Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Congresso virtual antecipa debate da Rio+20

04 de abril de 2012 0

A qualquer hora. Em qualquer lugar. Um espaço para o intercâmbio de informações, trocar ideias e compartilhar conhecimento. Através de uma mesa de debate formada diante da tela do computador e com a participação de representantes de várias nações, espalhadas por todo o globo. Este é o cenário que vai preparar a discussão acerca dos temas que serão levados para a Rio+20.

O Congresso Virtual Internacional reunirá cientistas, estudantes e representantes da sociedade civil entre os dias 9 e 13 de abril para tratar, entre outros temas, da economia verde e da inclusão socioprodutiva pela agricultura familiar. A ideia é fomentar o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis a fim de fortalecer a discussão que acontecerá em junho.

Segundo o coordenador do evento pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, um dos desafios é destacar a agricultura familiar como indutora do desenvolvimento rural sustentável. Guilherme Abrahão salienta que o setor responde por 70% da produção de alimentos do País.

Rompendo as barreiras do tempo e espaço, o debate que antecede a conferência mundial será inteiramente conduzido através da internet. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Para participar, basta preencher um formulário disponível neste site e seguir as instruções, além de ter acesso à internet e um endereço de e-mail válido. Os participantes poderão fazer perguntas a especialistas, enviar documentos e cases de sucesso, e assistir vídeos durante o congresso.

Além dos dois tópicos principais, o congresso virtual também propõe três eixos temáticos através de fóruns paralelos. Cada um terá duração de uma semana e contará com a participação de palestrantes e comentaristas renomados:

* Desenvolvimento Rural Sustentável;
* Recursos Naturais e Soberania Alimentar;
* Produção e Consumo sustentável.

As conclusões dos debates serão registradas por meio de um informe técnico e de uma revista especial. Mais informações podem ser consultadas direto no site do evento, neste link.

Sobre a Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro tem o intuito de fomentar a discussão sobre o futuro do meio-ambiente no mundo e será realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. O evento também marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992 e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário