04 jun09:10

Volume de chuva ultrapassa o previsto para as primeiras horas de segunda-feira

A chuva constante desde o último domingo preocupa os meteorologistas da Epagri. Segundo os dados divulgados no boletim das 7h, a média do dia tem sido de 4 a 5 mm por hora em todo o Estado. Este dado significa que o acumulado do dia pode ultrapassar a previsão, que é de chegar a 100 mm.

Em Itajaí, nas últimas 24h, já choveu 24 milímetros. Nenhuma ocorrência foi registrada. O nível dos rios permanece normal. Mas a Defesa Civil orienta os moradores para que fiquem atentos à qualquer movimentação de terra ou princípio de alagamento.


::: Confira mais detalhes do tempo no Blog do Puchalski

A maior concentração deve ser no Litoral e Planalto Norte. Desde as 7h de domingo até as 7h desta segunda-feira, o monitoramento das estaçes meteorológicas indica que choveu 36 mm em São Bento do Sul e 27 mm em Canoinhas.

— A maior preocupação é com a chuva desta segunda-feira porque deve continuar durante todo o dia — alerta o meteorologista Marcelo Martins.

Em função destes dados e da previsão para as próximas horas, a Defesa Civil de Joinville emitiu um alerta para os moradores do Norte do Estado.

A Epagri mantém o monitoramento online da precipitação nas últimas 24h e atualiza os dados a cada intervalo de uma hora.

A instabilidade no tempo também deve provocar outros fenômenos climáticos. Na terça, a quantidade de chuva começa a reduzir, ficando mais restrita para a Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí. Nestas regiões, a chuva deve ser mais concentrada no período da manhã.

Segundo o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, o sol e o tempo firme deve predominar nas demais regiões devido a chegada de uma massa de ar frio e seco. Ele alerta que nas primeiras horas de terça há possibilidade de geada na Serra, com temperaturas próximas de 0ºC.

Veja a previsão completa no clicTempo

DIÁRIO CATARINENSE

Por

Comentários