Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Qual o melhor sistema operacional para tablets, iOS ou Android? Entenda as diferenças e opine!

13 de fevereiro de 2013 42
The following two tabs change content below.

Vou meter meu nariz em uma briga que desperta paixões: qual o melhor sistema operacional para tablet? Android, da Google, ou iOS, da Apple?

Primeiro é preciso dizer que sou totalmente parcial no tema. Sim, eu disse PARCIAL. É como me perguntar qual o melhor time de futebol do mundo, vou sempre dizer que é aquele para o qual eu torço, mesmo que ele tenha caído duas vezes para a Segunda Divisão (na segunda vez foi só para buscar um título que a gente ainda não tinha).

No entanto, nesse caso (no do sistema operacional, não no do time), não sou passional. Para mim o melhor sistema é o que atende minhas necessidades, o mais funcional. Posso virar a casaca a qualquer momento.

Ainda é preciso dizer que, no caso do Android, vai fazer muita diferença em qual equipamento o sistema estará instalado. Isso porque o Android funciona tanto em um Samsung Galaxy Tab quanto em um xing ling qualquer, e obviamente o desempenho será diverso. O hardware, no entanto, não será levado em conta aqui, apenas as possibilidades do software.

Enfim, vamos aos argumentos de um e outro, seguido da minha escolha:

iOS

O iOS é um sistema mais fechado, e isso pode ser bom e ruim. Bom pela total adaptação do software ao hardware, ruim se você quiser fazer algo diferente daquilo para o qual foi pensado. Esse controle, todavia, ajuda na durabilidade elevada da bateria e permite que as atualizações lançadas pelo fabricante sejam imediatamente possíveis no aparelho.

Uma vantagem muito difundida é o maior número de aplicativos (embora a maior parte dos bons seja pago). Também é bem menos vulnerável (ou menos visado?) para ataques e existe mais segurança nos apps porque passam por controle de qualidade da Apple.

Uma coisa chata é ter que usar o iTunes para interagir com o computador de mesa ao passar músicas, e a difícil conectividade com quase tudo que não for Apple. Por fim, não roda nada em flash – o que para mim foi decisivo.

Android

O Android é mais livre, mais adaptável (tanto a diferentes hardwares quanto a diferentes usuários). Atualmente tem um bom número de aplicativos, e muitos apps gratuitos, embora vários vulneráveis a malwares variados (use um antivírus). As atualizações do sistema precisam primeiro ser adaptadas pelos fabricantes dos hardwares, o que pode significar demora.

Algo muito bacana é que ele funciona como um pendrive. Plugando-o na USB de qualquer computador pode-se navegar pelas pastas e compartilhar qualquer arquivo, inclusive de música. Com um adaptador, também se pode abrir um pendrive nele e conectar qualquer periférico USB.

Para quem tem um aparelho com 3G, é fácil utilizá-lo como um roteador para compartilhar a internet com outros dispositivos. E o suporte a flash, por mais que falem em HTML 5, ainda é essencial para quem quer, por exemplo, assistir seriados e jogos de futebol online.

Tudo depende

Claro que minha conclusão final seria DEPENDE: depende do que você quer do sistema e do aparelho. No meu caso, o tablet é totalmente voltado para entretenimento, para passar o tempo livre. Por isso optei pela tela maior e  escolhi o sistema que me permitiu usar o dispositivo para fazer o que eu queria.

Prós e contras de um e outro? Comente!

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani

Comentários

comentários

Comentários (42)

  • Giovani diz: 13 de fevereiro de 2013

    Parei em “…e não roda flash”.

  • Marcelo Pereira diz: 13 de fevereiro de 2013

    Eu particularmente nao abro mao ( por enquanto ehheheh ) do Android 4.0…. muito bom mesmo !

  • Mauro Ruiz de Souza diz: 13 de fevereiro de 2013

    Eu nunca gostei do iTunes, e graças a isso, consegui uma forma de eliminado completamente.

    Uso o oplayerHD Lite.

    Ele deixa eu fazer todas as transferencias por wifi, seja música, vídeo e ate pdf. Assim, baixo tudo no pc e passo por um cliente de FTP, já que o proprio aplicativo funciona como servidor. Muito fácil.

    O único problema, é que se eu quero usar alguma música para o despertador do iPad, ou como toque do iPhone, ele só puxa se for do itunes.

    Uma outra coisa que é muito útil, para mim, é usar impressoras, ele sempre acha fácil qualquer impressora wifi, coisa que o meu pc tem que instalar para usar. (Meu pc é ruim, sei disso) (não sei se no andróide pode buscar impressora wifi).

  • Ric. Alves diz: 13 de fevereiro de 2013

    Ta mas é futebol ??

  • William Pimentel diz: 13 de fevereiro de 2013

    Não abro mão da liberdade do Android…. o ios é muito fechado a modificações….
    Fora o acabamento dos produtos Aplle… que são ótimos … não vejo mais vantagens….

  • Fabio diz: 13 de fevereiro de 2013

    Que tal mudar o título para: “Qual o melhor Sistema Operacional para tablets, iOS ou Android? Entenda as diferenças e opine!”

    Resposta: Boa sugestão, vou mudar mesmo!

  • Roberson Reis diz: 13 de fevereiro de 2013

    Meus aparelhos com Androide nunca funcionaram direito, sempre dando pau, sem contar com a bateria, que não dura nada.
    O IOS se tornou algumas coisas mais burocráticas, porem muito mais seguras.
    IOS infinitamente mais rápido com uma ótima durabilidade da bateria.
    Como uso para o trabalho, me atende muito bem!!! Uso como um roteador tanto cabo como WIFI e conecta o 3G muito bem.
    o Androide também é bom, mas para aparelhos ChingLing.

  • ismael diz: 13 de fevereiro de 2013

    Nao abro mao do Android, alem de trabalhar a muitos anos com Linux, os IOS e muito bom mas nao tem a liberdade que do Android oferece. Qualidade sem comentario Apple e o melhor de todos, mas a questao de uso e poder mexer o Android e otimo.

  • Débora diz: 13 de fevereiro de 2013

    Eu tenho a oportunidade de mexer nos dois sistemas, no iPad (da minha irmã) e no meu Samsung Tab.
    Gosto muito dos dois, acho que nenhum deles fica para trás.
    Realmente o iOS é muito fechado e limitado, já o android é bem mais flexível.

    O que acho ruim disso tudo é que tem apps que quero baixar no meu Samsung e não é possível, pois eles só são disponíveis para iOS.

  • Lacerda diz: 13 de fevereiro de 2013

    Como todo bom Gremista, rodeou, rodeou e rodeou na segundona … Não disse nada …

  • Eduardo diz: 13 de fevereiro de 2013

    Cara, ninguém tem coragem de dizer, com todas as letras, que IOS é um sistema muito atrasado. O “depende” do final chega a ser patético, ainda mais vindo de uma mídia especializada. Se é por isso, tudo “depende”!

    Resposta: Desculpa discordar, Eduardo, mas depende sim, na minha opinião. Eu prefiro o Android, mas para um usuário mais básico, que precisa de um pacote mais fechado, o iOS pode sim ser melhor, no meu entendimento.

  • Cristiano Lima diz: 13 de fevereiro de 2013

    Eu prefiro o Android, simplesmente porque sou fã de linux e software livre em geral… Uso meu galaxy tab basicamente pra entretenimento e o android atende todas as minhas expectativas! Até pra ler quadrinhos fica bom.
    Inclusive, esse comentário foi escrito nele! :)

    Resposta: Bah, também uso o meu direto para ler HQ.

  • Eduardo diz: 13 de fevereiro de 2013

    E completando… Sim, tenho um iPad2 e um GS3. Não consigo nem comparar!

  • Eduardo diz: 13 de fevereiro de 2013

    E completando… Sim, tenho um iPad2 e um GS3. Não consigo nem comparar!!!

  • Marcelo diz: 13 de fevereiro de 2013

    Não querendo ser chato, mas já sendo, a palavra ‘hardware’ não tem plural (nem ‘software’)

    Agora quanto a opinião sobre Android vs iOS… é uma opinião, não tem o que discutir :)

    Ambos tem vantagens e desvantagens, mas me adaptei melhor ao iOS (ou o iOS adaptou-se melhor as minhas necessidades)

  • Jorginho SIlva diz: 13 de fevereiro de 2013

    FORA APPLE! Já fui apaixonado, depois veio o amor e agora o divórcio para sempre, depois de encarar uma longa fila na assistência técnica do Iguatemi/Porto Alegre num pacato dia de férias/feriado, vi que não era só eu que sofria do “mal de Itunes” , o 0800 deles é ótimo , mas não resolve nada, o que tem de melhor é marketing puro, fora deste “clubinho de bobos”. Viva Sansung e a Nokia !

  • Leonardo halon diz: 13 de fevereiro de 2013

    É uma questão de puro gosto… não podemos esquecer que APPLE é americana! e como tudo o que é americano é diferente… Eita povinho que gosta de fazer diferente em tudo! começando pelas unidades de medida, é o unico pais do mundo que utiliza POLEGADA! vamo combina…. e com o sistema operacional não é diferente,caaaaaalma, sei que a google tb é americana…. mas é feita por JOVENS!, pessoas que tem uma visão de um todo. Android é, digamos… PADRÃO e IOS exclusivo para aquele Hardware…. Sou fã de carteirinha dos Machintosh, não tem igual…. mas prefiro a Praticidade e maleabilidade…. gosto de ter um sistema operacional que seja Personalizavel…. mas cada um, cada um, meu voto? Android… mas com certeza ainda vai ter gente dizendo que nem o IOS e nem o ANDROID, que vai preferir Windows Mobile da Nokia….

  • Cleber dos Santos diz: 13 de fevereiro de 2013

    1º Como todo o GREMISTA, não sabe o que é bom porque nunca teve. 2º Muito vagas as comparações, eu não publicaria o que ele escreveu. 3º Dizer que “o tablet é totalmente voltado para entretenimento” é a maior besteira, sou desenvolvedor de ferramenta para tablet e tenho excelentes programas corporativos.

    Resposta: Se eu quisesse sacanear, diria: como bom colorado, não leu direito, heheh. Cleber, eu disse que o MEU tablet eu uso só para entretenimento. No MEU CASO, saca? Por isso mesmo que eu digo que depende do uso que se quer dar ao equipamento. Não leva a mal, tô só de brincadeira, a conversa aqui é pra ser um bom papo de bar. Abraço!

  • Ismael diz: 13 de fevereiro de 2013

    Windows mobile sem comentarios e o pior deles em computadores ja nao e bom, imagina em celulares, a cada ligacao tem que ficar reiniciando hehehehehe. Desculpem a brincadeira mas com um pouco de verdade.

  • Lucas diz: 13 de fevereiro de 2013

    Assistência técnica é tudo igual…conto outra hora a minha saga na AT da Samsung em POA, onde é comum ver pessoas lançando celulares no chão…e também dos meses que levei pra tentar consertar uma TV zero bala comprada pra ver a copa do mundo de 2010, caso que só foi resolvido na justiça (bem depois de ter acabado a copa). Quanto aos sistemas, o casamento de hardware&software proposto pela Apple e a qualidade de tudo que eles produzem me fizeram optar pelo iPad. Pra quem prefere ter a liberdade de alterar aplicativos e enxergar “por trás da máscara” do aparelho, acredito que o Android atenda melhor. E sobre os americanos, desculpa, mas os caras são muito bons! De que adianta usar m, cm, mm e ter 13 milhões de analfabetos quem nem o Brasil? No futebol, nossos gramados tem dimensões em metros e arquibancadas vazias. Lá, são jardas, arquibancadas lotadas e um espetáculo incomparável. Abs!

  • Daniel diz: 13 de fevereiro de 2013

    É bem como escreveste: “depende”…

    No entanto, acho que tu esqueceste de comentar sobre a principal função de um sistema operacional, a usabilidade. O sistema operacional tem entre suas funções básicas a de facilitar a comunicação entre “homem x máquina”, e desculpem-me os amantes de Android, a Apple conseguiu fazer isso muito bem, com méritos. Tanto um especialista em tecnologia, quanto uma criança operam o sistema iOS, em praticamente todas suas funções. Já o Android, bom, aí já é bem diferente, né meus amigos. Agora dizer qual é o “melhor”, bom, aí depende o que “melhor” significa para cada um.

  • Ismael diz: 13 de fevereiro de 2013

    Uma coisa que pesa para o IOS ser mais famoso e hypeado é que, no geral, seus usuários NÃO falam de seus defeitos. Nunca.

    Em fórum de desenvolvimento já virou um clássico: Sujeito de fora do mundo Apple compra e começa a desenvolver um para IOS. Depois de um tempo ele diz “hey, mas não dá pra fazer isso mesmo? Sério. E esse problema, esse outro?”.

    É tudo que o usuário, Apple NÃO diz, analistas também muitas vezes. Ou então dão aquela borrifada de perfume, adaptam, sempre fazendo parecer que o jeito Apple, é o certo.

  • Jorge Martins diz: 13 de fevereiro de 2013

    Cara, trabalhos a 2 décadas com tecnologia e nunca tinha visto usuário que precisa de “pacote mais fechado”. Que raios vem a ser isso? Quem é que precisa de algo que lhe tire a liberdade? Minha opinião: o “depende” existe sim, se vc trabalha com música o iOS, tanto para smart como para tablets, é muito superior devido aos aplicativos disponíveis, as empresas desenvolvedoras desses app’s tem mais facilidade em trabalhar com a parte de midi do iOS, caso da Korg, por exemplo. Mas meus sistemas são Android.

    Resposta: Por exemplo, minha cunhada, que tem o iPad. O sistema mais “fechado” faz com que ela não tenha que pensar muito, é só sair usando. Eu prefiro ter mais controle também, mas algumas pessoas não se importam com isso.

  • Luiz Felipe diz: 13 de fevereiro de 2013

    Mais um post infeliz.. comparações pobres.. terminar em um “tudo depende” não diz nada.. conclusão: perdi 5 minutos de vida lendo e respondendo a esse post.

    Resposta: Bom, a minha comparação me serviu plenamente para escolher qual sistema me atende melhor, então, pra mim, foi bem válida ; )

  • GRM diz: 13 de fevereiro de 2013

    Sugiro, humildemente, que o colunista troque de profissão, ou que pelo menos nunca mais fale em tecnologia:

    Por que digo isso? Vejamos:

    1) iOS Não roda flash: A maioria e os principais sites atuais já estão abandonando o flash, pesado, inseguro, porta de entrada para diversos malwares, é uma vantagem não rodar flash, ainda bem que não roda flash.

    2) O Android pode ser usado como roteador: Ora, e o iOS não… O tethering está presente muito antes do Android, que asneira.

    3) Pendrive: O iOS também faz isso sem depender do iTunes (que é utlizado para sincronização de conteúdo), já experimentou procurar no “Meu Computador”, no caso do Windows, o dispositivo iPhone está lá, é só entrar nele e copiar ou gravar o que quiser.

    4) Versátil? Versátil é ter mais aplicativos de qualidade disponíveis sem travamentos constantes.

    Não, eu não sou xiita, nem entro nisso de torcida, o melhor produto é aquele que atende a determinado consumidor, cada um com o que lhe agrada, mas difundir asneiras em mídia é ludibriar o consumidor mais desinformado que se guia por um texto ruim e superficial destes para sua próxima aquisição.

    É sério, vá escrever sobre rosquinhas, não tecnologia.

    Resposta: GRM, eu usei esses prós e contras para definir por comprar o meu tablet com Android. Para mim essas coisas são importantes e eu gostaria de ter encontrado informações organizadas desse tipo quando estava pesquisando.
    1 – eu quero a liberdade de decidir. Eu que sei se quero correr o risco, se for o caso. Pela tua lógica, teria vantagem um dispositivo que não conectasse na internet, porque na internet se corre o risco de pegar malwares. Para mim, boa parte do que acesso ainda é em flash, e eu não quero esperar até tudo migrar para outra coisa.
    2 – eu não disse que o iOS não pode, mas que no Android isso é algo bem fácil de fazer.
    3 – e o iTunes para arquivos de música? E a facilidade para conectar um pendrive? Minha cunhada tem um iPad e eu insisto, é bem mais fácil interagir com o um computador usando o Android.
    4 – isso é questão de opinião. Muita gente acha que versátil é ter mais liberdade para modificar o sistema.
    E eu gosto de rosquinhas. Abraço!

  • Tiago diz: 13 de fevereiro de 2013

    Apple é mais pra quem prioura qualidade e não se importa em gastar alguns trocados nos aplicativos. Para quem quer piratear e não se importa com travamentos e vírus, o Android é melhor.

  • Cleber dos Santos diz: 13 de fevereiro de 2013

    Usar um tablet apenas para “entretenimento ” é um desperdício. Se você tivesse ideia de quanto as corporações estão reduzindo custos e ganhando em agilidade com o uso destes equipamentos não colocaria seu uso desta forma. E digo, minhas aplicações funcionam em iOS e Android da mesma forma.

  • Márcio diz: 13 de fevereiro de 2013

    Mas este Cleber dos Santos veio só pra sacanear o post! No mínimo um “workaholic” que não gosta de aproveitar a vida. O tablet só se popularizou tanto, independente do SO, pela utilidade de entretenimento. Assim como todos os smartphones. Assim como o Blackberry está praticamente falido porque é voltado para uso no trabalho. Então, usar toda a tecnologia disponível para se divertir, está longe de ser um desperdício.

  • Renan Nascimento diz: 13 de fevereiro de 2013

    Você deveria adequar o texto e escrever sobre sistemas operacionais, e não softwares. Quando eu li “software” juntamente com iOs e Android já associei sua informação como algo duvidoso…

    Resposta: Eu mudei no título, tinha usado software para ficar mais curto, mas no texto, desde a primeira linha, está sistema operacional. Mas se for para ser chato, o que é um sistema operacional senão um tipo de software??

  • Lucas diz: 13 de fevereiro de 2013

    Sou usuario de Android, por isso sou suspeito a falar, mas trabalho na area de TI de uma empresa e tive que resolver um problema de um 4S de um diretor, mandei para a assistencia, tudo por email, tudo certo nos correios e demorava a chegar, logo fui informado que o telefone havia sido extraviado em algum lugar, na transportadora, resultado: Me enviaram um novinho, na caixa, com acessorios e tudo, no Brasil é meio dificil acreditar nisso, ja que é tudo uma bagunça! Sei que nao fizeram mais que a obrigação, mas desde o primeiro atendimento, até o final da historia, tudo correu dentro do toleravel, não sou um fanboy da Apple, mas gostaria de saber se a Samsung faria o mesmo com tanta eficencia.

  • Fábio de Oliveira diz: 13 de fevereiro de 2013

    Boa tarde. Eu não abro mão da liberdade que se tem usando android. Possuo um Samsung Galaxy S3 e gosto muito da possibilidade de utilizar uma ROM diferente da distribuída pelo fabricante que é cheia de “futilidades”. Sou usuário da cyanogenmod e também há a MIUI que já vem com botão dedicado para gravação de ligações sem a necessidade de instalação de um aplicativo para isto. A coisa é se manter informado e conhecer as vantagens e desvantagens de todos os SO para fazer uma escolha consciente.

  • Fábio diz: 13 de fevereiro de 2013

    O Android me lembra o Ruindows; é cheio de tilts inexplicáveis. Estou há 3 meses com um Galáxy e já vi pelo menos uns 8 ou 10 tilts q em 3 anos utilizando iOS (iPhone 3, iPhone 4 e iPad) eu ainda não vi. O último deles foi há pouco mais de uma semana, quando o alarme tocou na hora q eu tinha programado e na tela inicial não apareceu o tradicional botão com opção para adiar o alarme ou fazê-lo parar. Ficou tocando indefinidamente aquele alarme por longos minutos, com meus colegas de trabalho me olhando incrédulos enquanto eu suava e tentava “calar” o aparelho q não respondia a nenhum comando. Tilts e pequenos travamentos (olha a semelhança com o Windows q eu falei…) são lugar comum no Android e no iOS eu nunca tive esse tipo de problema.

  • Felipe diz: 13 de fevereiro de 2013

    André Crespani, tenho o costume de ler meio rápido e muitas vezes não entendo o que leio. Algo que resolvo voltando algumas linhas e relendo mais calmamente. Infelizmente parece que muita gente aqui só lê rápido e fica sem entender mesmo! Pra começar, fica óbvio que o sentido desse post é criar uma discussão (debate) a respeito sobre qual sistema cada usuário prefere. Por isso até não há necessidade de dados mais técnicos e sim relatos sobre a experiência de cada um. Agora em relação ao sistema, no meu caso, não uso tablet, tenho smartphone, mas minha opinião é a mesma, me nego a pagar R$2000 num telefone porque esse tem um desenho de maçã nele, já que com meu Xperia da Sony, consigo fazer tudo que faria num Iphone (talvez até mais) por um preço bem mais justo!

    Resposta: Bem captado, Felipe. O blog é mais voltado à experiência de usuário. Afinal, sou “só” um jornalista.

  • Rodolfo da Silva Machado diz: 14 de fevereiro de 2013

    Olá Crespani.
    Diferente de alguns comentários que vi neste post gostei bastante do teu texto, e acho que é realmente um tema pertinente. Afinal, nem todos os teus leitores são especialistas em tecnologia e podem estar buscando opiniões diversar para ajudar na hora da escolha. Vamos ao que interessa:

    EU prefiro o IOS pela total iteração entre o hardware e SISOP e pela qualidade do produto ao usuário. Meu IPAD atendeu todas as minhas necessidades de entretenimento, inclusive li as HQs do The Walking Dead nele sem problema algum. A segurança é importante e muito bem trabalhada pelo pessoal da Apple, mas não existe 100% de segurança o ideal é risco tendendo a zero, e risco tendendo a zero só se não navegarmos mais na internet como tu mesmo falou, o IOS é mais protegido pelo menos. A facilidade de um IOS chama atenção, até minha mãe sabe usar meu IPAD e ela não entende nada de tecnologia, costumo dizer que o IOS é mais “amigável” para estes usuários. Quanto a utilização como pen drive, quem precisa deste dispositivo quando se tem a facilidade de guardar tudo em nuvem e acessar em qualquer lugar (Dropbox, GDrive). Eu uso o google drive para salvar meus arquivos e acesso eles de qualquer lugar pelo aplicativo no meu IOS, ou em outro computador qualquer :)

    Então, realmente DEPENDE do tipo de usuário que irá o utilizar o sistema operacional, realmente para quem é especialista em tecnologia o ANDROID proporciona mais possibilidades, tem a questão do custo também mas os tablets da Sansung estão quase no mesmo preço .

    Poderia ter colocado aí o Windows do Surface que surgiu com a ideia de quebrar varios paradigmas mas não fez sucesso.

    Um abraço

    Resposta: Valeu Rodolfo. Esse exemplo da tua mãe é justamente o caso de um usuário para o qual é melhor um sistema mais “fechado” mesmo. O iOS se torna muito mais usual nesse sentido, com toda razão.

  • tiago neves diz: 7 de março de 2013

    uma pergunta..quero comprar um tablet..mas será mias para passar o tempo..gostaria de saber se corre o bsplayer e as legendas tanto num como no outro.. nos dois sistemas..

    Resposta: Posso te falar sobre o Android, que é o que eu tenho. No meu funciona, com legendas em srt.

  • Adenir diz: 19 de março de 2013

    Muito bem, li todas as opiniões e foi ótimo para tomar minha decisão. Isto porque comecei com o DOS e sempre usei desktop. Quando pego um iPad da família fico muito aborrecida porque muita coisa nao consigo fazer, nos meus 64 anos. Portanto decidi pelo andróide. Muito obrigada André.

    Resposta: Estamos juntos nessa.

  • Samuel diz: 29 de março de 2013

    Pois é, ainda tem gente se matando por causa de Apple x Samsung. Eu, mesmo, tive uma experiência péssima com Andróid (apesar do meu ser 2.2) e o Samsung ser o Galaxy Pro. Gasta bateria igual água, quando usa wi-fi ou 3g. Até mesmo meu Nokia e71, que usa Symbiam é melhor neste quesito.
    Mediante isto, preferi comprar um Ipad 3 ao invés do Galaxy Tab.
    Gostei, muito deste Ipad, para mim tem servido bastante. É bem intuitivo, enquanto tiver servindo eu vou usando. Não me apego a marca, na hora de trocar se ele estiver ruim e eu ver comentários bons de Tablets de outra marca eu compro.
    Não sou fã de nada, posso comprar até mesmo um Tablet da Samsung, (..) só que tem uma coisa, HOJE eu não compraria da Samsung. Pra falar a verdade, depois de ter me decepcionado com a Samsung, vai demorar muito pra mim ter alguma coisa deles. Pois com menos de um ano o USB enferrujou e com o Nokia e71 isto nunca aconteceu e uso ele até hoje. Mas no futuro quem sabe… Se a Apple me decepcionar posso voltar a Samsung, ou Nokia, ou outro…
    Na hora final quem decide mesmo é o consumidor, se ele quer um Ipad, Galaxy Tab, Surface, etc., a decisão é DELE. Não adianta falar que Android é aberto e por isso é bom, ou que IOS é mais seguro e por isso é bom. A palavra final é do consumidor. E eu como consumidor não me apego à marca.

  • Ivan diz: 20 de junho de 2013

    vou comprar tablet e tou indeciso ios ou android??? eu vou usalo como entretenimento qual me aconselham???

    Resposta: Eu optei por Android.

  • César diz: 7 de julho de 2013

    O Sistema Android 4.0 para primeira compra de tablet é o caminho correto?
    Ou ainda é viável usar o 3.0/3.1/3.2?

  • César diz: 7 de julho de 2013

    Sou usuário frequente de excel em notebook, utilizo muitas planilhas, o tablet me dará agilidade e menor peso. Pergunto terei muita limitação com tablet ou não?

    Resposta: Eu, particularmente, não gosto do tablet para esse tipo de uso.

  • Cristina: tablet android diz: 6 de novembro de 2013

    Cada dia que passa, novos modelos prometem ser melhores do que os anteriores. Isso faz com que a escolha por um tablet fique um tanto quanto dificultosa. leve em conta os aspectos de Hardware e Software e também procure pesquisar sobre o que melhor se encaixa com o que você precisa.

  • augusto correia diz: 10 de novembro de 2013

    Não fico mais impressionado quando leio comentários/respostas sobre um assunto.Os usuários não prestam atenção ao comentário de alguém e, respondem “deturpadamente”,fazendo uma confusão sem tamanho…Bem,quanto aos EUA,posso dar minha opinião com base no fato de ter morado em LA por pouco mais de 02 anos:”Lá,nos EUA,crianças e mendigos,falam inglês fluentemente (piada!),enquanto aqui no Brasil,mal se fala português corretamente.E,prestem atenção, o termo DEPENDE,foi muito bem empregado!!!

Envie seu Comentário