Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

World Wide Web (WWW) completa 25 anos. Confira os momentos marcantes dessa história

12 de março de 2014 0
The following two tabs change content below.

WWW faz 25 anos

WWW ponto alguma coisa (ponto com ponto br, aqui no Brasil). Endereços como esse fazem parte da sua vida, e hoje é dia de dar parabéns ao comecinho disso tudo: WWW, World Wide Web, completa 25 anos.

Vale lembrar que existe diferença entre WWW e internet, embora muito confundidos. Basicamente, a primeira são as páginas que você visita, enquanto a internet é a rede que conecta tudo isso (e que você também usa, por exemplo, ao navegar em apps no smartphone).

O site Pew Internet fez uma lista com os fatos mais importantes dessa história. Abaixo a nossa seleção do que foi mais marcante nesses 25 anos e fizeram nossa relação com a WWW o que ela é hoje.

1989

- O pai do WWW, Tim Berners-Lee, publica um artigo em 12 de março, considerado o nascimento da World Wide Web.

- No mesmo ano, a AOL lança um serviço de mensagens instantâneas. No futuro, você estaria enlouquecido no MSN – e depois no chat do Facebook.

1990

- Berners-Lee cria o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb.

1992

- O termo “surfar” na internet se populariza.

- É postada a primeira foto na web. Da banda “Les Horribles Cernettes” (imagem abaixo, nem tão horríveis).

Les Horribles Cernettes

1994

- Ocorre uma das primeiras compras online: uma pizza de pepperoni. Hoje comprar online é uma realidade consolidada entre os consumidores.

- Surge um dos maiores vilões da internet, o primeiro banner de publicidade, da hotwired.com, com a frase “Você já clicou o mouse AQUI? -> VOCÊ VAI”.

first-banner-300x35

1995

- A Microsoft lança o Windows 95 e a primeira versão do navegador Internet Explorer. Você pode odiá-los hoje, mas foram muito importantes na época.

1996

- The Dancing Baby se torna o primeiro vídeo viral.

1997

- É registrado o domínio “Google.com” – e nunca mais haverá nada que não se encontre na rede.

2001

- Lançamento da Wikipedia. Os trabalhos escolares estão destinados ao “copia e cola” da maior enciclopédia colaborativa do universo online.

2004

- Mark Zuckerberg lança o que viria a ser o Facebook, a rede social mais popular da web.

2005

- É fundado o YouTube, com um vídeo sobre elefantes. Em breve a humanidade teria um novo canal para perder horas sem precisar da televisão.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário