clicRBS
Nova busca - outros
19 mar11:27

Verão se despede com temperaturas altas e tempo seco em Santa Catarina

O verão termina, oficialmente, nesta terça-feira. Dará lugar ao outono, a partir da madrugada, exatamente às 2h14min. Será o fim dos dias escaldantes, que fizeram a alegria dos turistas, no litoral, e da paisagem arrasada pela falta de chuva nas lavouras do Oeste. Na terça-ferça, entra a fase das temperaturas amenas. Mas nem tudo é tristeza. Também ficarão para trás as filas por toda a parte e a alta dos preços dos produtos.

A estação mais quente do ano encerra com temperaturas altas. Nesta segunda-feira, o tempo deve ser de sol e com tempo seco, com os termômetros se aproximando dos 30ºC na maior parte do Estado, segundo a Central RBS de Meteorologia.

O outono também marcará o fim da influência do La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas na região central do Oceano Pacífico. O meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, aponta que o fenômeno perderá força ao longo do mês de abril. Com isso, deve voltar a chover normalmente na região Oeste do Estado, que sofre com a estiagem desde novembro.

Em março, choveu de 70% a 90% a menos do que os padrões normais para o mês na região. Durante o outono, a situação tende a se normalizar. Em todo o Estado, os termômetros deverão oscilar no decorrer do dia. No início da manhã e no fim da tarde, as temperaturas deverão ser mais baixas, com o aumento do calor no decorrer do dia.

Nessa estação, que é transição para o inverno, é mais comum a entrada de massas de ar frio, potencializando a queda de temperaturas. Na terça-feira será registrado o equinócio da nova estação, ou seja, o dia e a noite terão 12 horas iguais.

DIÁRIO CATARINENSE

Por

Comentários