Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sintetizador de voz para auxiliar deficientes visuais com leitura de telas é testado no fisl12

02 de julho de 2011 0




Jorge e Neusa falam sobre o sintetizador Liane




O sintetizador de voz Liane, projetado para auxiliar deficientes visuais na leitura de textos no computador, foi apresentado e colocado à prova este sábado no fisl12. Desenvolvido pelo Serpro em parceria com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto tem como base o software livre Orca. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social e Cidadania do Serpro no Estado, Neusa Ribeiro, o sintetizador se encontra em fase de testes:


- Hoje nós temos algumas tecnologias desse tipo, só que são programas pagos. Este é baseado em software livre e queremos levar para o maior número de pessoas possível. Estamos desenvolvendo uma parceria com a União Brasileira dos Cegos e outras associações para instalar o programa em pelo menos um servidor de cada instituição e deixá-lo à disposição de quem precisar.

Para aprimorar o programa, o órgão está convidando pessoas com deficiência visual em Porto Alegre e arredores para usá-lo e propor melhorias. O blog Infosfera pediu ajuda ao administrador de sistemas e deficiente visual Jorge Vieira, que participa do fisl12, para testar o programa. Ele aprovou o resultado:

- É uma boa contribuição pela qualidade do sintetizador, que é melhor do que o padrão que acompanha o software Orca. É mais audível e claro. Eu trabalho com informática, mas às vezes quem está começando a se acostumar com o computador e pega uma voz muito robotizada, acaba tendo dificuldade. E é uma tecnologia nacional.

Vieira aproveitou a ocasião, no entanto, para sugerir melhorias. Segundo ele, seria uma boa ideia integrar o sintetizador com um projeto desenvolvido em Novo Hamburgo que torna a interface Linux mais acessível para o deficiente visual e mais amigável para usuários que estão começando a lidar com informática.

- Não adianta reinventar a roda. Esse é um projeto baseado no sintetizador e já temos uma boa iniciativa em termos de interface. O melhor é trocar figurinha e juntar esforços para tornar a tecnologia cada vez mais acessível num curto espaço de tempo – argumenta.

Neusa cedeu uma cópia do programa para o blog Infosfera sorteá-lo entre os seus leitores. Se você tem interesse em utilizar o sintetizador, escreva para leticia.pakulski@rbsonline.com.br contando como o programa facilitaria a sua vida. Para obter outras cópias ou auxílio do Serpro para utlização do sintetizador, é só entrar em contato com a Neusa pelo telefone 51 2129-1392 ou pelo e-mail neusa.rodrigues-ribeiro@serpro.gov.br.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário