Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dicionário das redes sociais: quais são e para que servem as principais - papo de tecnologia no Fora do Ar # 005

03 de outubro de 2012 2
The following two tabs change content below.

No bloco dessa semana do Infosfera no Fora do Ar, da Rádio Gaúcha, o foco são as redes sociais. O dicionário tecnológico lista as principais redes, e explica sua utilidade (veja a lista abaixo).

A pauta também inclui informações sobre o novo MySpace que está a caminho e a dica de extensão para desativar os avisos de mensagem visualizada no chat do Facebook. E ainda André Crespani indica para a apresentadora Michelle Raphaelli a invenção que transforma o iPad em uma máquina de escrever antiga.

Ouve aí:

>>>CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Dicionário das redes sociais

Facebook: a mais popular do momento. O destaque é para as atualizações dos amigos, que podem ser visualizadas na página principal. Quem gosta do que vê, “curte”, clicando no botão que parece um “legal”.

Orkut: até pouco tempo era a queridinha dos brasileiros. Com foco nas comunidades, está perdendo espaço e sendo aos poucos incorporada pelo Google+.

Google+: atual aposta da Google. Os contatos podem ser adicionados “unilateralmente” sem precisar que aceitem convite. Tem como grande diferencial os círculos, que permitem organizar contatos por grupos.

MySpace: já foi a mais popular do mundo. Tem foco na música e promete voltar com força ainda esse ano.

Twitter: chamado por muitos de microblog, só permite mensagens curtas, de até 140 caracteres, conhecidas como tweets. A interação é organizada em seguidores e seguidos, que não precisam necessariamente de permissão.

YouTube: considerado como uma rede social, é o site de vídeos mais importante da internet. Os usuários podem criar canais, compartilhar seus vídeos e marcar com “gostei” ou “não gostei” as publicações alheias.

Instagram: ao mesmo tempo, um aplicativo para smartphones e uma rede social. As fotos podem passar pela aplicação de “filtros”, que alteram e embelezam as imagens, e em seguida podem ser compartilhadas com os amigos.

Flirck: popularmente usada como “arquivo” para hospedagem de fotos online. Os canais também podem ser divulgados como álbuns para amigos.

Foursquare: voltado para o serviço de localização, é conhecido pelo “check-in”, ou seja, a marcação de um lugar específico, que pode vir acompanhada de dicas sobre o local e recomendação do mesmo.

LinkedIn: tem foco no mercado de trabalho. É usada para estabelecer contatos profissionais e até para procurar emprego.

Além dessas, existem muitas outras, algumas relativamente conhecidas, como Badoo (foco em encontros) e Ning (criação de “subredes), e outras com segmentações temáticas – gente feia, bonita, adúlteros, amantes do esporte, animais (veja exemplos aqui).

Falta alguma na lista? Complete indicando nos comentários!

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (2)

Envie seu Comentário