Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Visionário controle da Steam quer substituir mouse e teclado nos games

03 de outubro de 2013 2
The following two tabs change content below.

Troca de alavancas por trackpads garantem mais precisão, segundo Valve

Experiente no nicho, a Valve sempre soube que jogar no PC nunca foi uma experiência prática para todos os tipos de gamers. Salvo um ou outro título mais casual, games sempre tornaram a plataforma algo para iniciados. O recente anúncio que a empresa está desenvolvendo um controle que pretende substituir o mouse e o teclado mostra que a dona da loja virtual Steam quer tornar as partidas de PC mais amigáveis.

O Steam Controller não é um simples dispositivo de jogo, mas um novo conceito. Uma das novidades é substituição das tradicionais alavancas analógicas vistas nos controles do PlayStation 3 e do Xbox 360 por dois trackpads, um para movimentar o avatar e outro para controlar a câmera. O funcionamento é semelhante ao uso dos trackpads de notebooks e, segundo a Valve, garante mais precisão durante a partida.

Uma tela sensível ao toque foi posicionada no meio do controle, para ativar as funções adicionais como o guia da Steam, configurações, chat ou até captura de tela. Dez botões de disparo também foram posicionados na extensão do dispositivo, para a realização de diversas funções, inclusive em jogos de estratégia e casuais, tradicionalmente ligados ao mouse. O melhor é que todo o mapeamento do controle poderá ser personalizado conforme o gosto do jogador!

Além dos trackpads, serão dez botões de disparo e uma tela sensível ao toque

Esta não foi o primeira novidade prometida pela Valve, que já anunciou também o SteamOS, sistema operacional GRATUITO dedicado a jogos baseado em Linux. As primeiras máquinas equipadas com o novo sistema operacional serão as Steam Machines, máquinas dedicadas a rodar jogos de computador, mas a Valve garante que outras fabricantes também lançarão PCs com o SteamOS.

A meta da companhia é clara: “levar a experiência da Steam para a sala de estar”, declarou a empresa em comunicado oficial. E há de se convir que a Valve sabe que tem muitas chances de ganhar espaço no principal cômodo das casas. Afinal, estamos falando da criadora de sucessos como Half Life e Counter Strike, que popularizou a compra digital de games para PC, um mercado completamente dominado pela pirataria.

Mapeamento dos controle será personalizável, conforme exemplo usado para o game "Portal 2"

Tanto o controle, quanto o sistema operacional e as máquinas dedicadas a rodar jogos só chegam ao mercado em 2014, mas já é possível ser um dos 300 testadores beta do pacote. Saiba mais no site da Valve.

>> Enviado pelo colaborador Flavio Barboni

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Ismael diz: 4 de outubro de 2013

    Na última semana alguns sites de jogos divulgaram relatos de desenvolvedores (alguns famosos no meio) dizendo que, precisa umas melhoras, mas no geral acharam excelente.

    E falaram ainda de algumas características que eu nem percebi quando li, como poder de reconfigurar os direcionais touch, algo assim.

    Como nota a parte, foi bom ler no anúncio a Valve dizendo que Teclado e Mouse formam a forma com maior precisão para jogar..

    É óbvio para quem joga, mas muitos não admitem. A vantagem dos controles de video game é poder ficar no sofá, só. Mais inerte, coisa aliás que faz com que Kinnects da vida sejam mais uma curiosidade científica legal que prático.

    Piadinha sexista(ou não): Serve mesmo é pra jogos de gurias, como aqueles de dança.

  • Flavio Barboni diz: 10 de outubro de 2013

    Sim, Ismael. Teclado e mouse sempre foram uma dupla dinâmica, com maior precisão e possibilidades do que os gamepads, mas há muitos gamers formados em consoles que não dispensam controles. A prova é a infinidade de opções de gamepads para PC disponíveis no mercado e recomendados mesmo por pc gamers mais hardcore.

    Anatomicamente o controle se adapta as mãos e pode evitar as temidas Lesões por Esforços Repetitivos (LERs), já o teclado e mouse precisam de outros artifícios, como pads com descanço para o pulso.

    Particularmente, sempre preferi o controle, mas sei reconhecer as boas experiências que teclado e mouse me ofereceram em jogos como Duke Nukem 3d, Redneck Rampage, Civilization, Unreal, Max Payne, Age of Empires, entre outros. Mas jogar em controle já é possível mesmo em jogos desses gênero – tiro em primeira e terceira pessoas -, e do Goldeneye 007 (N64) pra cá fica cada vez mais intuitivo e preciso. Muito além do simples conforto do sofá!

Envie seu Comentário