Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"Hacker é individualista colaborativo", afirma Sergio Amadeu sobre a ética hacker

30 de junho de 2011 3

A ética hacker foi tema de debate na tarde desta quinta-feira no 12º Fórum Internacional do Software Livre (fisl12). Na discussão, o conselheiro da Fundação Software Livre América Latina Alexandre Oliva, o sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC Sergio Amadeu e o doutor em Ciências da Computação e professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia Nelson Pretto criticaram os ataques a sites de órgãos governamentais realizados por crackers na semana passada, salientaram a diferença entre hackers e crackers e defenderam o papel dos hackers no desenvolvimento da internet e da ciência.

Pretto destacou o compartilhamento como um fundamento da atitude hacker e defendeu que ele deveria servir como base para a produção cultural e científica do país, posição ecoada por Amadeu. O sociólogo caracterizou o hacker como um “individualista colaborativo”:

- Me realizo como hacker quando contribuo com a comunidade. Hacker é um individualista, mas não no sentido da massa na boiada. Ele é um individualista colaborativo. Ele se realiza quando consegue compartilhar os códigos com os outros.

Amadeu defendeu ainda o papel do hacker no desenvolvimento da rede:

- A cultura hacker está no coração do desenvolvimento da internet.


Comentários

comentários

Comentários (3)

  • leonardo diz: 30 de junho de 2011

    ah tá.
    rsr

  • Renan diz: 1 de julho de 2011

    Essas reportagens, Midia em geral, só falam meias verdades ou nem isso, por que nessa pagina infoesfera, de informática, vocês não falam sobre Anonymous ou LuzSec brazil, falando qual é a idéia do grupo e por esses ataques contra o sites do governo( que o objetivo é expor a corrupção epidêmica), sobre as manifestações que eles vão promover dia 02/07 contra esse governo corrupto! eles não são crackers, são hackers que tem mais convicções, do que canais de TV que alienam o povo com novelas imbecis! e é isso!:)

  • Ismael diz: 1 de julho de 2011

    Renan

    Uma das piores coisas que aconteceu foi esse LulzSec começar esses ataques tão seguido do que o Anonymous fez. Isso mistura as coisas.

    O Anonymous revidou contra a covardia que se estava(e ainda está) fazendo contra o Wikileaks. Já esse Lulz, como o próprio nome e “slogan” diz, faz só por diversão, coisa mais infantil impossível.

    Essas passeatas de amanhã(dia 2/7) se acontecerem, são uma prova de como temos gente alienada. Uma massa inteira vai servir só de diversão pros crackerzinhos de apartamento. Eles vão ficar vendo e rindo que conseguiram carneirinhos.

    Não? Então me diz, que corrupção eles falam ? É tudo abstrato, não se sabe do que falam. Alimentam a noção de alienação completa. Os antigos rebeldes sem causa.

    Só comprova o que se pode ver nos logs e relatos do tal lulzsec brasil, mal sabem articular frases com coerência. O maior resultado é vergonha alheia, isso eles geram com eficiência.

Envie seu Comentário