Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vírus brasileiro do Orkut migra para o Facebook

23 de junho de 2011 9
The following two tabs change content below.

Um vírus brasileiro desenvolvido para o Orkut está agora atacando no Facebook, conforme informação da empresa de segurança online Kaspersky. O malware faz o mesmo caminho de alguns usuários do Orkut, que migram para a rede social rival – ou criam perfil simultaneamente nos dois serviços.

A infecção ocorre pelo download de um worm disfarçado em um aplicativo malicioso. Uma vez instalada, a praga baixa outros arquivos desenvolvidos pelos cibercriminosos para atacar a máquina da vítima e roubar dados bancários e de acesso a sites como Orkut, Twitter e o próprio Facebook.

Para se propagar, o vírus distribui um link de download na ferramenta de chat da rede social. A mensagem também pode ser encaminhada pelo perfil do Twitter e do Orkut, e ainda em serviços de messenger como MSN e GTalk.

Conforme o analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, Fábio Assolini, com o crescimento do Facebook no país a tendência é que ele passe a ser cada vez mais alvo de cibergolpes:

- Esse será o primeiro de muitos outros que virão – prevê.

Na imagem abaixo, um exemplo da mensagem falsa que é exibida aos amigos no chat do Facebook. O vírus promete um vídeo divertido, que na verdade esconde o ciberataque.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (9)

  • PAULO ALEXANDRE diz: 23 de junho de 2011

    Mas cá entre nós, mesmo quando amigo me mandam vídeos ou qualquer outro arquivo faço uma seleção rigorosa..sei quando pode vir algo escondido, ou suspeito.
    Email repassado por vários internautas com certeza nunca abro nada.

  • Telmo Alves diz: 23 de junho de 2011

    E o mesmo pode acontecer se acessado pelo celular?

    Resposta: Telmo, não sei se isso se aplica nesse caso, mas é fato que estão crescendo muito os ataques de vírus para mobile. Portanto, é melhor tomar cuidado.

  • thiago diz: 23 de junho de 2011

    Sobre os malware que estão migrando, apenas o firewall do meu computador é suficiente para proteger minhas informações? Qual o melhor meio de proteger meu computador destas novas ameaças?

    Resposta: Não é suficiente não, Thiago. Tu precisa, pelo menos, de um bom software anti-vírus!

  • hacktheplanet company diz: 23 de junho de 2011

    fala serio… so lamer para cair nessa de clique aqui e veja as fotos… maldita inclusão socila-informatica… dão computador do milhão e acesso pra esse povinho. Não deveraim nem ter traduzido o FB, ai metade desses lamers e zé povinho nao teriam cadastro…

  • Amy diz: 23 de junho de 2011

    Por favor! Ainda tem gente que acessa esse tipo de “informação” sem checar antes? Tem que ser burro para se contaminar com esses vírus de orkut, msn e agora facebook. Uso a internet sei lá há quantos anos…e só me ferrei uma vez ao baixar um programa de um site super conhecido que tinha um vírus. Mas logo desconfiei e chamei um técnico (já que não entendo muito). E justamente por não ser técnica nessa área, por saber o que sei somente na prática é que fico impressionada com a capacidade de quem consegue clicar nessas coisas que quase estão escrito: “VÍRUS, VÍRUS, VÍRUS”!

  • Anailde Piaia Sotille diz: 24 de junho de 2011

    E ainda tem muita gente
    q clika nestes links
    e como tem.

    Como são criados os vírus….
    Por pura safadeza……

    bjssssssssss

    boa semana

  • Joao Silveira diz: 24 de junho de 2011

    é um absurdo termos que lidar com esse tipo de crime que vem se tornando cada vez mais comum…não temos mais segurança nem em nossos computadores.

  • Carlos diz: 24 de junho de 2011

    Se a galera não for curiosa se dá bem, sem clicar em link enviados por terceiros.

  • Podcast Backup 110 – episódio final | Infosfera diz: 17 de julho de 2011

    [...] Alô, alô. Nerd que é nerd não gosta de seriado sem último capítulo, e é por isso que, após quase três anos, o podcast Backup chega ao seu episódio final. No programa, André Crespani recebe na megaestrutura de gravação os irmãos Robson e Emerson – um case jornalístico sobre as redes sociais Orkut e Facebook. O trio fala sobre sinceridade nos sites de relacionamento e sobre o vírus que aderiu a uma modinha. [...]

Envie seu Comentário