Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Hockey gaúcho em chamas

24 de junho de 2011 1

É a Copa da Amizade de Hockey In Line. No último domingo foi realizada mais uma rodada da competição, desta vez na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

Foram 5 jogos, tendo a estréia da equipe de Pelotas, os Apaches e a falta do Pirates, de Caxias do Sul.

Seguem os resultados:

Sábado (18/06):
Blades 5×2 Apaches
Hunters 7×4 Apaches

Domingo (19/06):
Hunters 3×3 Blades – (0×1 – pênaltis)
Hunters 3×6 THC
THC 9×2 Apaches

Com os resultados desta rodada, a classificação ficou assim:

1 – Blades – 18 pontos (7 jogos)
2 – THC – 12 pontos (6 jogos)
3 – Hunters – 11 pontos (7 jogos)
4 – Apaches – 3 pontos (4 jogos)
5 – Pirates – 1 ponto (6 jogos)

Um capítulo a parte desta rodada é a quadra em que foram realizados os jogos. Com aproximadamente 55x28m é a maior quadra já utilizada para a prática do hockey no estado. Isso contribuiu muito para o jogo, pois tornou as jogadas menos truncadas e a patinação dos jogadores mais fluida. Com mais espaço, quem assistiu os jogos pode conferir jogadas mais trabalhadas e interessantes e a habilidade de jogadores como Vicente Camargo (Hunters – Goleador da competição) e Fábio Peter (Blades – Maior Assitente da Competição). E não por acaso foi a rodada com mais gols – 44. A segunda rodada com mais gols teve 26 conversões.

O campeonato está um sucesso dentro de quadra.
Porém os jogadores precisam manter a rivalidade dentro de quadra e durante o jogo.
E o que acontece em quadra, fica na quadra. Não esqueçam disso.

Rodada da Copa da Amizade de Hockey em Porto Alegre

30 de abril de 2011 0

Todo mundo convidado.

II Copa da Amizade de Hockey In Line

15 de abril de 2011 1

Poster by: http://www.devaneio13.blogspot.com/

Começa neste domingo a segunda edição da Copa da Amizade de Hockey In Line. O campeonato que, no ano passado, teve jogos disputadíssimos. A galera com sangue no olho. Muito bom. A novidade é o formato do campeonato. Rodadas uma vez por mês com jogos em Caxias do Sul e Porto Alegre. Isso é inédito no hockey gaúcho e acredito que tem tudo para ser muito legal.

Equipes participantes:
Blades – Porto Alegre  [atual campeão]
Hunters – Novo Hamburgo
THC – Caxias do Sul
Pirates  – Caxias do Sul
Apaches – Pelotas
Segue a programação deste final de semana.
Rodada de abertura  – Domingo  – 17/04 -  na Arena de Caxias do Sul
13h Blades   X    Hunters
15h  THC     X     Pirates
Resultados destes jogos e datas das próximas rodadas em breve, aqui.

É hoje! Campeonato Gaúcho de Hockey In Line

19 de março de 2011 0

Hoje, em Caxias do Sul, acontece o Gaúchão de hockey. Sorte a todos participantes.

Perfil: André Silva (Tuti)

11 de março de 2011 2

Estou iniciando uma série de Posts com jogadores importantes para o hockey gaúcho.
Começamos com um cara que junto com uma galera iniciou o hockey no estado, é técnico/jogador do Hunters/NH e teve passagem pela seleção brasileira.

Nome: André Luis da Silva
Idade: 36 anos
Equipe: Hunters/NH
Naturalidade: Novo Hamburgo
Peso: 106 kg
Altura: 1,87
Posição: Defesa/atacante
Blade: Left

Como iniciou seu interesse por hockey?
Desde 1991 fazia patinação artística na Sociedade Ginástica de NH e em meados de 1996 trocamos de lugar para treinar, foi nesta época que surgiu o interesse de montar uma equipe de hockey inline, tendo em vista que em São Paulo e Rio de Janeiro o esporte começava a tomar forma. Foi aí que foi criada a equipe Hunters, que logo se juntou a mais duas ou três equipes de Porto Alegre como as precursoras do esporte no estado.

Há quanto tempo pratica o esporte?

Jogo desde 1996.

Porque o hockey é o melhor esporte?
É um dos esportes que combina quase todas as alerias do brasileiro, velocidade, gols e contato físico, para o público é um ótimo esporte, para o praticante é a certeza de muita adrenalina a cada jogada, a cada passe e principalmente a cada gol feito.

De quais equipes já fez parte?
Na verdade sempre fiz parte do Hunters, porém durante alguns anos em função de nossos atletas estarem afastados acabamos juntando as equipes, a nossa e a de Pelotas formando por algum tempo a equipe Apaches/Hunters.

Qual o momento mais emocionante que já teve no hockey?
Acredito que foi o mundial em 1998 em Zeel am See na Áustria, minha pimeira convocação, fato inédito até então para o hockey gaúcho, incluindo também o tradicional, pois foi com esta participação que aprendi muita coisa sobre o esporte, que fez crescer por tabela todo o hockey aqui no sul.

O que considera mais importante em um jogador de hockey?
Disciplina, o hockey é um esporte muito dinâmico, para quem assiste de fora pensa que são apenas jogadores patinando atrás de um disco, porém não imaginam a importância tática desta patinação, por isso a disciplina de um jogador deve ser muito grande, pois um erro individual pode comprometer toda uma equipe.

O que acredita que pode ser feito para o hockey crescer?
Primeiro mudar um pouca a mentalidade dos nossos atletas, alguns ainda pensam muito mais nas suas equipes do que no hockey como um esporte, depois montar um bom projeto de curto e médio prazo, para que empresas acreditem na idéia de investir em um esporte que ainda pode crescer muito mais no RS. Mostrar que o inline hockey tem tudo que o brasileiro gosta em um esporte.

Premiações individuais:

3 vezes artilheiro da Copa Sul
Artilheiro da I e II etapas da Copa da Amizade
Assistente da Copa Caxias 2009

Títulos:
Campeão Torneio Dom Bosco (1997)
Hexacampeão da Copa Sul(99, 00, 01, 02, 03, 05)
Tetra campeão gaúcho
Campeão da 4ª divisão Nacional 2006

Treino de Hockey na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo

20 de fevereiro de 2011 5


Novo Hamburgo sempre teve muita movimentação no hockey in line graças ao André Silva, o Tuti, e neste final de semana a cidade recebeu, depois de muito tempo, mais um treino de hockey. Momento histórico.

O Tuti entrou em contato com a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, apresentou um projeto para implantar o hockey no clube e a reunião evoluiu para um treino de demonstração do esporte. Nos emprestaram uma das quadras do ginásio por 2h. Improvisamos umas goleiras com mesas e o treino rolou. O piso da quadra é muito bom e o espaço também. O pedacinho que usamos já é maior que muitos lugares que já jogamos. Sem falar na estrutura que o clube apresenta, coisa que não estamos acostumados nos lugares que já treinamos e jogamos anteriormente. O clube tem um bar legal, arquibancada, banheiros e vestiários limpos. Quem joga ou foi assistir algum treino de hockey por aqui conhece a dura realidade.

Usamos apenas um cantinho do ginásio. Lá, bem a esquerda.

Estiveram presentes no treino o presidente do clube, Sr. Sérgio Renato da R. Silva, a Gerente Esportiva, Sra. Isla Kruger, e o Sr. Marcos Roberto Bock, Diretor Executivo. Agradecemos pela oportunidade e pelo prestígio durante o treinamento. Esperamos que as conversas evoluam.

Mais umas fotos.

Hockey Gaúcho promete em 2011

16 de fevereiro de 2011 4

Um calendário de competições preenchendo muito bem o ano, muitos jogadores voltando e novos locais para treinamento trazem bons ventos para o hockey gaúcho neste início de ano.

Vários jogadores de Porto Alegre estão voltando à ativa e procuram movimentar o cenário do hockey procurando novos locais para a prática do esporte. Primeiro o Partenon Tênis Clube, que já havia aberto suas portas para o hockey no final dos anos 90 volta a receber treinos com a participação de jogadores das equipes Hunters e Blades. Os encontros ocorrem sempre às quintas-feiras, às 21h, e são abertos a qualquer pessoa que quiser iniciar ou voltar a praticar o esporte.

Além disso, estão ocorrendo os primeiros contatos com a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. Neste sábado acontecerá um primeiro treino de experiência no clube e esperamos que as conversas evoluam e o hockey conquiste mais este espaço.

O Calendário Regional de Competições está bem cheio. Seguem as projeções para este ano:

Campeonato Gaúcho de Hockey In Line
12 e 13 de março de 2011
19 e 20 de março de 2011

Copa da Amizade de Hockey In Line
1ª  etapa – 14 e 15 de maio de 2011
2ª etapa – 20 e 21 de agosto de 2011
3ª etapa – 8 e 9 de outubro de 2011 (final)

Copa Caxias de Hockey In Line
10 e 11 de  dezembro de 2011

Em breve mais informações sobre as competições e treinos.

Cristiano Schmitz
cristiano.schmitz@gmail.com


Copa da Amizade 2010

17 de agosto de 2010 5

 

“AGAIN!” (de novo!). Essa expressão mudou completamente o que entendemos de esforço e dedicação, dentro do hockey, quando foi imortalizada pelo Técnico Herb Brooks (interpretado por Kurt Russell), no filme Desafio no Gelo (Miracle – título original), onde o “milagre” foi quebrar uma hegemonia de décadas da Seleção da União Soviética no ice hockey.

O ano dessa conquista foi 1980 nos Jogos Olímpicos de inverno em meio à guerra fria e outras questões geopolíticas que não nos interessa no momento. O que interessa é que, de novo, (AGAIN!) o hockey do Rio Grande do Sul tenta, mais uma vez (desculpem a redundância), fazer algo mais profissional que em investidas passadas.

É claro que profissional no sentido logístico, e de postura das equipes, porque quem conhece ou pratica o hockey no Brasil (seja inline ou on ice), sabe que profissional é uma palavra com sentido virtual em nosso país, quando se trata de hockey. Os motivos são diversos e sempre que se escreve algo sobre nosso amado esporte falamos algo nessa linha (veja posts antigos).

Mesmo assim, não podemos deixar de registrar com muito entusiasmo que, desde meados de 2005, não se via uma competição movimentar tanto o esporte no Estado. Além de trazer à tona todas as cinco equipes existentes de volta à quadra. O local desta disputa já conhecemos, é a Arena de Hockey de Caxias que recentemente foi reformada através do suor dos próprios praticantes e com material dado pela Secretaria de esportes de Caxias do Sul (na Serra Gaúcha).

O responsável por essa façanha é meu antigo Técnico e grande amigo André Luis da Silva, o Tuti, que além de ser o único atleta gaúcho na modalidade hockey (tanto o inline como o tradicional), a defender a Seleção Brasileira por dois anos consecutivos (Mundial de Zell Am See – Áustria. Um Torneio Internacional na Venezuela, e na seletiva para o 1º mundial da IIHF em Buenos Aires, em 2000). Treinou a Seleção Gaúcha por mais dois anos e com a equipe Hunters, de Novo Hamburgo, permaneceu invicto, por 10 anos, na modalidade (tenho orgulho em ter feito parte dessa marca).

Apesar deste histórico, Tuti, foi obrigado a parar por motivos profissionais e pessoais desde 2007. “Na verdade meu afastamento no esporte se deu em função do nascimento de minha filha. Aí precisei estar mais presente em casa. Também foi necessária esta parada, pois, estava há muito tempo batalhando por ideais dentro do hockey e sem resultados práticos, como conseguir uma quadra, pessoal treinando e patrocínio. Isto, de certa forma cansa, portanto, dei uma parada estratégica” – relembra.

O bom disso tudo é que ele não perdeu o gosto pelo esporte e sempre se manteve em contato com os amigos e colegas de “profissão”, sempre dando alguns conselhos e endossando nossos esforços junto a Confederação Brasileira, quando necessário. “Como fiquei sempre acompanhando o que estava acontecendo comecei a perceber meus “colegas de profissão” estavam se distanciando. Cada um tentando defender apenas os seus interesses e esquecendo que o interesse maior é o hockey. Então senti a necessidade de intervir e começar a usar minha experiência dentro do esporte, em prol da “reaglutinação” dos jogadores” – destaca Tuti.

Nascia assim, a Copa da Amizade que está na sua primeira edição e indo para a segunda etapa no próximo final de semana (21 e 22 de agosto), em Caxias do Sul. “Pensei em criar uma campenato nos moldes da antiga de Copa Sul, sem muito custo, e com o principal objetivo de REUNIR AMIGOS PARA JOGAR HOCKEY e, para minha felicidade, os times e jogadores acreditaram na idéia e aí está: um campeonato divertido e legal de se participar” – Comenta Tuti, que volta a encabeçar novamente a organização de eventos do hockey no Estado.

Ficamos no aguardo dos próximos jogos e com um olho na previsão do tempo, já que, se chover a competição fica automaticamente transferida para o final de semana seguinte.

Serviço:

Desafio no Gelo

titulo original: (Miracle)

lançamento: 2004 (Canadá) (EUA)

direção: Gavin O’Connor

atores: Kurt Russell , Patricia Clarkson , Noah Emmerich , Sean McCann , Kenneth Welsh

duração: 136 min

gênero: Drama

Texto e ilustração:

Rafael T. Mattos – Jornalista

bluetreps@hotmail.com

Clínica de Aperfeiçoamento com Bruno Gomes

28 de junho de 2010 3

Meio atrasado estou aqui para fazer um report da clínica de aperfeiçoamento ministrada pelo Bruno Gomes. Foi muito legal. Muito mesmo. Rever um pessoal que há muito não aparecia pra jogar, aprender vários macetes que podem fazer muita diferença durante o jogo e suar um pouco a camisa patinando forte foi muito divertido. Bruno Gomes, que eu ainda não tinha conhecido pessoalmente, é um cara muito massa. Disposto a ajudar sempre, postura de técnico indiscutível e o principal, puxa a orelha da galera quando não estão colaborando. Não é o Celso Roth, mas faz a galera se ligar e se puxar mais. Isso é bem importante para que haja evolução. Para assessorar o cara, estava presente Marcelo Campos (Patinho), jogador da seleção brasileira e do Palmeiras(São Paulo). Um cara muito atencioso, gente boa e baita jogador.

Foram feitos treinamentos de patinação, passes e chutes, além de uma palestrinha sobre regras e dicas. No final dos dois dias rolou um coletivo com todo o pessoal que estava lá. Todos os times misturados. Isso foi bem legal, pois integrou mais as pessoas e deu oportunidade de jogarmos com pessoas diferentes do que estamos acostumados. Além de já dar a chance do pessoal colocar em prática no jogo o que aprendeu na clínica. Estavam presentes jogadores das equipes: Blades(Porto Alegre), Pirates(Caxias do Sul), Hunters(Novo Hamburgo), THC(Caxias do Sul) e Hold Yager (Curitiba).

Mais uma vez agradeço aqui, em nome de todos, o André Dutra, goleiro do Blades e o Bruno Gomes, jogador da seleção brasileira e jogador/técnico do Panteras (Buenos Aires). Só de ver ele dar uma brincada com o puck já dá pra aprender algo.

Um agradecimento especial a todos que ajudaram a montar as estruturas das tabelas improvisadas para a quadra. Ficou tri bom, dentro das limitações.

Final da Stanley Cup com gol marcado por consulta a replay

05 de junho de 2010 3

Quem acompanha a NHL, sabe que o campeonato está acabando e a Stanley Cup está sendo decidida entre Philadelfia Flyers e Chicago Blackhawks. A série está Blackhawks 2×1 Flyers. Na quarta-feira, 2 de junho, o jogo 3, vencido na prorrogação pelos Flyers teve um gol marcado depois que os árbitros da partida reviram um lance pelo VT. Não é algo muito novo na NHL. Mas ontem pela primeira vez eu vi acontecer esta consulta em um dos jogos da final.

É bem interessante. O árbitro para a partida vai até a mesa de arbitragem e pode assistir o replay do lance através de um monitor. Depois, ele toma sua decisão. Acho genial. Se não houvesse esse recurso, seria impossível enxergar esse puck entrando e cruzando totalmente a linha por um milissegundo como neste lance da partida.

Vejam:

Coloquem isso no futebol logo e parem com essa quantidade absurda de polêmicas.