Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Games memória - FIFA International Soccer

18 de julho de 2011 24
The following two tabs change content below.

Janco Tianno vem com a bola em direção ao bico da grande área. Carrega a barra de força, chuta cruzado e GOOL!!

A jogada, certamente, se repetiu inúmeras vezes para os boleiros do FIFA International Soccer, game de 1994 que deu origem a franquia FIFA – ainda hoje uma das mais populares dentre os games de futebol. A série Games memória relembra neste capítulo craques e lances desse clássico em imagens e vídeo (lá no final do post).

Atualmente, FIFA compete pela preferência dos usuários com o Pro Evolution Soccer/Winning Eleven, da Konami. O jogo, desenvolvido pela Electronic Arts (EA), teve sua primeira versão em plataformas como PC e videogames de 16-bits (Super Nintendo e Mega Drive). Como sempre fui da gurizada do Super Nes, a versão que joguei era do console da Nintendo.

As imagens abaixo retomam características marcantes do jogo. Leia a explicação nas legendas, e clique sobre as fotos se quiser vê-las ampliadas. No final do post, um vídeo no melhor estilo “retrô” – com narração e tudo – mostra dois dos lances mais picaretas da história do futebol virtual.

- A lista de seleções disponíveis era bastante variada, com times de diversos continentes.

- A escalação do Brasil (acima, direita). A dupla de ataque titular: Janco Tianno e Paulo Bellaro. Tito Mancuso é um famoso meio-campista. Muita gente confunde e pensa que o Tito era centroavante.

- O “treinador” podia escolher formação e estratégia.

- A barra de energia (acima, à esquerda). Uma das inovações da época que se tornou comum em games de futebol posteriores.

- Carnificina liberada: uma das opções possíveis era desabilitar as faltas do jogo (acima, direita), abrindo espaço para sentar a lenha no adversário.

- Juiz apita, é falta! O árbitro não aparecia dentro do campo. Nem os bandeirinhas, embora houvesse impedimentos (imagem no canto inferior direito).

- Um quadro de visualização facilitava a cobrança de escanteios e laterais.

- Os placares comemorativos dos gols eram uma marca do game (no vídeo, veja uma seleção com as mais divertidas).

- Na comemoração, o craque brasileiro Janco Tianno imita o clássico soco no ar de Pelé.

NO VÍDEO: lances curiosos – incluindo as manhas cretinas para fazer gol. Clique e assista!

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (24)

  • Felipe diz: 18 de julho de 2011

    Old School! Eu não gostava do FIFA, e sim do International SuperStar Soccer.

    Era a disputa da época, assim como hoje é PES X FIFA.

    Resposta: Felipe, então confere aí nos posts antigos da série o sobre o Super Star Soccer (que era mesmo melhor que o Fifa, na minha modesta opinião).

  • Tiago diz: 18 de julho de 2011

    Clááááááássico… joguei muito! Janco Tiano era melhor que Romário! Hehehehe! Paulo bellaro, lembro de todos como se fosse ontem!

  • Alessandro Beiersdorf diz: 18 de julho de 2011

    Baaaah, momento nostalgico agora.
    Joguei muito esse Fifa 94. Fazia até campeonato contra a máquina. Várias tardes na frente do pc. Putz.. bons tempos de criança (muito velho que sou agora, 18 anos).

    Abraço!

    Resposta: Ahahaha. Valeu, abraço!

  • rafael bitencourt diz: 18 de julho de 2011

    SAQUE DO GOLEIRO!

  • Adriano Felin Camargo diz: 18 de julho de 2011

    O Alleijo é mais craque hein!!!!

  • Johnnie Sparrow diz: 18 de julho de 2011

    Joguei muito esse FIFA. Janco Tiano era o cara. Mas eu gostava do Clive Gratton (que na verdade era o goleiro reserva da Inglaterra) Esse eu botava no ataque e ele sempre resolvia.

  • André diz: 18 de julho de 2011

    Cara, eu adorava esse jogo mas e tinha o 95 pra mega. Alto trambique pra fazer gol. Aquele de mudar o controle eu fiz alta vez quando a coisa ficava feia. Hahahahha

  • Maikel diz: 18 de julho de 2011

    Muito Legal, era o TOP da Época, joguei muito esse Game no SNES, vale lembrar que a argentina tinha o Luis Alfios e a Alemanha tinha o Klaus…. grandes Craques… hehehe

    Depois dessa versão foi lançada uma Fifa GOLD que ai aparecia o Juiz no campo e depois uma que tinha até Indoor Soccer….

  • Eduardo Silva diz: 18 de julho de 2011

    Bah! Véio! Muito tri esse jogo! Fica horas jogando com meu irmão, tinha o Joe Della Savia na Itália, se não me engano, mas eu era da família do mega drive. Show, fica uma sugestão para próximo comentário: O jogo do Ayrton Senna.

    Resposta: Esse jogo do Senna era muito legal mesmo. Sugestão anotada!

  • Fabio Cunha diz: 18 de julho de 2011

    Saudosismo pegou forte aqui. De bem que eu preferia o International Superstar Soccer, quem eh q nunca empilhava gols com o Allejo? Legal Rb eram os fakes paraguaios que editavam esses games com os times Brasileiros. Saudades dessa época. Vou ali jogar Super Mario e já volto rsrsrs

  • Marcio diz: 18 de julho de 2011

    A bola rolava demais no FIFA, já no International era bem mais preciso o controle. Eu gostava de jogar a parte de Futebol de Salão, nunca tinha visto em um videogame.

  • Gleisson diz: 19 de julho de 2011

    bahh essa foi o Único jogo que eu tive pra jogar no super nintendo, funciona até hj, tem outro fato interessante do jogo, na qual é possível dar cabeçadas nos outro jogadores, como o Zidane fez na final da copa do mundo de 2006 ehehehe

    valew ai por recordar esses momentos

  • Fernando diz: 19 de julho de 2011

    Eu joguei muito esse jogo, e jogava com a Alemanha. Alguns jogadores da Alemanha eram o Kevin Piknell e Brian Plank, como ataque e no meio o Rudi Jantz, que acertava do meio da rua…

  • Mateus diz: 19 de julho de 2011

    International Superstar Soccer é IMBATÍVEL. E a “versão brasileira” era a melhor.

  • Gustavo diz: 19 de julho de 2011

    Preferia o International Super Star Soccer DELUXE (lembro como no início do jogo o narrador falava deluxe gritando) xD

  • Wallace diz: 19 de julho de 2011

    Na verdade o 1º jogo com a opção de jogar Futebol de Salão era o Striker (da Rage Software) de 1993 feito para o SNES. Este para mim sempre foi o MELHOR futebol de todos. Jogo até hoje no emulador de SNES do PC. Tem a opção de jogar salão o campo. No modo futebol de salão a bola não saia, dava para fazer tabelinhas com a parede. Muito bom. Segue link com vídeo do jogo para relembrar ou para conhecer. Esse jogo também merece um post.
    Abraço.

    Resposta: É isso aí, Wallace. Nesse Fifa de 1994 nem tinha o futsal ainda. O Striker eu joguei pra caramba, uma hora vou postar sobre ele também.

  • Frick diz: 19 de julho de 2011

    O legal era ficar na frente do goleiro na hora da reposição de bola, ele chutava em cima do atacante.. era uma maneira fácil de fazer gol, não sei se era neste fifa ou no fifa 90.

    Resposta: É nesse, Frick. Pô, tu não viu o vídeo?! Tem exatamente essa jogada, muito legal.

  • luiz diz: 19 de julho de 2011

    Nossa. esse jogo era muito ruim…. a bola ia… a imagem ficava… nao dava para controlar os jogadores.. muito ruim… bom era o international super star soccer, esse sim revolucionou os games de futebol!!

  • Oscar diz: 19 de julho de 2011

    fifa 95 melhor game futebol ever

  • cristiano diz: 19 de julho de 2011

    FORTE BOMBAA

  • Rafael diz: 21 de julho de 2011

    Eu ADORAVA esse jogo, joguei muuuuuito no PC.

    Acho que no SNES poderia até ser legal, mas provavelmente muito inferior ao Internation Superstar Soccer.

  • Wilker diz: 28 de julho de 2011

    Consegui um cd pra play2 com ISSD e FIFA 94,jogo todo dia!

  • Rogélio diz: 7 de setembro de 2011

    Muito legal mesmo . Alguém onde podemos baixar esse jogo … ?

  • Futebol, Orkut e SMS de graça – os cinco posts de destaque do Infosfera na temporada | Infosfera diz: 29 de dezembro de 2011

    [...] >>>Clique aqui para ler o post [...]

Envie seu Comentário