clicRBS
Nova busca - outros
01 mai12:46

Eleitor tem até o dia 9 de maio para regularizar o título e votar em outubro

Quem precisa transferir o título de eleitor, revisar os dados ou fazer o alistamento eleitoral tem até as 19h do dia 9 de maio. Para atender os eleitores, haverá plantões nos cartórios eleitorais do estado.

Até domingo, cartórios de 26 cidades funcionarão com horários diferenciados. A lista completa pode ser encontrada site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). As 15 centrais de atendimento ao eleitor localizadas no estado também estarão em regime de plantão até o dia 9.

Nos dias úteis, o funcionamento será das 9h às 19h, no sábado (5), das 10h às 17h, e no domingo (6) haverá atendimento das 13h às 18h. Já do dia 7 ao dia 9, os cartórios de todas as 105 zonas eleitorais do Estado funcionarão das 9h às 19h.

Além da transferência e revisão dos dados, o prazo vale também para os jovens que irão fazer o seu primeiro título de eleitor. Para os adolescentes com mais de 16 anos, o voto é facultativo, mas para quem tem 18 anos, a participação nas eleições passa a ser obrigatória.

Além disso, os eleitores com necessidades especiais, inclusive idosos, também têm até o dia 9 para solicitar a mudança de seção para uma de fácil acesso. Para evitar filas e contratempos, a orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas não deixem para fazer a regularização do título na última hora.

_ A Justiça Eleitoral está preparando um reforço com equipamentos, disponibilização de pessoal e com os horários alternativos dos plantões para aqueles que trabalham ou estudam, mas é importante que o eleitor compareça antes do final do prazo a fim de evitar a formação de filas _ destaca a assessora-chefe da corregedoria, Renata Fávere.

Os eleitores que estiverem com o título cancelado ou suspenso também devem regularizar sua situação até a próxima semana, caso contrário, não poderão votar. Quem não votou ou não justificou o voto nas últimas três eleições precisa comparecer a um cartório eleitoral e pagar uma taxa de R$ 3,51 por turno da eleição.

A regularização é feita na hora. Já aqueles que precisam apenas requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração no documento, tem prazo até 27 de setembro, dez dias antes das eleições.

DIÁRIO CATARINENSE

Por

Comentários