Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

[DICA] Storify, um canal para filtrar informações em tempo real na web

13 de março de 2012 0

“Storify enables anyone to create social stories”.

Qualquer um pode contar uma história, e usar a internet como fonte direta de informações é uma prática cada vez mais comum. Mas filtrar uma ideia com o “boom” de informações que pipocam na internet todos os dias a partir de um turbilhão de tweets e centenas, milhões e até mesmo bilhões de atualizações no Facebook não é uma tarefa fácil. Ao menos, não era.

Uma dica é o serviço proposto pelo Storify.com, site que ajuda o internauta a reunir e a organizar a enorme quantidade de informações que chegam na internet em tempo real. O resultado desse “mosaico” transforma o emaranhado de fragmentos compartilhados nas mídias sociais – postagens, fotos e vídeos – em publicações bem legais na web, com os mais diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto.

Como funciona? Depois de fazer o login, através da sua conta no Twitter ou no Facebook, uma janela se abre, dividida em duas colunas: de um lado, um box com as mídias sociais (Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, Google, o próprio Storify, além de outros sites que ofereçam conteúdo em formato RSS), e do outro, as ferramentas para a edição do texto. Para incluir algum tweet, por exemplo, só é preciso arrastar e soltar a mensagem no local desejado.

Ao realizar a busca, basta digitar um tema qualquer, você terá acesso a tudo o que foi escrito sobre. Um exemplo recente que ilustra bem a ideia é o anúncio do novo iPad na semana passada. Quer saber como foi a repercussão do lançamento do tablet da Apple na web? Clique aqui.

Depois de pronto, você pode incorporar o conteúdo instantaneamente em diversas plataformas, como o Twitter, Facebook, WordPress, Tumblr, entre outros endereços eletrônicos.

Além do site, o internauta pode baixar, gratuitamente, uma versão do Storify como aplicativo para o iPad.

O Storify.com foi criado por um ex-repórter da Associated Press e por um engenheiro com o intuito de ajudar jornalistas e blogueiros a filtrar o conteúdo das redes sociais e tirar proveito máximo das informações para a produção de um texto rico e coeso. Afinal, a cada dia, o Twitter tem se tornado matéria-prima para grandes reportagens do cotidiano. Muitas notícias são anunciadas antes no microblog e somente depois aparecem na mídia. Jornais como o “Washington Post” e a “National Public Radio” fizeram testes antes do serviço ser aberto ao público.

Nos Estados Unidos, sites de veículos grandes, como o jornal “Los Angeles Times”, utilizam o Storify. Para espiar o conteúdo, clique aqui. Além dos profissionais da comunicação, muitas marcas utilizam o meio para promover campanhas, e internautas também aproveitam para compartilhar conteúdo com os amigos.

Sem dúvida, a leitura de muitos livros, viagens e entrevistas fazem a diferença na hora de escrever e não podem ser substituídos pela ferramenta, mas é uma boa forma e começar a organizar as ideias.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário