clicRBS
Nova busca - outros
31 mai10:38

Museu Histórico de Itajaí de cara nova

Assim ficará o Palácio Marcos Konder, que abriga o Museu Histórico de Itajaí


Uma série de atividades nesta quinta-feira marcam a parceria entre a Fundação Genésio Miranda Lins e Coral, empresa do ramo de tintas, para transformar, com lavação e pintura, o Palácio Marcos Konder - um dos patrimônios mais importantes do município, que atualmente abriga o Museu Histórico de Itajaí.

Às 15h, cerca de 150 crianças da Educação Infantil de Itajaí irão fazer um abraço simbólico ao prédio do museu. Atividades educacionais e artísticas também integram a ação. Se chover, as ações serão concentradas dentro do Museu.

Após ter renovado algumas paisagens da cidade, o projeto “Tudo de Cor para Itajaí” chega à rua mais popular e movimentada de Itajaí, a Hercílio Luz. A ação ainda visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio público. <

- A participação do alunado nesta ação vem de encontro com a própria missão do Museu, onde educar para o patrimônio é educar para a defesa dos valores de nossa história e memória –  fala Agê Pinheiro Diretor do Museu Histórico de Itajaí.

A previsão é que empresa vencedora da licitação para execução da pintura inicie o processo no início de junho, devendo ser concluído em um mês.

O superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antônio Carlos Floriano, diz que esta transformação irá valorizar ainda mais o patrimônio público e o centro da cidade.

- O Palácio irá evidenciar ainda mais a sua inserção no cenário urbano, em harmonia com o conjunto arquitetônico composto pela Casa da Cultura Dide Brandão e Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, na região central.

O Palácio Marcos Konder

Palco de importantes decisões políticas, este prédio foi inaugurado pelo então prefeito Marcos Konder em 1925, para abrigar os Três Poderes na recente instalação da República. Sua arquitetura, chamada de estilo “eclético”, isto é, mistura de vários elementos ornamentais advindos do estilo alemão europeu do final do século XIX, é representada por três torres (representando os três poderes) e corpo principal, célula administrativa de uma Era.  O Palácio abriga o Museu Histórico de Itajaí desde 1983, se tornando um importante equipamento público de cultura patrimonial, material e imaterial, da cidade e região. Sua localização privilegiada no litoral catarinense e porta do Vale Europeu, conta com um acervo de 12 mil peças.


Por

Comentários