12 dez15:21

Professor do Curso de Jornalismo da Univali incentiva doação de medula óssea

A jornalista Karla Regina Provesi dos Santos, esposa do professor do Curso de Jornalismo da Univali, Carlos Praxedes, vive uma batalha pela vida desde abril deste ano e vai ter que fazer transplante de medula óssea. Portanto, é preciso, o quanto antes, encontrar um doador compatível com ela.

Esse doador pode estar nos Estados Unidos, na Europa, na África, no Japão ou mesmo na nossa região, no Vale do Itajaí. Para virar doador de medula óssea e entrar para o cadastro nacional, chamado REDOME, basta procurar um hemocentro e fazer a coleta de sangue. Uma simples e rápida coleta de sangue. Mas o doador precisa também estar com um documento de identidade com foto. Só isso!

Ao entrar para o cadastro nacional, estará apto a doar medula óssea para qualquer um dos milhares de pacientes de leucemia e outras doenças do sangue, no mundo inteiro. Esse gesto de solidariedade pode salvar vidas, inclusive a da Karla.

Pessoas que tiverem interesse em virar doador de medula óssea e quiserem entrar para o cadastro nacional, podem se dirigir, em Itajaí, à Agência Transfusional do Hospital Marieta Konder Bornhausen. O sangue coletado é enviado, em seguida, ao Hemosc, em Florianópolis, já que Itajaí, infelizmente, não tem banco de sangue.

Os amigos de Blumenau podem se dirigir ao Hemosc de Blumenau, na Rua Theodoro Holtrup, 40, na Vila Nova, das 7h15min às 18h30min.

Os amigos de Florianópolis podem ir ao Hemosc, na rua Othon Gama D’Eça, 756, Centro, das 7h15min às 18h30min.

Em Joinville, na avenida Getúlio Vargas, 198, Centro, das 7h às 18h.

Em Jaraguá do Sul, na rua Waldomiro Mazurechen, 80, das 7h às 13h.

Vale lembrar que a medula óssea é responsável pela produção do sangue. Se a pessoa for chamada a doar medula óssea, em 15 dias o organismo já produz a quantidade doada e esse doador não terá qualquer tipo de problema de saúde. Nada. É simplesmente um ato de solidariedade, um ato de amor.

Por Carlos Praxedes

Por

Um Comentário »

  • silvana da costa santos disse:

    como está a situação de Karla regina provesi????

Comentários