Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A calcinha de Sheila: confira 13 curiosidades sobre o desenho Caverna do Dragão

28 de abril de 2014 1
The following two tabs change content below.

13 curiosidades sobre Caverna do Dragão

Caverna do Dragão é um dos desenhos mais queridos que ficaram de herança da década de 80. Foram apenas 27 episódio, divididos irregularmente em três temporadas.

>> Quadrinhos para download: episódio final de Caverna do Dragão

Mesmo com tão pouco tempo de material inédito, a animação rendeu muitas curiosidades (e algumas mentiras) interessantes que talvez você não conheça. Confira abaixo:

A calcinha de Sheila

Não dá para negar que onde tem calcinha a gurizada fica ligada. Imagine então lá em 1983. Logo no primeiro episódio do desenho (A Noite Sem Amanhã), os ilustradores mostraram a roupa de baixo da ladra de capuz azul Sheila. A dose foi repetida em “O Salão dos Ossos“. Já a outra menina (Diana) estava sempre de tanguinha, sem motivos para alarde.

Caverna do Dragão - calcinha de Sheila

Inspiração de tabuleiro

Caverna do Dragão, no nome original, é Dungeons & Dragons (D&D). Daí fica fácil entender que o desenho é inspirado no popular RPG de tabuleiro com dados de muitas faces que faz a alegria dos nerds desde 1974.

Dados de RPG

Tiamat mulherzinha

O temível dragão de cinco cabeças Tiamat é, na verdade, rainha dos dragões. Dublada como personagem macho no Brasil, a dragoa é, na versão original, fêmea.

Cada cabeça, uma sentença

Ainda sobre a dragoa, cada cabeça corresponde a um tipo de dragão de D&D, e tem poder específico: a vermelha dispara fogo (e é a única que consegue falar); a branca lança gelo; a verde, gás clorídrico; a negra cospe ácido; e a azul fuzila eletricidade.

Tiamat, Caverna do Dragão
Parcerias de sucesso

O desenho foi produzido conjuntamente por TSR, Toei Animation (mesmo estúdio de Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Sailor Moon) e Marvel. No episódio “Servo do Mal“, Eric aparece segurando uma HQ do Homem-Aranha.

Eric lendo Homem-Aranha - Caverna do Dragão

Pirralhada

Olhando não dá para dizer, mas a turma de Caverna do Dragão é formada por uma pirralhada. O mais velho é Hank (o arqueiro), que tem apenas 15 anos. Bobby, o caçula, tem apenas oito anos – e completa nove durante a série (abaixo a cena do aniversário).

Bobby

Culpa dos Smurfs

A animação foi cancelada, entre outros motivos, pela concorrência com o desenho dos Smurfs, exibido no mesmo horário pela NBC. Internamente, Caverna do Dragão teve de competir com outras produções da Marvel, como “Muppet Babies“, “Comandos em Ação (G.I. Joe)” e “Thundercats”.

Separados no nascimento

O Mestre dos Magos lembra muito outros gurus da ficção. Da saga Star Wars, o orelhudo Yoda, e ainda o Mestre Ancião, do desenho Cavaleiros do Zodíaco – animação que, curiosamente, também foi produzido pelo estúdio Toei Animation.

Mestre dos Magos e seus "irmãos"

Duas-caras

Durante muito tempo circulou na internet um hoax com a falsa história do final da série. Os garotos teriam, na verdade, morrido, e estariam no inferno sendo torturados. O demônio tinha duas faces: era ao mesmo tempo o Mestre dos Magos e o Vingador, que ao lançar seus enigmas e criar situações em que os jovens quase voltavam para casa, estaria brincando com suas almas. A ideia (que, diga-se, acho muito boa) faria sentido dentro da lógica do jogo Dungeons & Dragons, no qual quem joga como “mestre” conta a história e é, ao mesmo tempo, os inimigos e aliados dos outros jogadores, se divertindo com as tentativas desses de escapar das armadilhas criadas por ele.

Tiamat meu anjo

A rainha dos dragões Tiamat, inserida na trama da falsa história final, era um anjo que tentava salvar os adolescentes da tortura infernal.

Final macabro de Caverna do Dragão

Uni dos infernos

Ainda relacionada com a mesma falsa história do item anterior, uma explicação do porquê de o unicórnio Uni sempre acabar fazendo algo que impedia a turma de voltar para casa: o bicho seria um demônio auxiliar do Vingador/Mestre dos Magos, com a missão de se infiltrar no grupo e boicotar seu sucesso.

Ursinhos de Star Wars

No episódio “O Traidor”, os heróis encontram uma tribo de ursos (esquerda abaixo) que vivia sobre as árvores – referência aos Ewoks de “Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi“, que depois ganharam seu próprio desenho (direita).

Ewoks em Caverna do Dragão

Luke, eu sou seu pai

Dá para perceber outra grande referência a Star Wars no enredo de “Requiem” - roteiro do episódio final do desenho. A grande revelação é que o maligno Vingador é filho do Mestre dos Magos (baixe as duas versões em quadrinhos nesse outro post).

 

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • dalter diz: 3 de julho de 2014

    Olá, gostaria de contribuir com o tema sobre a Sheila, na verdade sua calcinha aparece várias vezes porém pintada de rosa para confundir com a saia, vejam o capítulo A CAIXA, quando eles entram na caixa pela primeira vez já dá pra ver, infelizmente pintada de rosa, photoshop resolve. Sobre a Diana, vejam O JARDIM DE ZIM quando ela salta na minhoca gigante parece que a tanga fica pequena e suas belas curvas aparecem. Vou procurar mais, postarei em breve.

Envie seu Comentário