Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Adaptador permite usar no computador fitas e controles originais de Super Nes e Mega Drive

24 de fevereiro de 2012 10
The following two tabs change content below.

Chore uma lágrima de saudosismo. O adaptador chamado Retrode permite jogar Super Nes e Mega Drive no computador usando os controles e as fitas (ou cartuchos) originais dos videogames. Os consoles, respectivamente da Nintendo e da Sega, foram sucesso na década de 1990 e, com títulos como Super Mario World e Sonic, têm fãs até hoje (me incluam nessa).

O adaptador é conectado por cabo USB e, segundo o fabricante, pode ser usado em dispositivos como PCs, Macs, tablets e smartphones. Com quatro conexões para controles (dois de SNES e dois de Mega), o Retrode custa US$ 85 mais o frete no site oficial.

Embora os desenvolvedores sugiram o uso dos cartuchos verdadeiros (não só por instinto de “arqueólogo dos games“, mas também por questões de direitos autorais), o dispositivo necessita de um emulador para rodar os jogos, e pode ser utilizado apenas com ROMs baixadas da internet. As fitas originais também podem ser jogadas usando um joystick USB comum ou o teclado.

Possivelmente você (e eu) deve estar pensando “e daí, com um emulador eu jogo qualquer console antigo usando meu controle do PlayStation“. É verdade, mas um bom antiquário sabe o gostinho de ter os equipamentos originais na mão. Claro que, nesse caso, mais legal ainda é ter o videogame completo…

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (10)

  • Rodrigo Alves diz: 24 de fevereiro de 2012

    é uma boa!!! mas concordo plenamente com você, nada como ter o gostinho jogar no videogame original!

  • Denis diz: 24 de fevereiro de 2012

    Interessante o produto, mas pelo preço (fora frete + impostos de importação), vale mais a pena comprar os consoles originais (até estou vendo para comprar um Super NES).

  • Luciano Machado diz: 24 de fevereiro de 2012

    Achei essa invenção muito saudosista, nostaugica e pouco útil. Jogar games de Mega Drive e SNES é possível atráves de emuladores, conforme citado na reportagem. Eu mesmo já baixei vários jogos clássicos de ambos consoles e a jogabilidade é a mesma. Há no mercado inclusive joysticks similares aos dos consoles citados com entrada USB para ligar no PC.
    Outra desvantagem é o alto custo do dispositivo, como disse o Denis. Pelo preço valeria mais a pena comprar o console original.

    Enfim… Interessante mas meio ínútil. É quase o mesmo que poder adaptar o teclado na máquina de escrever no computador.

  • Leandro diz: 24 de fevereiro de 2012

    Ahhh, eu com um desses ai há uns 15 anos atrás… Ia fazer um estrago.

  • Cavalo Power diz: 24 de fevereiro de 2012

    Bom eu concordo com a parte de todos gostarem de jogar com controles originais mais emulador tem de monde e os jogos tambem é desnecessario essa peça chamada RETROIDE para cartuchos e controles e mais facil e barato baixar da net

  • Carlos diz: 24 de fevereiro de 2012

    Eu ainda tenho meu Mega Drive e meu Super NES. Não preciso dessa porcaria.

    Resposta: Puxa, Carlos, agora me matou de inveja!

  • PANDA diz: 24 de fevereiro de 2012

    Q DUCARALHO…. EU AMO 8 BITS E 16 BITS… SEM DÚVIDA SÃO OS MELHORES CONSOLES… TENHO 1 PS3 C/ 300 JOGOS DIVIDIDOS EM 3TB DE HDS…. Q NÃO CHEGAM NEM AOS PÉS DESTES CONSOLES…

    Resposta: Também amo os 8-bits!

  • Rui Dias diz: 24 de fevereiro de 2012

    E queria o ATARI !!!!!!!!!!!1

  • Deiwidson silva dos santos diz: 6 de dezembro de 2012

    Olá André, o seu artigo é o maximo, sou fã de SNES e MegaDrive e tenho esses dois consoles em casa tenho vários títulos desde a década de 90. Eu moro na cidade de Tianguá-CE localizada na serra da Ibiapaba aqui as coisas são mais difíceis de se obter, mas é uma cidade tranquila boa de residir, então Queria saber onde posso comprar on-line esse Aparelho se souber me envie uma resposta pro meu e-mail deiwidson@hotmail.com, valeu e agradeço pela atenção.

    Resposta: Opa. Tem link ali no post com o site onde comprar : )

  • Tassio Santana diz: 21 de julho de 2013

    Interessante a reportagem, mas não gostei da proposta do produto.
    Como foi dito pelo próprio colunista e por um dos que comentaram seria mais vantajoso pra um fãn desses jogos jogar no próprio console e pelo preço seria mais viável comprar um Snes ou um Mega Drive(usado e em bom estado).
    Particularmente tenho um Snes completo e não troco ele por esse produto do artigo, nunca trocaria. Seria mais interessante fabricar esses consoles(com a mesma qualidade que eram fabricados) juntamente com os acessórios, agradaria praticamente todo o nicho que curte esses jogos, é apenas minha opinião.

Envie seu Comentário