Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Project Spark: um jogo de videogame para criar jogos de videogame

08 de janeiro de 2014 0
The following two tabs change content below.
Flavio Barboni
Gamer nerdão, curioso de tecnologia e principal responsável por quebrar os computadores da família durante a adolescência, hábito que perdeu depois de começar a pagar os consertos.

Project Spark Xbox 360 Xbox One Windows 8

O jogo de videogame para criar jogos de videogame. Essa é a promessa da Microsoft para o Project Spark, título anunciado durante a E3 2013 e desenvolvido internamente pelo Team Dakota. A ambiciosa iniciativa é inédita nos consoles mais populares da história dos games, mas os usuários mais hardcore de PC já conhecem ferramentas que facilitam o desenvolvimento de jogos há tempos.

Só que Project Spark não é uma “ferramenta de desenvolvimento de games”, é um jogo para Xbox 360, Xbox One e Windows 8.1 com possibilidades infintas. O título promete oferecer ao jogador a possibilidade de criar universos com vários temas de games, jogá-los e compartilhar com a comunidade na Xbox Live.

O visual remete de cara aos jogos da série Spore, último game do designer Will Wright pela Maxis. Porém, as possibilidades são bem diferentes e remetem mais ao Minecraft. O jogador trabalha o cenário, seus obstáculos e desafios, e o protagonista que irá controlar. Depois seleciona o gênero (tiro em primeira pessoa, estratégia, ação em terceira pessoa) cria os estilos e comportamentos dos inimigos e os espalha pelo cenário e então entra em ação.

Apesar da direção artística do jogo ser bem padronizada, com personagens cartunescas – medievais e futuristas – e cenários alucinógenos, o leque de possibilidades está na no número de opções para dar vida às aventuras. São diversos tipos de comportamento de inimigos, itens a serem espalhados e outros implementos que podem ser colocados em prática durante a ação, a ser feito usando o Kinect ou o Smartglass, aplicativo para Android e iOS que permite controlar remotamente funções do X360 e do One.

Project Spark ainda está em fase de testes e não tem data de lançamento. É um game que promete chamar a atenção, principalmente por se basear no conceito Kodu, linguagem visual desenvolvida pela Microsoft para criar um ecossistema de games exclusivos, acessíveis e divertidos para jogadores de todas as idades. Para quem sente falta de propostas criativas, pode ser a resposta. É a aposta da companhia do Bill Gates para enfrentar a guerra contra a Sony e sua forte marca PlayStation.

>> Enviado pelo colaborador Flavio Barboni (@flaviobarboni)

Comentários

comentários

Envie seu Comentário