01 jun09:48

Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul será aberto para visitação no domingo em Itajaí

O Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul pode ser visitado na tarde deste domingo, dia 3 de junho, na Capitania dos Portos em Itajaí. As portas estarão abertas entre 14h e 18h e o passeio é gratuito. A embarcação está na cidade para fazer medição da profundidade do Rio Itajaí-Açu. Também fará estudo sobre a influência das marés no rio. Os dados serão usados em novo plano de carta náutica para tornar a navegação mais segura na região.

Vídeo sobre a embarcação:


Sobre o Cruzeiro do Sul

A embarcação foi construída na Noruega em 1986, sendo lançado ao mar em março desse ano. Inicialmente era um navio pesqueiro, mas acabou sendo aumentado e convertido em embarcação para pesquisas em 1991. Segundo a Marinha do Brasil, o navio foi adquirido entre 2007 e 2008, por meio de uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. 

O Cruzeiro do Sul é o primeiro barco na Marinha a ganhar o nome em homenagem à constelação. Para os estudos, o navio tem — entre outros — estação meteorológica, equipamento para pesquisa em grandes profundidades, instrumentos para estudo de correntes oceânicas e aparelho que mede a temperatura e a salinidade da água do mar na superfície.

Veja mais fotos do Cruzeiro do Sul no Flickr da Marinha do Brasil.

DIÁRIO CATARINENSE

Por

Comentários