Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Robô em forma de travesseiro de urso promete sono tranquilo

16 de novembro de 2011 1

Você ronca enquanto dorme? Esta é uma reclamação comum entre casais ou quando se recebe aquela visita inesperada de um parente ligeiramente “barulhento” à noite. Pois cientistas japoneses desenvolveram uma espécie de robô que promete acabar com essa pequena dor de cabeça na hora do sono.

A invenção foi apresentada durante o 19º International Robot Exhibition in Tokyo, evento voltado para a divulgação do que há de mais moderno, às vezes até inusitado, em termos de tecnologia e robótica no Japão e conta com a participação de mais de 270 companhias. Jukusui-kun (“sono profundo”, em tradução livre) é um travesseiro em forma de urso polar desenvolvido pelo Dr. Kabe da Universidade Wasaeda para ajudar quem sofre de apneia, desordem que obstrui a respiração durante o sono, mas também pode ser um ótimo aliado para quem ronca.

O robô é composto por um medidor de oxigênio (muito fofo, por sinal), que fica preso na mão da pessoa, uma fina plataforma que fica embaixo do colchão e um microfone plugado no travesseiro para medir o nível de decibéis do ronco. Ao menor sinal de alerta, a patinha do urso se move em direção ao rosto de quem está dormindo e o acaricia gentilmente até que a pessoa se vire para uma boa noite de sono. O vídeo abaixo mostra o urso em ação:

* Via Japan Trends.

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Daiana diz: 16 de novembro de 2011

    1-O ronco é causado por diversos fatores. Fazer com que a pessoa somente mude de posição, pode não solucionar em muitos casos.
    2-A pessoa que ronca pode ter um problema sério por trás, chamado apnéia do sono. O paciente com apnéia do sono já tem uma fragmentação do sono, colocando um robo para acordá-la a cada ronco, aumentaria a conscientização do despertar.
    3-Tanto o ronco quanto a apnéia é causado na via aérea do paciente. Se despertar o paciente resolvesse o problema, as esposas com certeza tratariam seus maridos!

Envie seu Comentário