23 mai09:43

Casarão histórico de Itajaí será derrubado na sexta-feira

A prefeitura anunciou nesta terça-feira que foi autorizada a demolição da Casa Mello, casarão histórico do século 19 localizado na Rua Lauro Müller. O imóvel passou por processo de tombamento e foi decretado patrimônio histórico municipal em 2005. Mas teve o tombamento cancelado em abril, pelo Conselho Municipal de Patrimônio. A casa será derrubada pela prefeitura nesta sexta-feira.

Antônio Carlos Floriano, conselheiro e superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, diz que pesou na decisão a falta de conservação do imóvel. A ordem para demolição partiu da Secretaria de Urbanismo:

- O casarão foi ficando abandonado, e hoje coloca em risco transeuntes e a construção vizinha. O restauro não é impossível, mas inviável – acredita.

Construído em 1890 pela família Mello, o casarão serviu como residência, cartório, restaurante e comércio de secos e molhados. Em 1996, após a morte da última herdeira do casarão, que não deixou filhos, a casa ficou abandonada. Onze anos depois, o direito de posse foi comprado por Zoe Pacheco, que assumiu as dívidas de impostos acumuladas pelo imóvel nos anos de abandono.

A atual proprietária procurou a Justiça alegando que não houve comunicação do tombamento em tempo hábil para recurso, e pedia que o município se responsabilizasse pelo restauro. A prefeitura havia recorrido do pedido.

- O município não pode arcar com o restauro de um bem que não é público. A demolição é sempre uma perda, uma cidade sem memória é uma cidade sem futuro. Isto serve de alerta para que passemos a valorizar mais nosso patrimônio – diz Floriano.

BLOG DO LITORAL

Por

Comentários