22 jan11:54

Deslizamento interdita parcialmente via de acesso às praias em Itajaí

No município, Defesa Civil mantém estado de Atenção devido as fortes chuvas previstas para o sábado

Um deslizamento na manhã deste sábado em Itajaí, interditou parcialmente a Rua Francisco Canziani, via de acesso às praias, do município. Ninguém se feriu e a Defesa Civil monitora o local, onde há mais risco de desmoronamentos.

A Defesa Civil de Itajaí esteve mobilizada durante as últimas horas, monitorando os efeitos das fortes chuvas e orientando a população afetada com alagamentos ou em áreas de risco. Houve pontos de alagamentos no município conforme previstos nos boletins anteriores do órgão.

Em Itajaí está mantido o estado de ATENÇÃO devido à previsão de mais chuvas para o sábado. Há um plano montado juntamente com Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria de Trânsito e Transporte de Itajaí (Codetran) para fazer frente a operação, e o órgão já tem preparado dois abrigos públicos em caso de necessidade do evento ter maiores proporções. Não há desabrigados no município até o momento.

Situação Geral

Alagamentos

Houve alagamentos nos bairros Cordeiros, na parte baixa, na Murta, Portal I, e no Loteamento Santa Regina, onde sete ruas foram interditadas.

Encostas

Houve pequenos escorregamentos em encostas do município, mas todos pequenos. Um geólogo e quipe da Defesa Civil estão monitorando e vistoriando os locais.

Rios

As condições dos rio estão normais em Itajaí, Blumenau e Brusque. Além disso, todas as barragens operam normalmente.

Previsão do tempo para o sábado

Chuva acumulada nas últimas 24 horas em Itajaí foi de 70mm. A possibilidade de mais chuvas para este sábado é de 50 mm. O tempo fica instável com céu encoberto e chuva em boa parte do dia.

Entre a tarde e a noite, ocorre chuva de intensidade moderada a forte, com risco de temporal isolado, especialmente do centro ao leste do estado. Os volumes podem atingir a casa dos 100 mm em alguns pontos. Mantém-se o risco de alagamentos e deslizamentos.

A temperatura se mantém elevada e com pouca variação e sensação de ar abafado.

A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.

Por

2 Comentários »

  • Defesa Civil monta equipe para monitorar encostas de Itajaí | clicRBS Itajaí disse:

    [...] também: Deslizamento interdita parcialmente via de acesso às praias em Itajaí Compartilhar var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: "Compartilhar", Save: [...]

  • Litoral » Arquivo » Centro de Educação Ambiental do Parque do Atalaia permanece interditado disse:

    [...] O deslizamento foi registrado há pouco mais de uma semana e chegou a interditar parcialmente o aces… [...]

Comentários