 2, recém [...]

  • everton diz: 20 de junho de 2011

    parabens otima definição do que ser nerd,nerdtude na veia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Diego Oliveira diz: 20 de junho de 2011

    Parabenizo vossa definição.

Envie seu Comentário