14 jan04:01

Ostentação e beleza se destacam na Vila da Regata em Abu Dhabi

Por Fernando Arruda*

Abu Dhabi investiu pesado na Volvo Ocean Race. A cidade é uma das principais patrocinadoras do evento, tem uma equipe disputando a Regata de Volta ao Mundo e também preparou uma luxuosa recepção para os barcos e o público.

A Vila tem enormes tendas, tapetes vermelhos, sofás e pufes espalhados. Há homens vestidos com kanduras (as roupas brancas que parecem vestidos com mangas longas) que posam para fotos com turistas junto com falcões. Tem também inúmeras lojinhas que expõem quadros, tapeçaria, vasos, lâmpadas e lenços árabes, chás, ervas, cigarros, camisetas e, vira e mexe, dá para ver algumas das apresentações de músicos árabes… Mas tudo isso é aquele algo mais que a cidade preparou, porque o que atrai o público para a Vila da Regata é o mesmo que Itajaí terá a partir de 4 de abril: os barcos que fazem a competição acontecer, as equipes e os estandes de cada um dos seis veleiros participantes.

A exemplo do que se viu em Alicante e em Abu Dhabi, em Itajaí, o público poderá assistir ao cinema 3D que conta a história e os bastidores da regata, poderá experimentar uma fração do que vivem os velejadores, com um equipamento que simula a navegação dentro dos veleiros, com direito a solavancos e água espirrando no rosto, além de uma série de atrações que roda o mundo a bordo dos contêineres da Volvo.

Velejador brasileiro espera calorosa recepção

E se a expectativa do itajaiense é saber o que a cidade terá nos dias de Volvo Ocean Race, a do velejador brasileiro Joca Signorini, um dos tripulantes do Telefônica, que lidera a competição, é a recepção do povo brasileiro.

– Chegar em primeiro lugar seria o ápice, uma honra e uma emoção muito grande. A etapa de Auckland, na Nova Zelandia, até Itajaí é muito especial. Serão cerca de 10 dias bem duros no mar, e cada vez fica mais quente, bate cada vez mais aquela vontade de estar em casa e pra mim, sendo brasileiro, chegar ao Brasil vai ser muito especial. Então eu espero uma recepção bem calorosa de Itajaí.

COMO ESTÁ A COMPETIÇÃO
- A Regata do Porto de sexta-feira foi vencida pela equipe da casa, Abu Dhabi, seguida por Groupama, Camper, Puma e Telefônica. Apesar de terminar na última colocação, o barco espanhol venceu as duas principais etapas até agora (entre Alicante e Cidade do Cabo, e entre Cidade do Cabo e Abu Dhabi), e segura firme a ponta da Regata de Volta ao Mundo. Mas não tem folga na liderança, já que o neozelandês Camper segue de perto. Pouco atrás vêm Groupama e Puma. Abu Dhabi está na quinta colocação e, em último, os chineses do Sanya, que tiveram problemas em todas as etapas e decidiram abandonar a terceira perna da regata antes mesmo da largada, pois não conseguiram chegar aos Emirados Árabes.
- Os barcos partiram neste sábado rumo a um porto seguro, mais uma vez para evitar a ação dos piratas. De lá, partem para Sanya, na China. Depois vêm Auckland e Itajaí. Da cidade catarinense, a disputa segue até Miami, Lisboa, Lorient e finalmente Gaway, na Irlanda, onde a regata terá seu final, em julho.
Rresultado de Abu Dhabi
1º Abu Dhabi: 6 pontos
2º Groupama: 5 pontos
3º Camper: 4 pontos
4º Puma: 3 pontos
5º Telefónica: 2 pontos
Classificação geral
1° Telefónica: 68 pontos
2° Camper: 62 pontos
3° Groupama: 47 pontos
4° Puma: 31 pontos
5° Abu Dhabi: 25 pontos
6° Sanya: 4 pontos
*O jornalista viajou para Abu Dhabi a convite da organização do evento

Por

Comentários