Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Redes sociais aumentam popularidade do fenômeno K-pop no mercado mundial

09 de março de 2012 7

Você já ouviu falar em K-Pop? A música pop coreana faz parte de uma tendência conhecida como a ‘Onda Coreana’, também chamada de “hallyu”, em coreano. Os taiwaneses foram os primeiros a notar a invasão das novelas coreanas e dos shows de variedades na sua programação televisiva na década de 1990. O K-pop conquistou a Ásia há algum tempo e agora, em meio à proliferação global das redes sociais, tem se tornado um fenômeno aqui no Brasil.

Canais no YouTube, páginas no Facebook e contas no Twitter. Estes são os maiores aliados dessa repercussão. Através das redes sociais, boy bands e girl bands de K-Pop propagam suas músicas para além das fronteiras da Ásia, onde já são considerados verdadeiros ídolos, enquanto os fãs utilizam os mesmos canais para compartilhar sua devoção com outros adeptos do gênero musical, espalhados pelo globo. Mesmo sem saber coreano fluente, todos cantam a letra das músicas de cor, e as coreografias sincronizadas já viraram febre, abrindo espaço para competições, como o Festival Mundial K-Pop, que aconteceu na cidade de Changwon, na Coreia do Sul, em dezembro, e até flash mobs. Há muitos vídeos no YouTube. Eventos de animes e cosplays também já incorporaram a cultura sul-coreana, dedicando salas exclusivas para a exposição de material sobre os artistas e apresentações de grupos cover.

- Quando bandas como 2NE1, Super Junior e SHINee fazem shows na Europa e nos Estados Unidos, os ingressos se esgotam em minutos, e os fãs têm usado o Facebook e o Twitter para organizar flash mobs, resultando em mais shows, como fizeram em Paris, em maio – diz o artigo “Bringing K-pop to the West”, publicado pelo jornal ‘New York Times’.

O estilo K-Pop pode ser definido como uma “fusão da música com sintetizadores, videoarte, roupas da moda e uma certa provocação sexual misturada com um ar de inocência”. As músicas têm refrão repetitivo, muitas vezes intercalado com palavras ou frases em inglês, e coreografias sincronizadas com muita ginga e rebolado dos sul-coreanos.

As gravadoras têm seu próprio canal no YouTube, e algumas bandas também utilizam o espaço. Vídeos de bandas como Girls’ Generation tiveram quase 60 milhões de visualizações (vídeo acima). O grupo fez sua estreia na TV norte-americana com uma participação no programa “Late Show” de David Letterman em janeiro. No ano passado, o Brasil recebeu os primeiros shows com bandas de K-Pop. Em São Paulo, fãs acompanharam o United Cube Concert, com performances de Beast (formado por seis garotos), 4Minute (quinteto de meninas) e da cantora G.NA.

Se ficou curioso para conhecer o K-Pop ou já é fã e quer aprender as coreografias, abaixo tem alguns vídeos que eu recomendo:

Quem quiser dicas de bandas e músicas, pode conferir meus favoritos no meu canal no YouTube.

* Com informações de artigo publicado pelo ‘New York Times‘.

Comentários

comentários

Comentários (7)

  • Mariana Brasil diz: 9 de março de 2012

    Amooo k-pop :D conheço desde 2009… o diferencial é que eles dançam, cantam, são bonitos *-*
    E com o tempo você começa se acostumar com os rostos, com a língua… e quando for ver, tu está apaixonada pela Coréia e pelos coreanos :P
    Amei o post :3

  • Juliane diz: 10 de março de 2012

    Não sou o que se possa dizer de fã de k-pop, pq tem muitos grupos que não gosto.
    Mas gosto muuito de 2ne1, Super junior e Bigbang.
    É muito om ver matérias relacionada ao K-pop no Brasil.
    Gostei muito da matéria e dos videos que recomendaram.

  • Derick diz: 10 de março de 2012

    Vi os 1º videos das garotas mas ñ consegui ver os últimos por ser de banda de garotos.O sucesso mesmo é por elas serem bonitinhas,deu até vontade de ***** uma sul coreana.
    André,cuidado com ECAD!

  • Dani diz: 10 de março de 2012

    Adoro…………..hey faltou grupo tem varios que sao otimos,cade o super junior,TVXQ……….mas na boa os grupos masculinos sao melhores que os femininos…

    ADORO SHINNE !!!!!!!!!!!

    Resposta: Oi Dani! São tantos grupos bons que faltaria espaço para citar todos. Super Junior, TVXQ, BigBang, Beast, entre outros. Suas indicações complementam minha lista de recomendações, com certeza! Obrigada pelo comentário!! :) (@natyaeris)

  • sylvio neto diz: 29 de março de 2012

    Prezado Andre,
    Você tem idéia de como eu poderia alavancar uma banda de samba/pagode e um escritor literatura/poesia através das redes sociais/

    Conhece para me indicar algum tipo de leitura a respeito?

    Tens em sua cabeça o caminho daspedras para que eu possa ganhar uma grana e viver dignamente alavancando inicialmente estes dois blocos de possibilidade?

    Resposta: Bah, Sylvio, desculpe, mas não sei nada sobre o assunto.

  • Gabriela Kühl diz: 27 de abril de 2012

    Nossa, caí nessa página por acidente, mas é muito bom ver que há artigos que difundem o kpop mesmo no sul. Não desprezando a cultura e a musicalidade destes rincões, mas penso que seria ótimo se o Brasil produzisse pop de qualidade. Eles são muito bem assessorados e produzidos, e me atrevo a dizer que os brasileiros são ainda mais bonitos e talentosos, mas só investem em áreas culturais um tanto duvidosas. Nada contra as popozudas, mas elas já saturaram…

    Nós em Joinville também curtimos kpop!

  • Maknae_Michalski diz: 27 de maio de 2013

    I♥KPOP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Temq teerrrr mais kpop nessa coisa de cidadee!
    2NE1 , my love 4ever. ((:’

Envie seu Comentário