Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Trollar já é praticamente um verbo da Língua Portuguesa. Saiba o que significa e evite ser trollado

23 de outubro de 2012 4
The following two tabs change content below.

Embora ainda não esteja “oficializado” nos dicionários, “trollar” já é praticamente um novo verbo da Língua Portuguesa, ultrapassando os meios online. E você sabe o que significa?

Trollar, em um fórum ou outro espaço de discussão (como os comentários aqui do blog, por exemplo), basicamente é provocar. Provocar para quê? Para provocar, oras! Simplesmente para criar uma confusão, desestabilizar o moderador, deixar os outros participantes p#tos e depois rir da situação.

O troll publica uma mensagem para criar a polêmica e depois fica curtindo, botando fogo quando a coisa começa a esfriar. Uma regra antiga de qualquer fórum é “não alimente os trolls“, justamente para impedir que participantes se afastem do grupo devido à ação dos bagunceiros.

O termo, diferente do que se costuma pensar, não está intimamente ligado ao monstro mitológico que a gente costuma destroçar nos jogos de videogame ou nas mesas de RPG. Ele surgiu no Usenet relacionado a um verbo do inglês, que se refere a uma técnica de pesca. Ou seja, o troll “pescava” (e ainda pesca) os menos preparados.

Para reforçar a coisa, mais recentemente surgiu o meme TrollFace (ou Troll Face), um dos mais populares – esse da imagem do post. Publicado pela primeira vez por um usuário chamado Whynne em 2008 no DeviantArt, ele mostra, geralmente em tirinhas, como é a arte de trollar.

Como dito no começo do texto, o trollar cada vez mais sai dos meios online e passa a significar brincadeiras e “pegadinhas” feitas em qualquer situação. Dar de presente um chinelo de dedo velho em uma caixa de sapato caro para sua esposa seria trollar, por exemplo (mas algo muito arriscado, aviso).

É importante ressaltar que trollar, embora possa irritar o trollado, em geral é engraçado, divertido e não machuca ninguém. Não deve ser confundido com bullying - ou cyberbullying, no meio virtual – que é crime.

Se deu vontade de dar uma trollada, uma dica é o site RageMaker, que permite criar seus próprios memes. E se preferir um grupo de discussão, aproveite os comentários do post para enfurecer o moderador (ou seja, eu mesmo).

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera

Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Rogéria diz: 23 de outubro de 2012

    Mais uma novidade que nós mães e pais temos que ter cuidado e responsabilidade….
    Escutar um filho se vangloriar de “trollar” outros e não tomar nenhuma atitude pode nos tornar coniventes com futuros agentes de bulling……
    Relativamente ao número de novidades na internet deve ser nossa responsabilidade e atenção em relação aos nossos filhos adolescentes.

  • Ismael diz: 23 de outubro de 2012

    Eta palavra ridícula, americanizada. Só me faltava incluir no nosso dicionário aí sim o mundo tá perdido. Então coloca também “cornetear” e “botar lenha na fogueira”. Palhaçada.

  • claudio diz: 23 de outubro de 2012

    eu acho que toda a brincadeira que não ofenda/machuque alguém e seja para alegrar é válida. Quanto ao comentário de “ridícula e americanizada” isso é uma coisa que mais cedo ou mais tarde vai tomar conta do globo, grande parte dos povos já fala inglês como uma segunda língua, e eu não acho isto errado, acho mais errado quem tenta proteger uma língua (Portuguesa) que nem nossa é, e sim foi adaptada durante os anos, ao menos que falem tupi guarani, ai aceito a reclamação.

  • carlos diz: 26 de outubro de 2012

    Mas que bando de babão ficar co medo de trollagem!!!!
    Ter medo de internet só pode ser coisa de quem gosta de novela das 6, ou que curte Roupa Nova. E quanto a palavras americanizadas, que bobagem também! Garanto que este cara diz pros amigos que vai “deletar” da caixa de “email” dele aquela propaganda de “Enlargement”que ele recebe todos os dias

Envie seu Comentário