Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

[Participe] Além do Orkut, Facebook matou também o MSN?

16 de janeiro de 2012 53
The following two tabs change content below.

Embora alguns ainda lutem bravamente, a verdade é que o Facebook matou o Orkut no Brasil. A rede social “B” da Google - que foca no Google+ – ainda pode ser líder por aqui, mas parece apenas questão de tempo. E além do Orkut, outro querido de longa data dos usuários de internet também parece estar com um pé na cova em função do site de Mark Zuckerberg: o MSN.

A ferramenta de mensagens instantâneas deve ser, talvez junto com o Windows XP, uma das coisas mais populares da Microsoft. Durante anos inimigo das empresas que tentaram impedir seus funcionários de ficaram de papo em lugar de trabalhar, e aliado dos amigos distantes, o MSN cada vez mais perde espaço para o chat do Facebook. Quase ninguém mais diz “a gente se fala no MSN” e sim “a gente se fala no ‘Face’”.

O segredo parece estar na praticidade de encontrar tudo no mesmo lugar. Enquanto navega na rede social e furunga a vida dos camaradas, o usuário já troca uma ideia no chat. No entanto, a coisa não é novidade. A turma do Orkut, por exemplo, poderia ter integrado o site ao G-Talk e fazer o mesmo processo há muito tempo. Mas isso nunca se tornou hábito porque, diferentemente do que ocorre agora, havia então uma resistência em abandonar o MSN.

A sobrevida do MSN está, em grande parte, naquela chamada “chinelagem” que ainda não migrou para o “Face” da “playboyzada” (em tempo, eu uso todos os serviços, esses termos são só reprodução do senso comum). E, como o Facebook está se popularizando, parece que em breve teremos mais um funeral.

E vocês, leitores, o que pensam? Ainda usam MSN? Ou só conversam pelo Facebook? Quem sabe um ICQ? Participem e opinem nos comentários!

Leia também:

>>>Orkut é o morto-vivo das redes sociais no Brasil

>>>[Opinião] Orkut segue líder no Brasil. Mas a morte é inevitável

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (53)

  • Flávio diz: 16 de janeiro de 2012

    O que eu acho mais sem sentido é gente que “xinga” a ferramenta, e não os usuários. Ué! O Facebook e o Orkut não postam nada, quem escreve bobagem são as pessoas! Em última análise, “chinelagem” são os teus/nossos amigos :-)

    PS: para deixar claro, entendi que tu não xingou nenhum dos dois sites, só citou o que se costuma dizer deles.

    Resposta: É isso mesmo ; )

  • Jose Marcks diz: 16 de janeiro de 2012

    Eu não concordo muito com isso, e me baseio em experiencia própria.
    A empresa onde trabalho considera MSN como ferramenta de trabalho e o FB está bloqueado para acesso na intranet.

  • Vingador diz: 16 de janeiro de 2012

    Acho q podia, até, se suicidar!!!!!

  • fernando diz: 16 de janeiro de 2012

    Olha eu espero que não termine o MSN pois uso muito durante o dia dia,e não uso tanto o face,pois ja ta se tornando uma chatice,com pessoas que postam coisas qe não tem nada haver nenhum conteudo.
    Face ja viro orkut

  • Rafaela diz: 16 de janeiro de 2012

    Acho discutível.
    Eu, por exemplo, posso até conversar pelo chat do face, mas prefiro o do msn pela praticidde de não ter que ficar com uma aaba/janela abertaa no chrome/firefox só pra ficar de papinho no face, quando posso usar o msn (em uma janela completamente separada e com mt mais funcionalidades que o chat do face tem).

    Sem contar que eu definitivamente ODEIO o barulinho que face faz quando alguém manda uma mensagem nova e você está em outra aba.Tem coisa mais irritante?

  • gil diz: 16 de janeiro de 2012

    Sou da turma anti face. Vida longa ao orkut e msn.

  • Gabriela diz: 16 de janeiro de 2012

    Acabei de descobrir que sou tri “chinelona”… hehe…
    Não troco o Orkut pelo Facebook nem que me paguem…, esse esquema de modinha, de todo mundo babando ovo no face tá até chato já… Não acho ele em nada melhor que o Orkut…
    Quanto ao MSN, acho uma ferramente ótima e simples, que serve para conversar e ponto…, sem querer ser tudo ao mesmo tempo…

  • marcelo diz: 16 de janeiro de 2012

    Para os negócios o MSN realmente esta morrendo, as pessoas preferem o skype, que tem seu forte no VOIP, esta no iPhone e iPad e tem o recurso de chat muito mais interativo e profissional, sem as ”frescuras” do MSN como cor de fonte, barulhinhos, etc.

  • Martinho diz: 16 de janeiro de 2012

    Pessoal, ohem e encarem os fatos: quantos anos de vida o MSN possui? FB é febre que não irá durar para sempre … enquanto o MSN ao longo dos seus anos de existência só tem melhorado sua interface e legião de usuários …

  • Orivalda Lima Silva diz: 16 de janeiro de 2012

    O facebook é uma otima ferramenta e deveria ser uma rede para conteudos rapidos e interessantes. Só que virou um local para registro diário de idiotices da playboyzada e das patricinhas sem conteúdo. É um tedio diario num lugar que deveria ser uma rede social para contato on line de pessoas adultas com papos interessantes. É dificil manter a qualidade do dialogo na rede desse modo pois num ambiente aberto é dificil impedir a idiotice…

  • Kat diz: 16 de janeiro de 2012

    É bem verdade!!Entro no msn pessoal e não tem quase ninguem!O pessoal sumiu já no face tem bem mais.Tenho duas contas pra msn,e a de uso pessoal esta quase anulada já a que uso para trabalho continua ativa.

  • gilberto diz: 16 de janeiro de 2012

    Estou todos os dias no messenger e, lá de vez em quando, quando quer brotar o meu lado chinelo, desocupado e fútil, fico uns minutos nos outros.

  • Milla TRICOLOR diz: 16 de janeiro de 2012

    Eu, particularmente, não gosto da ferramenta de bate-papo do face, sei lá, questão de costume, ainda prefiro o bom e velho ICQ (siiim!!!), substituído pelo msn, que uso até hoje e tenho vários amigos online, sempre.

    Mas o meu twitter o face aposentou, com certeza.

    É como rola no próprio face, da seção de frases abobadas que dizem a verdade: “o facebook já aposentou o orkut, o msn e o twitter, no dia em que isso aqui servir uísque com energético, adeus balada…”

    hehehe…

    é bem por essas, vamos ver… se bem que o face já está meio orkutzado… tá dando nojo!

    Bjo

  • Édi diz: 16 de janeiro de 2012

    Acho face meia boca assim como orkut.. msn ainda é ferramenta de trabalho assim como skype claro cada um com seu conceito mas face e twitter o kra da um peid.. e ja larga na midia q bobagem isso mundo viro 99,99999999% internet e o resto? praia, lazer etcetc fica onde…

  • rogerio cardozo diz: 16 de janeiro de 2012

    Acho que a google não deveria ter descontinuado o Orkut,mas já fez deveria só mudar o nome orkut para o google + e passa todo mundo de uma vez.O MSN é Otimo,mas hoje tem gente quer conversar e tem que não.

  • Ivolnei diz: 16 de janeiro de 2012

    MAIOR 171 ESSE FACE, PORCARIA PIOR QUE O ORKUT, NÃO TEM MELHOR QUE O MSN, ALEM DE SER BEM PRIVADO.

  • Frederico diz: 16 de janeiro de 2012

    Facebook é material grátis para bandidos e sequestradores com as carinhas da família inteira para facilitar os larápios. MSN toda vida! é rápido, funciona e coloca imagem quem quiser, o que vale é o diálogo e funciona.

  • euu diz: 16 de janeiro de 2012

    Acho que não, o facebook não matou o msn…
    O que está matando o msn é o SKYPE!!!
    Até eu que adoro msn jã estou trocando!!

  • Anderson Teixeira diz: 16 de janeiro de 2012

    Acredito que o Face seja uma ótima ferramenta que poderá matar as demais. Mas penso que o MSN terá uma sobrevida, visto que, conforme dito, praticidade e de uso profissional. Não obstante, o Face trouxe muitas falhas de segurança que não é de conhecimento dos usuários em geral (exemplo: seu texto, por enquanto, ficará pra sempre numa base de dados, mesmo que vc exclua, vc perde o acesso mas a msgm continuará sempre na base do Face), por isso não migrei para o FB.

  • Leo diz: 16 de janeiro de 2012

    Só uso MSN, espero que nao morra tao cedo.

  • Norberto Sampaio diz: 16 de janeiro de 2012

    Tudo isso eh passageiro, eu sigo firme e forte no DONO da comunicação instantânea, o ICQ (I seek you).

    ICQ comanda!!!!!

  • anelise diz: 16 de janeiro de 2012

    Como tenho muitos amigos no fb nem abro o papo ali.Então converso pelo orkut e claro,no MSN ,maravilhoso!!! MAs só para os grandes amigos!!

  • CELO CARVALHO diz: 16 de janeiro de 2012

    Não gosto do Face, acho muito chato, frio, sem emoção. Prefiro o Orkut, é muito melhor, com certeza! Já msn não uso.

  • denilson nascimento diz: 16 de janeiro de 2012

    o face é tao recente no brasil e já é um lixo pior q o orkut. nao tem nada de fundamento. e o MSN nao morre nunca….

  • Fernando diz: 16 de janeiro de 2012

    bahhh velho icq de guerra ehehehe q tal um irc eheheh não curto o face, nem o orkut, mas antigamente não curtia o msn e tive q acabar migrando pra ele pq o icq foi atropelado!!! a tendência é o msn ir pra banha tb eheheh

  • pedrão diz: 16 de janeiro de 2012

    O que está matando o msn é a microsoft… na verdade, nem existe mais msn, é Windows Live Messenger.

  • Silvério diz: 16 de janeiro de 2012

    Na verdade o Facebook está em vias de lançar uma aplicação desktop no estilo do MSN, chamada Facebook Messanger, que vai se comunicar com o chat do Facebook, vai ser o último prego no caixão do MSN acredito.

  • Renan diz: 16 de janeiro de 2012

    Redículo isso… Li um comentário de um cara no facebook sobre o MSN “MSN, alguém usa ainda essa coisa”… Querem comparar um chatsinho rediculo do facebook com o MSN. Pooww, msn da pra ter a fotinho do lado, webcam, conversa de audio, enviar fotos, videos e muito mais. Sem comparação com o chat do facebook. Nada contra o facebook, tanto que eu uso o mesmo à uns 4 anos. Só acho que abandonar o MSN é idiotisse.

  • Ronaldo diz: 16 de janeiro de 2012

    Concordo plenamente, o msn é o melhor de todos, sou um usuário nato, que sempre estou em busca de novidades, eu nem uso o msn clássico porque uso outro sistema operacional, mais emfim sempre usei msn, e a respeito do orkut ele já estava em declínio a muito tempo, eu por exemplo mesmo sem ainda o facebook se popularizar tanto eu já não usava orkut com frequência, pois se tornou uma coisa muito vaga, não discordo que o facebook veio para concorrer neste mercado e é muito bom, mais como citaram antes de mim, está ficando igual ao orkut, e o nível caiu bastante, espero que possa continuar a ser legal porque eu uso e gosto, mais dizer que vai matar o msn, e falar muito bobagem não acham???

  • Adriano diz: 16 de janeiro de 2012

    MSN nunca vai ser morto!

  • Adriano diz: 16 de janeiro de 2012

    NENHUMA REDE SOCIAL VAI BATER O MSN

  • Jorgeluk diz: 17 de janeiro de 2012

    Eu primeiro criei um face e depois o orkut, acabei cancelando o face e ficando só com orkut, mas o msn não tem igual sempre vou usar. gosto é gosto cada um fica com que se identifica, nunca fui mesmo pela maioria.

  • Lucio diz: 17 de janeiro de 2012

    estava justamente pensando nisso domingo. antes ficava direto no msn e orkut. hoje fazem dias que nao entro no msn, só no face. e orkut ja está deletado.
    Excelente matéria!

  • Plutão diz: 17 de janeiro de 2012

    nao!!! pois o bate papo do facepuki e uma bossssta e o msn e bem mais prático e direto, bem mais profissional aliás!!!

  • luciano diz: 17 de janeiro de 2012

    esqueceu de dizer que se pode relacionar um ao outro, foi o que fiz, cada vez que abro o msn ele carrega meus contatos do face, as vezes ate me arrependo disso, pois é uma chatice quando se tem muitos contatos no face, na minha opinião acho mais fácio o skype metar o msn do que o face

  • Renato Oliveira diz: 17 de janeiro de 2012

    Tenho certeza que jamais isso ocorrerá . Messenger foca em outro tipo de comunicação. É um software e é exclusivamente para isso . Não acontecerá de um serviço consolidado há anos perder mercado para um website, ou rede social ou chat integrado . O Facebook é apenas um fenômeno, como cantores que explodem em sucesso repentinamente. Em pouco tempo declina .

  • Al Bundy diz: 17 de janeiro de 2012

    Vou criar o ASSBOOK e vou acabar com todas essas redes antissociais hehehe

  • Leonardo Vieira diz: 17 de janeiro de 2012

    Eu uso muito o orkut e o MSN.
    Como falaram acima, o Facebook é algo da moda.
    Um dos comentários acima falou da longevidade do MSN. Outros sistemas de conversas em linha (online) surgiram, como ICQ, mas nenhum conseguiu “derrubar” o MSN.
    Possuo também o FB, mas apenas como ferramenta de pesquisa, enquanto o Orkut eu uso realmente como “rede social”.
    Empresas dos mais variados ramos possuem tanto o FB quanto o Orkut para se relacionar com os consumidores/clientes. Vale também dizer que o Twitter está entre estas principais redes de relacionamento.

    Abraço a todos!

    Leonardo, de SC.

  • Marco diz: 17 de janeiro de 2012

    Olha,sou ainda do tempo do bom e velho ICQ e das Salas de Chat do Terra. Na verdade, pouco ou quase nunca usei o Orkut, tampouco o Face. Quanto ao segundo, nos poucos meses que usei, só encontrei, com raras exceções, gente que só quer aparecer.Conteúdo, pouquíssimo.

  • possoli diz: 17 de janeiro de 2012

    acontecerá com o face o mesmo que acontece com o orkut hoje, o aplicativo pode ser diferente mas as pessoas que usam são as mesmas, há de surgir uma ferramenta similar que fará com que todos migrem para a nova onda do momento.

  • ane diz: 17 de janeiro de 2012

    eu nao vivo sem, nenhum dos 3.
    fico o dia td no facebook, msn e orkut.
    trabalho em meio de comunicação, entao estar ligado nisso é demais.
    e quem fala mal, nao tem????
    duvidoooooooo
    falam pq nao tem o que fazer , senao ficariam eternamente calados.
    IDIOTAS

  • Pedro diz: 17 de janeiro de 2012

    Também discordo. Uso o MSN para trabalhar e está conectado sempre que meu pc está ligado. Contudo, tenho que reconhecer que o chat do FB é muito bom. A solução que encontrei foi integrar os dois através de um comando que o MSN tem há mais de dois anos. Assim tenho acesso as duas ferramentas de chat através e um único software e fico livre dos 3210910980188 anúncios de atualização das pessoas no FB.

  • Diego Alves diz: 20 de janeiro de 2012

    Depois que criaram esse último msn, uma porcaria, diga-se de passagem, as pessoas perderam a paciência…

    Agora dane-se a Microsoft !
    O negócio é começar a boicotar o Windows ;)

  • Hardcore Hardy diz: 2 de junho de 2012

    Nunca o MSN vai perder espaço na internet, o MSN vem forte a anos, o Facebook é apenas uma rede social modinha como twitter <( que ja esta falindo ) que um dia também irá falir, podem apostar, o pessoal da microsoft vai trazer novidades para o MSN. Eles cumprem o que prometem, e sempre sai coisa boa. O MSN nunca vai perder o espaço na internet, pois é o meio de comunicação mais usado, e nunca foi modinha, sempre foi uma rede social tradicional.
    Orkut também está morto ( não digo totalmente ) mais está falindo aos poucos, o Orkut só voltaria a ativa se inovassem ele, o que quebra nessas midias sociais, é esse negocio de compartilhar tudo que é foto e curtir.
    Não odeio o Facebook, pois eu uso muito ele, gosto muito dele também, só que não posso negar, eu entro nele, vejo o que tem de legal e pronto, e saio, no MSN eu entro nele, vejo o que tem de legal, e fico o dia todo nele.
    Eis que o novo MSN vai deixar a concorrência mais uma vez no chinelo…. Aguardem…

  • alexandre silva de souza diz: 12 de julho de 2012

    sou anti modismo! criticamos tanto o radicalismo e o extremismo no mundo e o que eles provocam na sociedade; no entanto as pessoas são extremistas e radicais ao querer extinguir ferramentas tão úteis como o MSN apenas por mero modismo. não sou fútil!! e convido todos a pensarem sobre isso e o quanto estamos dando dinheiro para os ditos criadores de algo que não faz tanta diferenças em nossas vidas a ponto de ficarmos dependetes de sites e aplicativos para podermos nos comunicar e relacionarmos com amigos..somos pessoas!! seres humanos !! precisamos do toque, do calor do ser humano, de falar, conversar ao vivo!! sentir o cheiro!! o que estamos nos tornando deixando que essas pessoas que estão por trás desses FB e smilares nos PROGRAMEM DO JEITO QUE QUEREM?? estamos virando marionetes cibernéticas e o pior !! Estamos pagando $$ por isso e os donos desses sites estão cada vêz mais BILIONÁRIOS!! SOMOS TODOS CABEÇAS PENSANTE OU MEROS IDIOTAS ??/

  • WANDERSON diz: 8 de agosto de 2012

    O FACE É UMA BOSTA… REDE SOCIAL DE FOFOCA…ELES NUNCA VAO CONSEGUIR DERRUBAR A FERRAMENTA DA MICROSOFT ´MSN- NAO TEM COMO ,POIS O MESMO TEM FUNCIONALIDADES QUE NENHUMA REDE SOCIAL AINDA CRIADA TEM, NAO DIGO O MSMO DO ORKUT, POIS POSSA SER Q HAJA UM DESFALQUE, JA POSSO VER Q MEUS CONTATOS DO MSN E DO ORKUT USAM MAIS O FACEBOOK…MAIS O MSN NAO VAI ACABAR ,ATE POR QUE É UMA FERRAMENTA MUITO USADA NAS EMPRESAS……….

  • Isabelle diz: 7 de setembro de 2012

    Nãaaaooooo, não vivo sem meu msn e sempre tenho muitos amigos on line. Cara, não dá p/ comparar o msn velho de guerra com o chat do face, fora que eu já to enjoando desse tb… as modinhas passam mas o msn sobrevive !!!!!!!

  • Fabricio diz: 27 de setembro de 2012

    Tenho a impressão que os anos dourados do msn chegaram ao fim, pois o meu parece um deserto

  • Gabriel diz: 20 de novembro de 2012

    O MSN vai ficar pra Memoria ….

    Enfim Vou perder Mais ou menos 96% dos meus contatos

  • kmeRd diz: 5 de dezembro de 2012

    Estamos em dezembro do fim de 2012 e se o mundo não acabar como o povo anda apregoando na rua… veremos o fim desta novela! Feliz ano novo, Paz, menos drogas e mais temperança!

  • devanir diz: 28 de janeiro de 2013

    afsssss e vamos ser obg a usar esta porcaria,temos direito não,bom eu penso que ngm deveria comprar créditos ou compra algo dos anunciante do skype….enfim usar apenas,e não da lucro a eles prq este [e o verdadeiro interesse deles.queremos o msn de volta.

  • Van Jacques diz: 1 de maio de 2013

    O fim do MSN era previsivel, desde o comeco. Facil de imaginar e explicar. O MSN foi uma tentativa desesperada da MS em disponibilizar uma ferramenta “clone generica” do famoso e “imortal” ICQ da Mirabilis. Colocando MSN integrado ao IE5.0 ,no inicio dos anos 2K. O ICQ jah era muito popular desde meados de 1997,quando a MS se tocou e correu atras, com isso o usuario brasileiro, que nao passa na verdade de uma “maria-vai-com-as-outras” migrou para o MSN , deixando de lado o incoparavel ICQ. A mesma historia se repetiu com o ORKUT, que era dominado por brasileiros, e que agora migram para o FaceBook… A historia se repete, em todos os aspectos, com isso, mesmo com as adaptacoes ocorrentes, certamente vai surgir uma nova ferramenta de comunicacao, e o “zeh povinho” vai migrar como fizera antes. Minha conta do ICQ ainda estah ativa, mas como na epoca a maioria dos meus contatos estavam espalhados pelo mundo, e os brasileiros, eram todos daqui do Br,posso afirmar com certeza, a plataforma do ICQ nao estagnou, e evoluiu com o tempo. Tudo isso sem mencionar que quando alguem “espirra” no facebook, todos ficam sabendo, e o que eh pior, todos ficam sabendo, que todos ficaram sabendo… uma verdadeira makina de span online oficial… uma chatice qdo se abre o email cadastrado pelo facebook, e encontrar a caixa de entrada, entupida de notificacoes do facebook, que alguem fez alguma coisa, o outro curtiu, o outro compartilhou, os demais detestaram e outros nem deram bola… Mas eh o cicloda vida, quem viver verah, afinal de contas , rei morto, rei posto…

  • Van Jacques diz: 1 de maio de 2013

    ..e por falar em evolucao, webmaster, inverta a ordem cronologica dos comentarios, fica melhor a apresentacao, e com cara de programa/pagina atualizado(a).

    ICQ FOREVER !!
    SKATE OR DIE!!!
    GREMIO F.B.P.A.
    odiado por POUCOS, temido por ALGUNS, respeitado por TODOS!
    NADA PODE SER MAIOR !!!

    A TERRA Eh AZUL !! (Gagarim,1961-GREMIO F.B.P.A.,1983)

Envie seu Comentário