Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

"Crianças que começam com software livre tendem a manterem-se livres", diz organizador do fisl12

30 de junho de 2011 0
The following two tabs change content below.

Ao vivo, direto do 12º Fórum Internacional Software Livre (fisl12), Thomas Soares, integrante da comissão organizadora do evento, conversou nessa quinta-feira com os leitores do blog Infosfera. O tema do chat foi “software Livre não é pirataria”.

O convidado começou esclarecendo a característica mais importante do SL: o código aberto. A analogia é com uma receita de bolo que se torna conhecida, e a partir de então pode ser preparada com diferentes ingredientes, conforme o gosto de cada um. Ele ressaltou que isso não tem relação com a pirataria, que é uma venda ilegal de softwares que são propriedade de empresas.

Sobre o uso do SL por crianças em escolas, Thomas Soares disse que é uma excelente porta de entrada no mundo open source:

- As crianças que começam com SL tendem a manterem-se livres – disse, ressaltando que os próprios filhos começaram dessa forma.

O SL é seguro no trato de informações sigilosas, de acordo com o convidado, que destacou o uso em caixas de bancos e urnas eletrônicas. Ele também ressaltou a importância de haver diversas distribuições, em lugar de uma “monocultura” de software, mas lamentou que sistemas de baixa qualidade sejam usados apenas para baratear o custo dos equipamentos, afastando o usuário leigo.

A conversa também abordou a concorrência com a Microsoft e o futuro da proposta do SL:

- O futuro é brilhante, pois em fim só haverá Liberdade neste planeta, em todos os sentidos – resumiu.

Leia no post anterior a íntegra do chat ao vivo com Thomas Soares, da comissão organizadora do fisl.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Envie seu Comentário