Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Doodle Interativo Google

22 de julho de 2011 1
The following two tabs change content below.

Latest posts by Ederson Melo (see all)

O Doodle Animado do Google traz um móbile semelhante ao criado por Alexandre Calder em comemoração a seu 113º Aniversário. Como cortesia da Fundação Calder / ARS, NY.

 

Observem a sombra quando o Móbile se movimenta!!!!


Calder foi o primeiro a explorar o movimento na escultura e um dos poucos artistas a criar uma nova forma – o móbile. Nos últimos anos mantinha um estúdio em Saché, perto de Tours e embora vivesse aí a maior parte do tempo, conservou sua fazenda de Roxbury, Connecticut, comprada em 1933, e que se tornara um verdadeiro repositório de trabalhos e objetos feitos por ele – desde os andirons espiralados da lareira rústica até às bandejas feitas com latas de azeite italiano. Alexander Calder também conhecido por Sandy Calder, foi um escultor e artista plástico estadunidense famoso por desenvolver seus móbiles.

As décadas de 1930 e 1940 foram extraordinariamente produtivas para Calder. Sua criatividade levou-o a realizar obras cada vez mais versáteis, como esculturas ao ar livre, cenários para teatros e balés e móbiles para arquitetura.

Móbile é um modelo abstrato que tem peças móveis, impulsionadas por motores ou pela força natural das correntes de ar. Suas partes giratórias criam uma experiência visual de dimensões e formas em constante equilíbrio. O móbile foi inicialmente sugerido por Marcel Duchamp para uma exibição de 1932, em Paris, sobre certas obras de Alexander Calder, que se converteu no maior exponente da escultura móbile.

Em 1964, outra grande retrospectiva de sua obra foi realizada no Museu Guggenheim de Nova York. Calder seria consagrado como o grande inovador da escultura no século 20. Faleceu, na casa de uma de suas filhas, aos 78 anos.


Fonte(s):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Calder

http://www.webdig.com.br/6219/doodle-interativo-google-comemora-escultor-alexander-calder/


Comentários

comentários

Comentários (1)

  • linda9636 diz: 19 de maio de 2013

    só tenho uma coisa a falar:A-DO-REI-!

Envie seu Comentário