Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Orkut completou nove anos e (aposto que) você nem notou. Opine!

29 de janeiro de 2013 11
The following two tabs change content below.

Passou quase batido para muitos (eu inclusive) que antes eram amantes da rede social ex-mais popular do Brasil. O Orkut completou nove anos na última quinta-feira, dia 24. E aposto que você nem notou.

O site de relacionamentos da Google criado em 2004 por Orkut Büyükkökten (de onde vem seu nome esquisito) foi uma febre no Brasil (e na Índia) e durante anos conseguiu resistir à liderança que o Facebook tinha no resto do mundo. Mas isso acabou, e atualmente a rede de Mark Zuckerberg já assumiu a ponta também em terras verde-amarelas.

O Orkut foi tão importante no Brasil que sua sede, anteriormente nos Estados Unidos, foi transferida para o país. Atualmente a Google investe no Google+ como rede social oficial para concorrer no mercado internacional.

Como eu já tinha previsto em outro post (nada que exigisse bola de cristal), era certo que o “morto-vivo” das redes sociais não teria como resistir muito tempo. O próprio rótulo de rede social da chinelagem (não que eu concorde) e o assédio da mídia, que passou a priorizar a página do Facebook em lugar das velhas comunidades do Orkut, ajudaram a incentivar a migração dos usuários.

E você, notou o aniversário do Orkut? Chegou a soprar uma velinha? Ainda usa? Opine nos comentários abaixo.

Leia também

>> Orkut segue líder no Brasil. Mas a morte é inevitável

>> Além do Orkut, Facebook matou também o MSN?

>> Aplicativo malicioso de Facebook imita Orkut e promete mostrar quem visitou perfil

>> Microsoft oficializa fim do MSN. Você vai sentir falta? Participe!

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani

Comentários

comentários

Comentários (11)

  • bruna diz: 29 de janeiro de 2013

    Bom usei muito o orkut , me lembro da minha mae indo todo dia na pagina de recados para ver se não tinha nem um tarado aoskopaksopk’
    Muitos hoje fazem piadas do orkut dizendo que é recalque rede social dos chinelos e tal mas antigamente ninguem vivia sem ….e muitos tambem excluiram seus orkuts o meu esta la firme e forte, não vou dizer que entro todo dia mas uma vez que outra apareço por lá!

  • Raquel diz: 29 de janeiro de 2013

    Todos os amigos que tenho no face tem página no orkut, ninguém mais atualiza nada, mas as páginas estão lá firmes e fortes…

  • will diz: 29 de janeiro de 2013

    usei muito. só sai porque cancelaram,trancaram, meu perfil. depois de muito tentar desisti e fui para o face. perdi centenas de fotos. agora tenho receio de participar do google +.

  • Sincero diz: 29 de janeiro de 2013

    Pode parecer brincadeira, mas o Orkut tem uma coisa ainda que nenhuma outra rede social tem e pra mim ainda faz ela ser melhor que as outras: As comunidades. São fóruns de discussões muito bons e de formato muito melhor e mais organizado que do grupos do Facebook ou Google+ por exemplo. E eu só acho uma coisa, se todo mundo diz que Orkut é só chinelagem e que tá praticamente morto, pra onde foi esse pessoal todo? Migraram pro Facebook. Pensem nisso!

  • Aline diz: 29 de janeiro de 2013

    Eu usei muito o orkut. Hoje em dia quero excluir a conta, mas como faz muito muitooo tempo que não entro quando fui querer excluir vi que nem lembro mais do login e senha hahaha

  • Ismael diz: 29 de janeiro de 2013

    Ontem ou “ontonti” saiu notícia que o Plus passou a ser a segunda maior rede social. Passou o twitter, e o Youtube passou a ser considerado uma rede social na pesquisa.

    Então não lembro se está na frente do twitter também ou em quarto.

    Eu noto que, muitos amigos tem usado Google Plus, maioria são colegas, pessoal de informática. Acho que, em menor escala, está acontecendo o mesmo que houve com orkut.

    Estão fugindo da opção popular(agora o Facebook) e usando rede social menos fofoletizada.

    Will, isso de ser ter conta trancada, suspensa acontece com todas. Facebook tbm tem muito relato disso. Faz algo fora do penico pra ver.

  • Giovani Mattia diz: 29 de janeiro de 2013

    Grande coisa.

  • Gabriel diz: 1 de fevereiro de 2013

    ainda uso o orkut por causa de uma ou outra comunidade que eu gosto e participo ativamente, nao cancelo minha conta por nada

  • Rodrigo Lopes diz: 3 de fevereiro de 2013

    Eu percebi sim, entro no orkut todos os dias e participo de comunidades incrivelmente ativas… Nunca abandonarei o orkut! Não sou escravo de modinhas fúteis como o facebook…

  • Regia diz: 19 de maio de 2013

    nao sei oq ha de tao bom no face eu tenho 1 mas nao acho la estas coisas … meu orkut continua vivinho da silva mas os dos meus amigos nem tanto e dificil eu ver alguem online …. prefiro mais o orkut do que o face e por mim o msn tambem voltava

  • Leo Couto diz: 16 de agosto de 2013

    Bah! Eu lembro q ganhei o “Selo Veterano d 5 Anos no Orkut”!! Hehehe…
    Vou voltar à página ver se “ganhei” + algum selo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk…

Envie seu Comentário