Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

[Tutorial] Como usar (ou não) o videochat por Skype no Facebook

08 de julho de 2011 8
The following two tabs change content below.

Quase como se fosse uma reação imediata à nova rede social Google+, o Facebook divulgou nessa semana uma parceria com Microsoft/Skype para usar a popular ferramenta no seu serviço de chat, permitindo chamadas de vídeo no site de relacionamentos. Todavia, muita instabilidade e dificuldade de conexão foram relatadas pelos usuários nos primeiros dias.

Foi o caso do Infosfera. Testamos a vídeo-chamada, tentando estabelecer um contato Porto Alegre-Canadá com a colega de blog tecnológico Vanessa Nunes (que já havia conseguido usar o serviço). No entanto, só o que recebemos foram avisos de erro “na cara”.

Como a instabilidade não é absoluta, abaixo um passo a passo explica como conectar-se (ou não, dependendo da sua sorte) por vídeo-chamada com um amigo.

1 - Entre na url específica do Facebook para o serviço de videochat (facebook.com/videocalling);

2 - Conecte-se normalmente, usando seu e-mail de usuário e senha;

3 – Já logado, clique no botão verde “Introdução”. Abrirá sua lista de amigos, como na imagem. Escolha alguém para iniciar um chat;

4 – Quando abrir a caixa de chat, clique no ícone da câmera, como mostra a figura;

5 – A págjna vai perguntar se você quer configurar a chamada por vídeo. Aceite;

6 – O Facebook vai oferecer o download do plugin necessário. Aceite e aguarde concluir. Depois de baixado o arquivo, execute-o (geralmente ele é salvo na pasta “Meus documentos\Downloads”);


7 – Quando a instalação finalizar o Facebook vai imediatamente realizar a ligação para seu contato e abrir a vídeo-chamada.

Como eu disse lá no início do post, no teste do Infosfera o serviço não funcionou. Em nosso caso, recebemos um aviso de erro do plugin (abaixo), mas informes de serviço temporariamente indisponível e outros alertas foram relatados. E, também como dito antes, alguns usuários conseguiram conectar. Portanto, não desista.

Para quem não conseguir de jeito nenhum falar com os amigos, a opção é o vídeo-recado, como o que a colega Vanessa deixou aos camaradas menos afortunados…

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (8)

  • Isis diz: 8 de julho de 2011

    Olá, André! Tudo bem? Gostaria de saber se há um programa de gravação de aúdio e vídeo gratuíto para usar com o Skype.

    Resposta: Isis, eu uso o programa Camtasia para capturar áudio e vídeo da tela do PC, mas não é gratuito. Específico para Skype e grátis não sei se tem não.

  • Ricardo diz: 8 de julho de 2011

    Eu consegui usar uma vez com minha irmã para testar. Legal até! Mas depois quando fui tentar com os amigos só erro também he he he mas logo logo deve se estabilizar o recurso!

  • Paula diz: 11 de julho de 2011

    É possivel fazer chamadas de video pelo iPhone?tks

  • Luiz Fernando Figueiredo diz: 18 de julho de 2011

    Porque não lançam também para que usa Linux.

  • janilza diz: 7 de agosto de 2011

    Olá amigos
    Na minha lista de contatos nem sequer aparece o ícone da câmera para poder fazer a instalação do plugin. Alguém sabe oque está acontecendo?
    Um abraço

  • erica teixeira diz: 18 de setembro de 2011

    n consegui utilizar o skype no facebook,n tem nem a camerinha…isso n funciona e n tem expliccao de como fazer passo a passo no google…n gotei…

  • erica teixeira diz: 18 de setembro de 2011

    n consegui utilizar o skype no facebook,n tem nem a camerinha…isso n funciona e n tem expliccao de como fazer passo a passo no google…n gotei…

  • Marcosnik diz: 24 de maio de 2013

    Gostei das dicas e o meu também nao deu mas valeu.
    Abraço!

Envie seu Comentário